sábado, 8 de novembro de 2008

Agência espanhola abre escritório em Maceió

Escritório já foi montado em Maceió, de onde a entidade acompanhará as ações realizadas em projetos de geração de renda, combate à pobreza e fortalecimento institucional

A Cooperação Espanhola escolheu a capital alagoana para ser o núcleo central e coordenador dos trabalhos desenvolvidos em toda a região Nordeste. Para tanto, um escritório já foi montado em Maceió, de onde a entidade acompanhará as ações realizadas em projetos de geração de renda, combate à pobreza e fortalecimento institucional nos estados da Bahia e Maranhão.

O coordenador-geral da Agência Espanhola de Cooperação Internacional no Brasil (AECID Brasil), Pedro Flores Urbano, estará em Maceió hoje para acompanhar os quatro projetos desenvolvidos pela entidade em parceria com o governo de Alagoas há cerca de um ano nas áreas de turismo, agronegócios e planejamento.

Durante toda a manhã, o coordenador da agência participa de reuniões nas secretarias de Planejamento e Orçamento, Turismo e Agricultura. Na pauta das discussões um diagnóstico das ações já implementadas e os próximos passos dos projetos desenvolvidos aqui no Estado nas áreas de turismo sustentável, aqüicultura, microcrédito e inclusão produtiva.

Desde o ano passado, a AECID Brasil atua em importantes frentes no Estado. Uma delas é o apoio técnico e financeiro na criação que permitiu a abertura da Agência de Fomento do Estado de Alagoas (Afal). Além disso, tem atuado em projetos de desenvolvimento da aqüicultura em comunidades carentes em todo o litoral alagoano, na elaboração de um programa de turismo sustentável na região do Baixo São Francisco e fortalecimento institucional da Setur.


O Jornal, 07/11/08

Mais...

Investimentos para 2009 repetirão 2008

Sondagem quantitativa do Ibope Inteligência, realizada em outubro de 2008 pela internet, com empresários da Câmara Americana de Comércio (Amcham), indica expectativas para 2009

A crise financeira internacional impactou os planos das empresas brasileiras para 2009. Esquecendo-se um pouco dos bons resultados dos sete ou oito primeiros meses do ano ano e do otimismo exacerbado, registrado na pesquisa de 2007, a edição 2008 da sondagem de expectativas do Marketing Round Up, realizada pelo Ibope Inteligência com 211 empresários da Câmara Americana de Comércio (Amcham) no mês de outubro, indica que os executivos brasileiros "caíram na real" e, em vez, de projetarem forte crescimento dos investimentos em marketing para 2009, como havia acontecido nas previsões para 2008, esperam apenas repetir o crescimento de investimentos em 13%, registrado em 2008. Para os entrevistados, os investimentos em marketing poderão aumentar de 7,6% em 2008 para 8,6% em 2009.

Na avaliação do Ibope Inteligência, o clima entre os empresários era de serenidade, apesar do levantamento ter sido realizado no ápice da crise financeira mundial. A percepção dos executivos brasileiros é que o impacto foi mais forte no setor macroeconômico do que no micro-ambiente das empresas. Ainda assim, "os empresários estão caindo na real", afirma Laure Castelnau (Ibope Inteligência). As três principais preocupações para o próximo ano são desaceleração da economia nacional, impostos/carga tributária e retração da economia americana/recessão mundial.

Para 2009, os empresários estão mais cautelosos. Vão manter foco em novos mercados mas diminuir o ritmo de lançamentos. "Verificamos que as empresas vão colocar mais o pé no freio de lançamentos de produtos em 2009", afirma Laure.

A gestão de pessoas é uma das ferramentas que fez a diferença para as empresas da Amcham em 2008. CRM e relacionamento, comunicação dirigida e eventos também estão entre essas ferramentas, utilizadas com maior força.

Ainda segundo a sondagem, 50% dos empresários projetam crescimentos dos eventos (na previsão do ano anterior, o percentual era 55%). A pesquisa indica ainda que a principal aposta em meios de comunicação para 2009 será a internet (56% dos entrevistados indicam um crescimento da utilização desse canal, ante 58% no ano anterior), porém fortemente concentrada em sites próprios das empresas (70%). "Há também um crescimento do celular como ferramenta de comunicação", afirma Laure. Já em mídia impressa haverá diminuição da intensidade de utilização (24% apontam aumento contra 42% na sondagem anterior).

Mesmo com o susto e perdas provocados pelos mercados financeiros globais e a deterioração da crise americana, dois terços dos empresários brasileiros consultados pelo Ibope Inteligência conseguiram cumprir totalmente ou em grande parte o planejamento de marketing em 2008. Agregar valor e inovação são os elementos mais importantes para os executivos da Amcham. "O ano de 2008 está sem um final feliz. Estas percepções começaram a se cristalizar em setembro ou outubro. Temos sete meses de resultados bem positivos e o final do ano com percepções de crise", afirma Laure.


Sandra Silva
Meio & Mensagem Online, 07/11/08

Mais...



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br