quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Encerramento do Festival foi marcado por debate de sugestões de temas para a próxima edição em 2010

Especialistas da área de terceiro setor defenderam o diálogo intersetorial durante a Avaliação do Festival – Chamado para Ação, no último debate do 1º Festival Latino-Americano de Captação de Recursos para o 3º Setor, para a construção da próxima edição do evento em 2010, em 22/7.

Separados em sete grupos, os participantes se reuniram no Tucarena, um dos principais espaços do Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (TUCA), para responder as seguintes questões: O que você mudou após o Festival? Depois de contatar pessoas de diferentes organizações sociais, quais idéias te ajudarão no seu dia a dia? O que alterou sua forma de ver e como se relacionar com sua equipe?

Com uma dinâmica livre, cada participante podia circular entre os grupos para debater temas distintos. Um deles falou sobre assuntos para a segunda edição do Festival. Os participantes levantaram: diversidade de segmentos sociais (presença do governo e empresas); fortalecimento da necessidade do profissional de terceiro setor, representantes da área específica de financiamento a projetos do poder público, visão de futuro para a área de captação de recursos, entre outros.

Outro grupo ressaltou a necessidade da construção de banco de dados compartilhado de profissionais da área de captação de recursos de entidades, empresas e governos. A troca de informações foi sugestão de outro grupo que destacou a necessidade dos participantes visitarem pessoalmente as entidades que se interessaram durante o evento para conhecer outras estruturas de trabalho.

Segundo Rodrigo Alvarez, consultor e representante institucional da The Resource Alliance no Brasil, a próxima edição do Festival acontecerá na cidade de Recife (PE). Ele assegurou que os participantes poderão discutir ainda mais via internet sobre sugestões de temas e estudos de casos. “Provavelmente a próxima edição acontecerá em Recife (PE). Todo anos haverá o Festival, sendo que a ideia é que a cada dois anos esse encontro aconteça em uma cidade fora do eixo Rio-São Paulo.”

Rodrigo deu uma boa notícia no final do evento: duas bolsas em eventos internacionais focadas em captação de recursos. Uma será financiada pela Associação Brasileira de Captação de Recursos da Espanha e outra pela The Resource Alliance.

Marcelo Estraviz, empreendedor social e presidente da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), informou que será construída uma plataforma para compartilhamento das apresentações dos palestrantes e material dos temas debatidos, criando uma rede social. O escritor ressaltou que esse encontro provou que a construção coletiva é possível e representou uma quebra de paradigmas. “Tivemos que enfrentar questões difíceis para sair do modelo conhecido entre eventos, em que um fala e os demais apenas escutam, e ficamos na angústia da abundância de temas.”

Leia tudo o que já foi publicado sobre o Festival: http://captacao.org/recursos/fcr/


Fonte: Setor3
Boletim ABCR # 20/09


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br