domingo, 16 de agosto de 2009

SPVôlei projeta arrecadar R$ 4,5 milhões na temporada

Parceria entre a Federação Paulista de Volleyball (FPV) e a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) delega à J. Cocco Sport Marketing a administração e o marketing da modalidade no estado; Bandsports e Sportv podem dividir direitos de transmissão

Com o objetivo de manter um campeonato de alto nível e de difundir o esporte no interior do estado, a Federação Paulista de Volleyball (FPV), em parceria com a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e com a J. Cocco Sport Marketing, criou o projeto SPVôlei. A iniciativa visa profissionalizar a administração e a gestão de marketing e regionalizar a modalidade no estado, para depois, em parceria com a CBV, replicar o modelo em outras federações.

"O Brasil vencer mais uma Olimpíada ou Mundial não é notícia. A notícia é se o Brasil perder. Como ir além das vitórias? É preciso regionalizar. O SPVôlei pretende consolidar o vôlei paulista criando um modelo para o Brasil. CBV tentará passar sua experiência de sucesso para as federações", conta José Cocco, presidente da J Cocco Sport Marketing, que a partir de agora cuidará da administração do esporte no estado.

A grande vitrine do projeto é o Super Paulistão 2009, que será disputado a partir deste mês por oito equipes tanto no masculino quanto no feminino, com craques como Giba, Gustavo, Serginho, Mari, Fofão e Sassá. No plano de marketing estão previstas cotas para naming rights dos dois torneios, além de propriedades de patrocínio nas arenas. "O campeonato tem potencial para arrecadar R$ 4,5 milhões, mas depende das negociações", pontua Cocco. Penalty, Playpiso, Mondo e Gatorade já são parceiros da FPV.

Uma possível novidade do torneio deste ano será a transmissão ao vivo em dois canais de TV por assinatura. A agência de Cocco negocia com Bandsports e Sportv, que exibiu o torneio nos últimos anos e tem o direito de preferência na renovação. No entanto, o canal da Globosat precisa cobrir a proposta do canal da família Saad - que já aceitou a divisão dos direitos.

Além da transmissão de 34 partidas ao vivo, contra 18 do Sportv, um fator importante dentro da proposta do Bandsports para os organizadores e patrocinadores é o compromisso do canal de chamar os times pelos nomes registrados na federação, ou seja, pelo nome dos patrocinadores. A relutância de alguns veículos de comunicação em chamar as equipes pelo nome dos patrocinadores é apontada por especialistas como um dos motivos para saída de investidores.

No primeiro semestre deste ano, por exemplo, uma série de equipes chegaram ao fim com o encerramento dos investimentos de empresas como Finasa, Brasil Telecom, Medley, Ulbra e Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). A Unisul, por sinal, citou em comunicado oficial à época que a "decisão da emissora de televisão, exclusiva na transmissão dos jogos, de omitir o seu nome na identificação da equipe" foi um dos fatores para encerrar o apoio - leia mais sobre isso aqui -. A decisão sobre os direitos de transmissão deve sair nos próximos dias.

Dentro do plano de ação do SPVôlei está previsto ainda a a realização de rodadas duplas (com transmissão ao vivo de ambos os jogos) em cidades estratégicas do inteior para a difusão do esporte. Chamado de Fest Vôlei, a iniciativa terá clínicas de vôlei nas escolas, torneio intercolegial (SuperPaulistão Colegial de Vôlei), campeonatos abertos (SuperPaulistão Aberto de Vôlei) e seminários e palestras sobre marketing esportivo e gestão para o público local. Outras informações na próxima edição impressa de Meio&Mensagem que circulará com data de capa de 17 de agosto.

Confira as equipes que participarão do campeonato paulista:

Feminino
Apiv/Supricel/Amphpla (Piracicaba)
Blausiegel/São Caetano
Carmen Steffens/AFV
Osasco
Pinheiros/Mackenzie
São Bernardo
Taboão/UniÍtalo
Vôlei Futuro (Araçatuba)

Masculino
Climed/Atibaia
GAC Logistics/Santo André
Lupo/Náutico/Let´s (Araraquara)
Pinheiros/Sky
Santander/São Bernardo
Sesi/São Paulo
Ulbra/São Caetano
Vôlei Futuro (Araçatuba)


Fernando Murad
Meio & Mensagem Online, 10/08/09

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Fernando Murad
Meio & Mensagem Online, 10/08/09

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