quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Consumidor ajudará a definir tema do Relatório de Desenvolvimento Humano

Clientes de Natura e TIM podem responder a questionário para indicar assunto do Relatório de Desenvolvimento Humano sobre o Brasil.

O PNUD firmou uma parceria com as empresas Natura (cosméticos) e TIM (telefonia celular) para que elas pesquisem com os consumidores qual tema eles gostariam de ver abordado no próximo RHD (Relatório de Desenvolvimento Humano) do Brasil. A expectativa é que 36 milhões de pessoas respondam a questionários e mensagens de celular sobre o que é preciso mudar no país para melhorar a vida da população.

A pesquisa faz parte de um levantamento maior sobre o tema, que inclui cinco audiências públicas — em São Paulo (já realizada), Belém, Brasília, Porto Alegre a João Pessoa —, coleta de opiniões de internautas no site do PNUD e no Portal do Voluntário, envio de informações pela comunidade acadêmica e pesquisa com moradores de municípios de baixo IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal). Os resultados da consulta e o tema escolhido devem ser divulgados em abril.

“Para promover desenvolvimento é necessário envolver as pessoas nas discussões e na construção dos direitos humanos”, afirma o coordenador do RDH Brasil, Flávio Comim. “A idéia é pensar em um novo modelo de relatório, melhorado e aperfeiçoado, que seja mais fácil das pessoas entenderem”.

As campanhas da TIM e da Natura devem começar entre fevereiro e março. A Natura vai repassar questionários para as revendedoras dos produtos, que irão entregá-los para as consumidoras. A pergunta é: “O que é preciso mudar no Brasil para sua vida dar uma melhorada? E para mudar de verdade?”. A expectativa é que 1 milhão de questionários sejam respondidos.

A TIM deve enviar 35 milhões de mensagens de celular (torpedo) com essas mesmas perguntas. As respostas serão compiladas pela empresa e enviadas para o PNUD. A Caixa Econômica Federal e os Correios também são parceiros, mas ainda não está definido como as instituições colaborarão com a pesquisa.

Audiências Públicas
A primeira das audiências públicas aconteceu em São Paulo, em 10 de novembro. O evento reuniu 85 representantes de órgãos públicos, organizações não-governamentais, empresas e centros comunitários. Eles debateram temas como educação, desigualdade, ineficiência de leis e acesso de deficientes físicos e mentais.

A próxima audiência acontecerá em 26 de novembro, em Belém, seguida pela edição do Distrito Federal, dia 27. Em dezembro acontecem as duas últimas reuniões: em Porto Alegre, dia 10 e em João Pessoa, dia 15.

O levantamento de opiniões inclui também pesquisas com moradores dos dez municípios de mais de mais baixo IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, uma adaptação do IDH aos indicadores regionais brasileiros). Um consultor do PNUD e um fotógrafo começaram as viagens em 16 de novembro. As imagens da pesquisa serão publicadas no relatório.

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Sarah Fernandes, do Pnud
Envolverde, 19/11/08
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