domingo, 5 de julho de 2009

Distribuição de patrocínio divide atletas antes do Mundial de natação

A disputa para os brasileiros vai começar antes mesmo das primeiras provas do Mundial de natação, em Roma, entre os dias 26 de julho e 2 de agosto.

Ainda sem a homologação da renovação do contrato de patrocínio dos Correios, prevista para o dia 12 de julho, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) mudou o seu critério para o repasse de verba para os atletas.

"Quando eu chegar a Roma, vou acertar o contrato com quem nós entendemos que são corretos e interessam à CBDA e aos Correios'', disse o presidente da entidade, Coaracy Nunes.

"Os atletas que são unanimidade ganharam medalhas olímpicas e campeonatos mundiais. Eles já vão ter um contrato, porque quero incentivá-los. O restante será de acordo com os resultados em Roma'', afirmou.

Nos outros anos, os contratos eram assinados no mês de março. "Considerávamos o Maria Lenk (Nacional) como referência'', explicou Coaracy. "Mas o que dá repercussão é a medalha. Por isso, os que têm chance devem estar motivados.''

Uma das nadadoras que devem ficar na dependência dos resultados para acertar a renovação é Joanna Maranhão, 22.

"Isso me afeta no emocional e no financeiro, obviamente. Agora sou casada e tenho de pagar minhas contas e isso não era algo que deveria estar pensando. Mas não há nada para fazer a não ser continuar treinando'', lamentou Joanna, bronze nos 4x200 m livre no Pan-Americano do Rio.

Coaracy, no entanto, não teme a represália dos atletas. "Vão surgir reclamações. Isso porque eles recebiam e não deram resultados. Agora, eles vão ter a chance no Mundial. Se conseguirem, tudo bem.''


José Eduardo Martins
Folha de S.Paulo, 05/07/09

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Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social divulga número de inscritos

Todas as unidades da federação, incluindo o Distrito Federal, têm tecnologias sociais inscritas no concurso
Foto Fundação BB


As 325 propostas relacionadas à educação, inscritas na edição 2009 do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, representam o maior número de inscrições por tema do concurso. A área vem seguida por renda (113), meio ambiente (108) e saúde (65). Água e alimentação concorrem com 31 projetos inscritos, cada uma, enquanto habitação e energia receberam, respectivamente, 17 e 5 propostas.

Todas as unidades da federação, incluindo o Distrito Federal, têm tecnologias sociais inscritas no concurso. O estado de São Paulo, com 165 inscrições, tem o maior número de projetos inscritos, seguido por Rio Grande do Sul (73), Minas Gerais (57), Rio de Janeiro (44) e Paraná (43). Roraima e Sergipe, respectivamente com 2 e 3 propostas, detém o menor número de inscrições.

Na distribuição do número de inscrições pelas regiões do país, o destaque ficou com a região Norte, com 73 inscrições: Acre (6), Amapá (11), Amazonas (17), Pará (20), Rondônia (6), Roraima (2) e Tocantins (11). A região Centro-Oeste concorre com 76 propostas, o Nordeste com 126, o Sul com 139 e a região Sudeste, com 282.

"A região Norte é estratégica e foi feito um intenso trabalho de divulgação para aumentar, em no mínimo 10%, a participação desses estados no Prêmio. Como o aumento foi de 62% com relação a edição 2007, quando tivemos 45 propostas, o resultado de 2009 superou nossa expectiva", explica Terezinha Martins, assessora da área de articulação de parcerias da Fundação Banco do Brasil, responsável pelo Prêmio.

No total, o Prêmio recebeu 695 propostas. Nas edições anteriores da premiação foram recebidas 782 em 2007, 636 inscrições em 2005, 634 em 2003 e 523 propostas em 2001.

Objetivos
O Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social tem como objetivos identificar, certificar, premiar e difundir tecnologias sociais - conceito que compreende produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade, que representem soluções efetivas de transformação social.

Na edição 2009 as novidades são o lançamento das categorias "Participação das mulheres na gestão de projetos sociais" e "Direitos da criança e do adolescente e protagonismo juvenil". As tradicionais permanecem elegendo uma proposta em cada região do país.

Etapas
O prêmio é dividido em três etapas. Todas as inscrições participam da primeira, a certificação.

As certificadas, além de concorrer à etapa seguinte, de seleção, passam a integrar o Banco de Tecnologias Sociais (BTS) e recebem o Certificado de Tecnologia Social conferido pela Fundação Banco do Brasil, Unesco e Petrobras. Em 2007, 120 inscrições foram certificadas. Em 2005, 113 tecnologias sociais foram certificadas e na de 2003 esse número atingiu 96 ações. Em 2001, foram feitas 128 certificações. Atualmente, existem no BTS 451 tecnologias sociais.

O resultado será conhecido em novembro e as oito instituições vencedoras receberão R$ 50 mil, cada, para utilizar em atividades de expansão, aperfeiçoamento ou reaplicação da tecnologia social vencedora.

O Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social tem como parceiros a Petrobras, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a KPMG Auditores Independentes.


Cláudia Moreira de Souza
Fundação Banco do Brasil, 02/06/09

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10ª edição do Prêmio von Martius de Sustentabilidade

As inscrições para a 10ª edição do Prêmio von Martius de Sustentabilidade, um dos mais importantes da área, já estão abertas. Promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha desde 2000, o Prêmio contempla trabalhos de empresas, organizações não-governamentais, indivíduos, governos e instituições nacionais em três categorias: Humanidade, Natureza e Tecnologia. Podem concorrer projetos concluídos ou em realização que promovam o desenvolvimento econômico, social e cultural alinhado ao conceito de desenvolvimento sustentável. As inscrições vão até 25 de setembro e podem ser feitas pelo site http://www.premiovonmartius.com.br.

Desde a primeira edição do Prêmio von Martius até hoje, 1.464 projetos foram inscritos, analisados e auditados nas três categorias, dos quais 82 foram premiados e 12 receberam menções honrosas.

Até 2006, a cerimônia de entrega do Prêmio era realizada exclusivamente em São Paulo. Com o objetivo de difundi-lo ainda mais, incentivando a participação de projetos de diversas localidades do País, a instituição organizadora decidiu, em 2007, levá-lo a outras capitais brasileiras, começando pelo Rio de Janeiro, no Museu de Arte Moderna (MAM). Em 2008, a cerimônia aconteceu no Clube Concórdia, em Curitiba (PR). Este ano, São Paulo volta a sediar o evento em comemoração aos 10 anos do Prêmio von Martius de Sustentabilidade, no dia 24 de novembro.

O Prêmio von Martius é o único do gênero no País a obter o selo carbon free por fazer a compensação de todo o gás carbônico emitido desde o início de suas atividades até a cerimônia de premiação. Desde 2008, o evento tem conquistado também o selo Sustentax de sustentabilidade, reduzindo ao máximo os efeitos nocivos ao meio ambiente e à sociedade durante a o evento de entrega do Prêmio.

O Prêmio von Martius de Sustentabilidade 2009 conta com o patrocínio da Henkel, Tetra Pak e Gráfica Bandeirantes, além do apoio das instituições: Ministério do Meio Ambiente do Brasil, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), WWF-Brasil, Centro de Competência Mercosul para Responsabilidade Social Empresarial e Grupo Sustentax. É o único concurso de projetos socioambientais do Brasil a dispor de compensação de carbono certificada pela BRTÜV.


Envolverde, 01/07/09
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Empresas brasileiras buscam atrair seguidores no Twitter

Crescimento do número de usuários do Twitter atraiu a atenção de empresas
Imagem Reprodução


Dos cem microblogs brasileiros mais seguidos, um quarto deles é de empresas, sites ou veículos de comunicação. O crescimento explosivo do número de usuários do Twitter, hoje com mais de 7 milhões de perfis, atraiu a atenção de empresas que buscam aproveitar o serviço para ampliar sua área de atuação.

"As empresas já enxergaram no Twitter uma excelente forma de se relacionar com o seu consumidor potencial", analisa Alexandre Campos Silva, gerente de consultoria do IDC. Segundo ele, a grande vantagem do Twitter é permitir que a empresa se comunique com o seu cliente quase sem custo.

Com cerca de 17 mil seguidores, a loja on-line Submarino lidera entre os microblogs nacionais que vendem produtos, de acordo com a contabilidade do Twitter Counter.

A Dell no Brasil tem em torno de 6.000 seguidores, mas, nos EUA, a fabricante de computadores contabiliza mais de 720 mil pessoas que acompanham suas micromensagens.

"Apesar de ainda não ter se consolidado uma prática eficaz, que traga receita direta às empresas, o Twitter é um veículo que não pode ser deixado de fora numa estratégia de marketing on-line", diz Daniel Cabral, gerente de planejamento da agência interativa F.biz.

"Um cliente da nossa agência, a Net Shoes, vendeu duas camisas de futebol, por meio de um tweet, antes do primeiro jogo da final da Copa do Brasil. O volume de vendas é pequeno, mas o importante é a oportunidade de comunicar algo que seja interessante ao consumidor e que estreite o relacionamento dele com a marca."

Já a construtora Tecnisa afirma ter sido a primeira de sua área a conquistar um cliente por meio de um post no Twitter. A promoção oferecia R$ 2.000 em vale-compras.

A oferta, diz a construtora, acabou levando um consumidor a comprar um apartamento de três suítes em São Paulo. "Conseguimos um excelente resultado com um baixo investimento", afirma Romeo Busarello, diretor da Tecnisa.


Gavroche Fukuma
Folha de S.Paulo, 04/07/09

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