sexta-feira, 10 de abril de 2009

Abril Educação cria Núcleo de Sistema de Ensino

Nova área vai abranger as atuais gerências comercial, editorial e de marketing do SER, marca de conteúdo produzido para estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio com materiais didáticos e paradidáticos

Com o objetivo de se aproximar mais das escolas, a Abril Educação (braço do Grupo Abril formado pelas editoras Ática e Scipione) criou o Núcleo de Sistema de Ensino. A nova área vai abranger as atuais gerências comercial, editorial e de marketing do SER, marca de conteúdo produzido para estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio com materiais didáticos e paradidáticos.

No comando da estrutura recém-formada, Marco Antônio Ferraz foi nomeado responsável pelo setor. Ele é professor universitário e palestrante, e já atuou como assessor e diretor de algumas instituições de ensino. "Nosso principal desafio é dar ao SER o devido destaque no cenário nacional da educação", explica o executivo.

Segundo ele, de 2008 para 2009 houve um crescimento de cerca de 50% no número de alunos participantes do programa. Como o uso de sistemas de ensino tem sido cada vez mais escolhido pelos colégios do que as obras tradicionais (cada uma dedicada a uma disciplina), a concepção do núcleo surge como resposta à demanda por táticas que facilitem a organização das escolas, ao mesmo tempo em que garante um bom rendimento.

Para estreitar a relação com as escolas e aproveitar melhor as oportunidades do mercado, estão previstas a ampliação e aprimoração dos produtos e serviços hoje oferecidos. "Temos que oferecer produtos e serviços que atendam às necessidades da escola e contribuam para o crescimento dela". Também serão reformulados materiais da Educação Infantil e do Ensino Médio, e serão prestados serviços para auxiliar na formação contínua dos professores.

Outra estratégia considerada fundamental é manter parceria direta com as editoras Ática e Scipione, especialmente para as publicações paradidáticas exigidos no sistema do SER e projetos pedagógicos complementares. Mas a novidade deve ficar focada mesmo no apoio técnico ao professor. "Nossos livros didáticos são um suporte fundamental ao trabalho docente, auxiliando na organização e no planejamento da aula", resume Ferraz. "A expectativa para 2009 é de que o crescimento de 50% se mantenha no mesmo patamar na virada para 2010".


Gabriel Navarro
Meio & Mensagem Online, 09/04/09

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Suspensa MP que anistia 7.000 entidades filantrópicas

A Justiça Federal suspendeu, por meio de liminar, a Medida Provisória 446/2008 que concedia anistia fiscal a cerca de 7.000 entidades filantrópicas, parte delas sob suspeita de irregularidades. A decisão da juíza da 13.ª Vara Federal do Distrito Federal, Isa Tânia Cantão, atende a uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal.

No despacho, a juíza determina que as isenções fiscais concedidas às entidades por meio da MP sejam canceladas e os valores não pagos, que devem ser calculados pela Receita Federal, sejam inscritos na dívida ativa do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ainda de acordo com a liminar, o MPF deve apresentar à Justiça uma lista com os nomes de todas as entidades beneficiadas.

A magistrada destacou que os obstáculos alegados pelo governo para investigar e julgar os pedidos de renovação de certificados não podem ser justificativa para concessão de isenções fiscais a essas entidades. Na époda da aprovação da MP, o governo alegou não tinha estrutura para averiguar cada uma das entidades.

A MP também foi considerada "lesiva aos cofres públicos". A juíza alega que ela é censurável em face à atual crise econômica pela qual o país passa. Dados do governo apontam que a MP cancelou indiretamente cerca de 400 recursos interpostos na Justiça contra a renovação de certificados de filantropia a entidades sob suspeita de irregularidades.

(Com Agência Estado)


Veja Online, 08/04/09

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As 10 razões para empresas não tweetarem

Artigo na AdAge aponta os motivos pelos quais as empresas devem pensar muito antes de aderirem ao Twitter

O Twitter cresceu 1200% no ano passado e duplicou a quantidade de membros nos últimos meses, atingindo 14 milhões em março, de acordo com o instituto Compete. Parece até que todos estão twittando, desde CEO's até celebridades. Mas será que sua empresa deve tweetar? Veja abaixo as 10 casos em que não se deve tweetar.

1) Se você imagina que Twitter é uma estratégia de mídia social: na verdade, é uma ferramenta, ou tática, mas não uma estratégia. O Twitter só funciona se você já possuir seguidores online anteriormente, que irão ver seus tweets como um canal para interagir com a empresa em nível mais humano;

2) Se todo tweet tem que ser aprovado internamente: o Twitter é uma rede social onde a conversa é rápida e interconectada. Se precisar esperar um dia, ou mesmo algumas horas para que seu texto de 140 caracteres ganhe aprovação de alguém do jurídico, o Twitter é a plataforma errada para você;

3) Se o Twitter servirá para transmitir somente as notícias da sua empresa: as pessoas seguem as outras porque se interessam. E elas precisam ser conquistadas. A dica é ser interessante e enviar poucas mensagens que sejam só sobre você. Se todos os textos tiverem a mesmo foco, você será bloqueado;

4) Se você acha legal ter um tweeter fantasma para o presidente da empresa: autenticidade e transparência são fatores-chave do Twitter. É até legal se alguém próximo ao CEO tweete para a companhia, desde que a empresa deixe claro o que está fazendo;

5) Se você não quer responder quando as pessoas enviarem tweets para você: Twitter é como um bebedouro de assuntos. Se você sair desse meio, e preferir buscar a água direto na fonte, e falar repetidamente para as pessoas irem junto com você (ou seja, querer sair do padrão que move a comunicação dentro do Twitter, levando a conversa para fora), elas certamente ficarão felizes quando você os abandonar. É a mesma lógica para o Twitter;

6) Se você acha que tweetar com o nome da sua companhia e usar o logotipo como avatar é uma boa idéia: identifique as pessoas que tweetam para sua empresa. Os dias de se esconder atrás de uma corporação sem cara se foram;

7) Se você acha que o mais importante no Twitter é fazer muitas pessoas te seguirem: a qualidade importa mais do que quantidade;

8) Se você quer proteger suas atualizações: se as pessoas tiverem que pedir permissão para ver o que você está postando no Twitter, estará indo contra a proposta dele, que é conversação;

9) Se você quer rastrear o Twitter com o Google Analytics: o Google Analytics não te dará um traçado verdadeiro sobre os resultados. O que você pode fazer é rastrear as URL´s que você posta com um serviço como o BudURL ou o bit.ly, mas precisará usar uma ou mais ferramentas de tracking de redes sociais para monitorar sua reputação corporativa e influência no Twitter;

10) Se você pensa que é só entrar e começar a tweetar: ouça primeiro. Monitore o que está sendo dito sobre sua marca, produtos e o mercado em que atua. Aí, entre na conversa e se torne parte da comunidade. Desse modo, suas mensagens ocasionais de marketing serão aceitas, ou ao menos toleradas, porque você está adicionando valor à comunidade.

Artigo publicado no AdAge.com, de B. L. Ochman, estrategista de marketing e blogueira, que está no Twitter ou nos sites WhatsNextOnline.com e Pawfun.com.


Meio & Mensagem Online, 09/04/09

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Prêmio LGBT 2009

Iniciativa do Ministério da Cultura vai premiar projetos do Brasil todo

Estão abertas até o dia 8 de maio as inscrições para o Prêmio Cultural LGBT 2009, uma iniciativa do Ministério da Cultura que tem como objetivo destacar iniciativas culturais exemplares que tenham ocorrido no período de 1º de janeiro de 2007 a 28 de fevereiro de 2009. Segundo o edital publicado no último dia 16, ao todo serão contempladas 54 entidades das cinco regiões do Brasil.

Podem participar instituições privadas, sem fins lucrativos que tenham natureza cultural e sejam consolidadas na atuação com comunidades LGBT e que tenham, no mínimo, três anos de existência. Não poderão se inscrever, para esse concurso, os projetos ou iniciativas que tenham sido beneficiados com recursos do Fundo Nacional da Cultura em 2008.

Para se inscrever, os interessados deverão ler atentamente o edital, preencher o formulário de inscrição, anexar os documentos pedidos, além de materiais complementares de acordo com a proposta. Tudo isso deve ser enviado via Correios para o endereço que você confere ali embaixo. Os projetos inscritos devem ter contribuído para o combate à homofobia, para o aumento da visibilidade do segmento LGBT e valorizado sua existência.

Uma iniciativa da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC), o prêmio vai entregar R$ 23 mil aos escolhidos, que serão até dois por Estado (sendo que cada um deve ser de um município). O prêmio será distribuído da seguinte maneira: até oito iniciativas das regiões Centro-Oeste e Sudeste, cada; até seis da Sul; até 14 da Norte e até 18 da Nordeste.

O envelope com a proposta deve ser encaminhado pelos Correios para o seguinte endereço:
Concurso Público Prêmio LGBT 2009
Caixa Postal nº 8591- SHS Quadra 02 Bloco B
CEP 70312-970
Brasília - DF


Hélio Filho
Ministério da Cultura, 07/04/09

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