sexta-feira, 27 de junho de 2008

Branding x Marketing

Ricardo Guimarães, presidente da Thymus Branding, diz que na definição da Fundação Nacional Pela Qualidade (FNQ), de seu Modelo de Excelência e Gestão, “Empresa é um sistema vivo integrante de um ecossistema complexo, com o qual interage e do qual depende”.

Esse é um importante ponto de partida para entender as diferenças e complementaridades do marketing e do branding. A visão corporativa e a visão de marca têm de fazer sentido para todos os stakeholders envolvidos com um setor, segundo Ricardo.

A Apple se construiu sob a filosofia de que “o homem não deve se render às máquinas”, criando a missão de fazê-las cada vez mais fáceis de serem utilizadas. É um verdadeiro caso de diferenciação, palavra muito usada em planejamentos estratégicos, mas que, em geral, ficam vazias em sentido.

O branding bem sucedido não necessariamente envolve o nome de uma marca. “Se mudássemos o nome da Google para qualquer outro nome, mas avisássemos as pessoas com um tempo de antecedência e mantivéssemos os produtos do mesmo jeito, os serviços com a mesma eficiência, não haveria grandes danos para a corporação.”

Isso se deve ao branding. Trata-se de uma abordagem de gestão que busca aumentar a percepção de valor da marca junto a todos os seus públicos de interesse.

Enquanto o marketing fala de imagem e comunicação, o branding trabalha com a cultura, o jeito de fazer e a identidade de uma empresa.


HSM On-Line, 25/06/08

Mais...

Salem e Doutores da Alegria fecham parceria

Com o objetivo de estimular a população a contribuir com seu trabalho, a ONG Doutores da Alegria fechou parceria com a Salem para lançar campanha nas quatro capitais em que atua: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Recife (PE). A ação conta com mala direta, desenvolvida pela agência, que traz vários círculos coloridos e remetem ao universo dos palhaços.

O texto explica: "Quando o seu filho está doente, você faz de tudo para que ele melhore e dê um sorriso. Nós também". No meio da mensagem aparece a imagem de uma criança hospitalizada, sorrindo na companhia de um dos Doutores. Para finalizar, a frase: "A gente faz isso com milhares de crianças". A campanha foi viabilizada por meio da Lei Rouanet e com o apoio das empresas parceiras ZipCode e Mapa Brasil.


Fonte: Propmark
HSM On-line, 25/06/08

Mais...



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br