quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Fundação Abrinq e Save the Children firmam parceria histórica

Um acordo para o desenvolvimento de programas e projetos em prol da criança e do adolescente no Brasil. Esse é o objetivo da parceria histórica formada pela Fundação Abrinq a International Save the Children, a maior e mais antiga organização de defesa dos direitos das crianças no mundo.

"A finalidade desta parceria é consolidar esforços conjuntos no sentido de contribuir para a garantia e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil. São duas organizações de grande porte que se unem para atuar de maneira decisiva, a fim de transformar a realidade de milhares de crianças brasileiras e recuperar futuros", explica o presidente da Fundação Abrinq, Synésio Batista da Costa.

O acordo que une as duas organizações, irá proporcionar a ampliação da rede de programas de abrangência nacional, o que fará com que o número de crianças e adolescentes atendidos salte dos atuais 250 mil por ano, para aproximadamente 1 milhão daqui a 5 anos, principalmente nas áreas de Educação, Saúde e Proteção Integral.

Ativa desde 1919, com projetos em 120 países e um orçamento anual de US$1,2 bilhão, a Save the Children irá investir na Fundação Abrinq, inicialmente, US$ 5 milhões em modernização, consolidação, infra-estrutura e captação de recursos e, os investimentos em programas e projetos serão ampliados, dos atuais US$ 4,5 milhões ano, para US$ 11 milhões até 2013.

"Esta ação de unir competências e forças entre duas grandes corporações com o objetivo de melhorar a vida das crianças brasileiras é inédita no País e pode ser comparada às megafusões ocorridas recentemente no Brasil e no mundo, em vários setores", finaliza Synésio.


Redação da Rede Gife
Envolverde, 04/08/09
© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

Mais...

Massachusetts Institute of Technology debate sustentabilidade empresarial em São Paulo

Professor Richard Locke debate papel dos executivos na gestão do tema e o impulso da crise financeira para a adoção de novas práticas

No próximo dia 5, o MIT Sloan Latin American Board e o MIT Sloan Clube do Brasil realizam em São Paulo um encontro com executivos que estudaram nas principais escolas de negócio do mundo. Estará em pauta o papel dos líderes na inclusão da sustentabilidade em sua atuação empresarial, em apresentação realizada pelo professor Richard Locke. Reitor adjunto da Massachusetts Institute of Technology (MIT) Sloan School of Management e pesquisador nas áreas de Empreendedorismo e Sustentabilidade, Locke trará à discussão o resultado de seus estudos do S-Lab - Laboratory for Sustainable Business (Laboratório de Negócios Sustentáveis). O evento, que será realizado no Auditório do MAM às 20h, é apoiado pelo Itaú Unibanco.

Durante o encontro, Locke falará sobre a importância de desenvolver uma visão pragmática e não-convencional do tema na direção das empresas. “A necessária mudança no desenvolvimento sustentável empresarial atenderá tanto ao apelo dos consumidores, mais preocupados com o impacto ambiental e com o comércio justo, quanto ao do corpo gerencial das empresas, que lidam diretamente com as questões do dia a dia. O principal executivo não deve conhecer e entender o tema para ser o único ou principal agente transformador nas instituições, mas para estar atento e saber definir novas estratégias a partir do que acontece na sociedade e nos níveis operacionais”, afirma Locke. “Raramente a adoção de uma atuação responsável deve-se a uma ação do topo para a base”, completa.

Segundo Locke, a crise econômica trouxe uma boa oportunidade de repensar a forma de fazer negócios, uma vez que a economia de custos impulsionará as empresas para o próximo esforço de crescimento. Para ele, os gestores devem pensar em sustentabilidade como um agente para a gestão da qualidade, por meio da qual possam promover práticas empresariais mais eficientes, inovadoras e confiáveis, que diferenciem seus produtos e serviços no mercado.

Atualmente, os estudantes do S-Lab estão desenvolvendo parcerias com empresas e governos em todo o mundo para encontrar soluções relacionadas à sustentabilidade. “A meta é integrar todos as áreas e os conceitos envolvidos com o tema, para eliminar paulatinamente as distâncias entre os vários grupos de interesse, como profissionais do setor de energia, ambientalistas, cientistas políticos, entre outros. Estas áreas estão correlacionadas e devem passar a atuar juntas. O desafio é identificar como”, reflete o professor.

Após a apresentação de Locke, o debate moderado por Ricardo Marino, presidente da Felaban (Federação Latinoamericana de Bancos) e diretor executivo de Pessoas e Unidades Externas do Itaú Unibanco, terá participação de: Márcio Macedo da Costa, chefe de departamento da área de Meio Ambiente do BNDES; Eduardo Leão de Souza, diretor-executivo da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar); Marcelo Cardoso, vice-presidente de Desenvolvimento Organizacional e Sustentabilidade da Natura; Ricardo Young, presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social; e Roberto Waack, presidente da Amata S.A., empresa florestal dedicada à produção de madeira certificada.

As inscrições para o evento podem ser feitas pelo e-mail leticia@mbaempresarial.combr, ou pelo telefone (011) 5051-9684, com Letícia ou Kátia. A participação tem o valor R$ 50,00.


Portal Fator Brasil, 04/08/09

Mais...

Livro - 103 dicas – O que toda empresa precisa saber para utilizar incentivos fiscais

Criado em 1997 por Márcio Godoy atual Diretor Executivo com a missão de prestar consultoria para empresas públicas e privadas, o Instituto Movimento Pró‐Projetos tem uma trajetória de realização de centenas de projetos nas áreas da Cultura, Esporte, Turismo, Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente, Responsabilidade Social, Infância e Adolescência e Justiça. E é por conta desta longa experiência no desenvolvimento destes projetos, na convivência diária com Empresas Patrocinadoras e na observação comportamental do mercado que Márcio Godoy decidiu escrever o livro “103 Dicas – O que toda empresa precisa saber para utilizar incentivos fiscais”.

Junto com Karina Ruffo, especialista em Leis Internacionais de Recursos, e Kátia Seadi, especialista na Lei Federal de Incentivo ao Esporte o livro “103 Dicas” parte do princípio que ainda hoje no Brasil, grande parte das corporações não se deu conta dos benefícios que podem ser gerados, tanto para suas marcas quanto para seus produtos, a partir de ações oriundas dos projetos baseados em leis de incentivo fiscal. Mais do que isso, percebeu‐se que as companhias ainda não se estruturaram internamente para utilizar esta poderosa ferramenta. Mas este cenário tende a se modificar a partir do exemplo dado por grandes corporações mundiais que já adotaram este procedimento como parte de seu arsenal estratégico para atingir seus objetivos mercadológicos.

O principal objetivo do livro “103 Dicas” é levar para o mundo corporativo informações imprescindíveis para que as empresas tenham um melhor entendimento da importância em adotar uma nova postura diante da sociedade e facilitar seu acesso a esta nova ferramenta de trabalho.

Com uma linguagem didática e de fácil compreensão, o livro “103 Dicas” discorre em detalhes sobre as principais leis de incentivos fiscais nacionais e internacionais como a Lei Federal de Incentivo à Cultura ou Lei Rouanet, Lei Federal de Incentivo ao Esporte, Lei do Audiovisual, Lei Americana ou Lei da Caridade dos Estados Unidos da América, atualmente existem aproximadamente 800 leis de incentivos disponiveis chegando a soma de aproximadamente 65 Bilhões de reais ao ano. Outro capítulo importante do livro é o que relaciona os passos necessários para que as empresas possam viabilizar seus projetos próprios utilizando os incentivos fiscais . No livro o leitor também encontrará informações sobre as fontes de recursos como os Fundos Nacionais, Recursos Internacionais, além dos Recursos Estaduais e Municipais.

O Instituto Movimento Pró‐Projetos desenvolve treinamento/consultoria para empresas que tenham interesse e necessidade de utilizar os incentivos fiscais em prol de projetos. No mês de julho de 2009 realizamos este treinamento para Ciser Porcas e Parafusos, Aurora Alimentos e Instituto Federal do Paraná.


Como não poderia deixar de ser, o leitor ainda terá acesso às 103 dicas fundamentais para formatar um projeto de sucesso, cabe lembrar que empresas interessadas na capacitação da sua equipe de trabalho o Instituto Movimento Pró‐Projetos criou o curso " Seja um consultor de Patrocínio" visando capacitar funcionários de empresas.

A publicação e impressão ficaram a cargo da Editora Difusão Cultural do Livro – DCL que fará a distribuição da obra nas principais livrarias e bancas de jornal do Brasil. O livro “103 Dicas – O que toda empresa precisa saber para utilizar incentivos fiscais” também poderá ser encontrado no site www.projetoscomatitude.com.br.


ABCR, 13/07/09

Mais...

Encerramento do Festival foi marcado por debate de sugestões de temas para a próxima edição em 2010

Especialistas da área de terceiro setor defenderam o diálogo intersetorial durante a Avaliação do Festival – Chamado para Ação, no último debate do 1º Festival Latino-Americano de Captação de Recursos para o 3º Setor, para a construção da próxima edição do evento em 2010, em 22/7.

Separados em sete grupos, os participantes se reuniram no Tucarena, um dos principais espaços do Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (TUCA), para responder as seguintes questões: O que você mudou após o Festival? Depois de contatar pessoas de diferentes organizações sociais, quais idéias te ajudarão no seu dia a dia? O que alterou sua forma de ver e como se relacionar com sua equipe?

Com uma dinâmica livre, cada participante podia circular entre os grupos para debater temas distintos. Um deles falou sobre assuntos para a segunda edição do Festival. Os participantes levantaram: diversidade de segmentos sociais (presença do governo e empresas); fortalecimento da necessidade do profissional de terceiro setor, representantes da área específica de financiamento a projetos do poder público, visão de futuro para a área de captação de recursos, entre outros.

Outro grupo ressaltou a necessidade da construção de banco de dados compartilhado de profissionais da área de captação de recursos de entidades, empresas e governos. A troca de informações foi sugestão de outro grupo que destacou a necessidade dos participantes visitarem pessoalmente as entidades que se interessaram durante o evento para conhecer outras estruturas de trabalho.

Segundo Rodrigo Alvarez, consultor e representante institucional da The Resource Alliance no Brasil, a próxima edição do Festival acontecerá na cidade de Recife (PE). Ele assegurou que os participantes poderão discutir ainda mais via internet sobre sugestões de temas e estudos de casos. “Provavelmente a próxima edição acontecerá em Recife (PE). Todo anos haverá o Festival, sendo que a ideia é que a cada dois anos esse encontro aconteça em uma cidade fora do eixo Rio-São Paulo.”

Rodrigo deu uma boa notícia no final do evento: duas bolsas em eventos internacionais focadas em captação de recursos. Uma será financiada pela Associação Brasileira de Captação de Recursos da Espanha e outra pela The Resource Alliance.

Marcelo Estraviz, empreendedor social e presidente da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), informou que será construída uma plataforma para compartilhamento das apresentações dos palestrantes e material dos temas debatidos, criando uma rede social. O escritor ressaltou que esse encontro provou que a construção coletiva é possível e representou uma quebra de paradigmas. “Tivemos que enfrentar questões difíceis para sair do modelo conhecido entre eventos, em que um fala e os demais apenas escutam, e ficamos na angústia da abundância de temas.”

Leia tudo o que já foi publicado sobre o Festival: http://captacao.org/recursos/fcr/


Fonte: Setor3
Boletim ABCR # 20/09

Mais...

Edital para Apoio a Projetos de Promoção da Cultura Negra

Inscrições até 14 de Setembro

Confira o edital para Apoio a Projetos de Promoção da Cultura Negra da Fundação Cultural Palmares que disponibilizará cerca de R$ 400 mil reais aos projetos vencedores que apresentarem como objetivo a promoção da lei nº 10.639/03 (que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura afro-brasileira), por meio de idéias criativas que tragam em seu conteúdo atividades culturais comemorativas ao dia 20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra 2009.

Confira o edital e os anexos:
Edital - 2009 (Versão em DOC)
Anexo I - Ficha de inscrição (Versão em DOC)
Anexo II - Relatório de atividades (versão em DOC)
Anexo III - Declaração (Versão em DOC)
Anexo IV - Declaração de Detalhamento de Recurso (Versão em DOC)
Anexo V - Recurso para habilitação (Versão em DOC)
Anexo VI - Recurso para seleção (Versão em DOC)
Anexo VII - Termo de licenciamento de Direitos Autorais (Versao em DOC)
Anexo VIII - Relatório final de execução do projeto (Versão em DOC)
Anexo IX - Release III FESMAN (Versão em DOC)

Os candidatos devem apresentar projetos que desenvolvam atividades culturais com o tema “Renascimento Africano - FESMAN”, tendo como público alvo crianças e jovens em idade escolar, incluindo ainda, o conteúdo previsto na lei nº 10.639/03: a luta dos negros no Brasil; a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política, pertinentes à História do Brasil.

O projeto deve prever ações durante todo o mês de novembro em pelo menos uma das seguintes expressões artísticas e sociais: teatro, dança, literatura, música, cinema, moda, design, artesanato, culinária, formação cultural, ou seminários com temas políticos e sociais voltadas à questão negra e afro-brasileira. As atividades devem trazer também, como inspiração, a Diáspora africana no Brasil e o III Festival Mundial de Artes Negras - o FESMAN.

O tema “Renascimento Africano - FESMAN” pretende enfatizar a influência africana na sociedade brasileira, em especial, das nações vindas das ilhas do Golfo da Guiné, de Angola, Moçambique, Costa do Marfim, Costa da Malagueta, Serra Leoa; Gâmbia, Nigéria, Libéria, Congo, Bissau. Povos de tradição milenar que foram escravizados no Brasil, o que constituiu num dos principais eixos da formação cultural brasileira. O compromisso é o de concentrar esforços para promover a retomada da herança do negro na formação da sociedade brasileira.

Já o Festival Mundial de Artes Negras - FESMAN - irá homenagear o Brasil em sua terceira edição. O evento irá abordar vários temas, como arquitetura, arte antiga, artesanato, arte contemporânea, cinema, dança, culturas urbanas, design, literatura, moda, música e teatro. Para mais informações, acesse o site do Festival: www.fesman2009.com/pt .

Inscrição dos projetos
As propostas serão divididas em duas categorias: Projeto individual - artistas que desenvolvam trabalhos voltados à cultura negra e afro-brasileira; e Projeto de Entidades privadas sem fins lucrativos - que tenham natureza cultural e sejam consolidadas na atuação com a cultura negra e afro-brasileira, com, no mínimo, três anos de existência.

Seleção das propostas
A seleção dos projetos irá compreender as seguintes fases: Habilitação dos projetos, de caráter seletivo e eliminatório; e Seleção dos projetos, de caráter seletivo, eliminatório e classificatório.

Para isso, serão considerados os seguintes critérios de pontuação para todas as categorias:
. Capacidade de execução do projeto (tempo de fundação/atividades desenvolvidas, reconhecimento social/currículo);
. Impacto social da proposta (número de pessoas beneficiadas e características socioeconômicas da população envolvida);
. Relevância Cultural (valor simbólico, histórico e cultural das ações e das manifestações culturais e artísticas envolvidas);
. Contribuição do fortalecimento da diversidade cultural brasileira (envolvimento ou diálogo com as manifestações afro-brasileiras e com as expressões das culturas populares);
. Aspectos de criatividade e inovação (originalidade das ações e busca de estabelecimento de novas práticas e relações no campo cultural);
. Adequação dos objetivos à previsão orçamentária (amplitude, razoabilidade, exequibilidade e perspectiva de realização dos projetos).

A Comissão Julgadora será composta por quatro representantes da Fundação Cultural Palmares e por um especialista da sociedade civil com reconhecida competência nas áreas da cultura negra e afro-brasileira.

Cada projeto individual selecionado receberá o valor de R$ 20 mil, sendo assim distribuído: dois projetos para cada uma das regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul), totalizando dezprojetos contemplados. Na categoria de entidades privadas sem fins lucrativos será selecionado um projeto de cada região, conferindo mais cinco vencedores, que receberão até R$ 40 mil por projeto.

No total, a Fundação Cultural Palmares irá premiar 15 projetos que tratam da cultura afro-brasileira.

Não exaurida a seleção por região e por categoria, os recursos remanescentes serão destinados aos projetos que tenham obtido maior pontuação, independente da região e categoria.

A relação dos projetos inscritos será divulgada no site da Fundação.

Dúvidas e informações devem ser enviadas, exclusivamente, para o e-mail: edital20denovembro2009@palmares.gov.br - ou, diretamente, pelo telefone: (61) 3424-0113.


Ministério da Cultura, 04/08/09

Mais...

Simpósio terá transmissão ao vivo

A TV NBR, canal do Governo Federal, vai transmitir ao vivo, na internet e na televisão (cabo e parabólica), os três dias de programações do Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Social, que acontece de 5 a 7 de agosto, em Brasília. Para isso, basta acessar o site da Empresa Brasileira de Comunicação (http://www.ebcservicos.ebc.com.br/veiculos/nbr/nbr-ao-vivo), ou sintonizar o canal da estatal, conforme indicações abaixo.

Com a transmissão ao vivo, todos poderão assistir ao Simpósio, considerado um dos eventos mais importantes do tema no Brasil. Mais de 600 pessoas vão participar das discussões que reúnem autoridades e especialistas nacionais e estrangeiros.

Sintonize o canal da NBR:
1 - Em todos os canais por assinatura

2 - Recepção Digital de Satélite (Antena Parabólica):
Satélite: Star One C2
Posição Orbital do Satélite: 70°W
Polarização: Horizontal
Frequência: 3632
Padrão: DVB-S
SYMBOL RATE: 4.6875
FEC 3/4
PID DE VÍDEO: 0308
PID DE ÁUDIO: 0256
PID DE PCR: 8190
3 - Recepção Analógica de Satélite (Antena Parabólica):
Satélite: Star One C2
Posição Orbital do Satélite: 70°W
Freq.: 4030
Banda L : 1120
Polarização : Vertical


MDS, 04/08/09

Mais...

Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Social tem início nesta quarta-feira, em Brasília

O ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, recebe o presidente Lula, autoridades nacionais e internacionais e acadêmicos para um grande debate sobre a superação da pobreza e o desafio de promover a inclusão

Começa nesta quarta-feira (5/8), às 17h, em Brasília (DF), o Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Social. Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o evento tem por objetivo analisar os avanços e desafios encontrados pelos países emergentes na superação da pobreza e da desigualdade, além do papel que as nações vêm desempenhando para melhorar as condições de vida de suas populações. O ministro Patrus Ananias é o anfitrião deste encontro que terá a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, outras autoridades nacionais e internacionais e especialistas no tema.

A solenidade de abertura do Simpósio está marcada para as 17h. Logo após, às 19h, Rebeca Grynspan, diretora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para a América Latina, fará a conferência de abertura do evento.

O formato do encontro, que tem como tema “Políticas Sociais para o Desenvolvimento: Superar a Pobreza e Promover a Inclusão”, será o de painéis. Ao todo, acontecerão seis, nos quais os convidados analisarão os modelos e políticas públicas colocadas em práticas em países da Europa, África, América Latina e Ásia para promover o desenvolvimento social.

Durante a quinta-feira (6), ocorrerão quatro painéis, que começam a partir das 8h30. No primeiro, “Pobreza, Desigualdade e Vulnerabilidade Social frente à Crise”, o debate proposto é sobre os efeitos que o declínio de indicadores nutricionais, educacionais e de saúde podem causar ao longo da vida das pessoas, além dos impactos negativos entre gerações para uma inclusão social digna e significativa. Logo após, às 11h, no painel “Promover o Desenvolvimento Social no contexto da Crise: Desafios para o Estado e as Políticas Públicas”, os especialistas discutem se a melhor política é crescer economicamente para reduzir a pobreza ou implementar políticas dirigidas às necessidades dos mais pobres ou ainda, ao invés de colocar crescimento econômico e proteção social em campos opostos, propor políticas sociais que estimulem a demanda interna, com efeitos multiplicadores.

Na parte da tarde, às 14h30, no terceiro painel - “Pobreza e Desigualdade em Áreas Metropolitanas: Dimensões e Perspectivas para a Inclusão Social” - têm destaque as políticas de educação e de inclusão socioprodutiva, com relevância para a área de capacitação e qualificação profissional, como chaves para a redução da pobreza, promoção da igualdade e construção de sociedades includentes. No último debate do dia, às 17h, “A Proteção e Promoção Social em Países em Desenvolvimento: Tendências e Novas Perspectivas Face à Crise”, os convidados discutem como as políticas sociais podem ampliar capacidades e gerar oportunidades em um contexto de crise.

No último dia do Simpósio, sexta-feira (7), a partir das 8h30, durante o painel “Experiências da Proteção e Promoção Social em Países em Desenvolvimento” serão apresentadas as diferentes práticas de estruturação das redes de proteção e promoção social, suas principais estratégias e desafios, buscando identificar semelhanças e inovações com os modelos tradicionais. Às 11h começará o último painel, “Perspectivas para a Proteção e Promoção Social no Mundo pós-Crise”, em que serão avaliadas as expectativas dos sistemas de proteção e promoção social em uma conjuntura de crise econômica profunda, explorando as possibilidades de novos arranjos políticos, econômicos e institucionais que viabilizem a construção de novos patamares de bem estar e de sociedades mais solidárias, mais justas e menos desiguais.

O período da tarde, às 15h, está reservado para a sessão especial intitulada “O Lugar do Estado e das Políticas Sociais para o Desenvolvimento", onde os debatedores serão o ministro Patrus Ananias e a diretora do escritório da Organização Internacional do Trabalho no Brasil, Laís Abramo. O Simpósio Internacional Sobre Desenvolvimento Social tem encerramento marcado para as 17h.

O público do Simpósio é formado por representantes do Governo Federal e demais poderes da República, pesquisadores brasileiros e internacionais, representantes da sociedade civil organizada e convidados estrangeiros.


André Carvalho
MDS, 04/08/09

Mais...



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br