segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Gisele Bündchen será embaixadora da ONU

A brasileira Gisele Bündchen, uma das modelos mais conhecidas de todo o mundo, foi desginada embaixadora da boa-vontade pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA, na sigla em inglês). A cerimônia ocorreu neste domingo, perto da residência atual da modelo, em uma praça no West Village, em Nova York.

O título é fruto do ativismo da top brasileira em prol da defesa do meio ambiente - ela é uma das grandes divulgadoras do projeto Y Ikatu Xingu, que nasceu com o intuito de proteger e recuperar as nascentes e matas de beira de rio do Xingu, no Mato Grosso.

A modelo chega a doar para o projeto boa parte dos lucros obtidos com as vendas de sua linha de sandálias. A nomeação de Gisele como Embaixadora da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente, o Pnuma, acontecerá em uma cerimônia no Washington Square Park Fountain, em Nova York.

A top brasileira vai se juntar a um time do qual já fazem parte celebridades como Angelina Jolie, Oprah Winfrey e Nelson Mandela. A nomeação de Gisele faz parte de uma série de eventos organizados pelo Pnuma em comemoração à semana global do clima.

Um dos objetivos da escolha de Gisele para o posto é usá-la para carregar a bandeira dos riscos do aquecimento global. Foi o primeiro evento público em que a top participou com gravidez aparente, já de seis meses.

O meio ambiente e a questão nuclear devem ser os dois principais tópicos da Assembleia-Geral da ONU que começa esta semana em Nova York. O secretário-geral das Nações Unidas, o sul-coreano Ban Ki-moon, liderará um evento sobre o aquecimento global na sede da organização. O encontro ocorre na terça-feira, o que provocará o adiamento do início da Assembleia-Geral, que reúne chefes de Estado de todo o mundo, para quarta-feira, alterando uma tradição de décadas.


Fonte: Veja Online, 18 e 20/09/09

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Y&R cria animação para o movimento TCK TCK TCK

Junto com as produtoras Tribbo e Somzera, agência cria filme para reforçar as ações nacionais da campanha, que visa alertar para os riscos do aquecimento global

A Y&R entrou na lista das agências e das companhias que unirão esforços para divulgar o movimento global TCK TCK TCK - que pretende incitar a assinatura de um novo acordo sobre mudanças climáticas - no Brasil.

A agência, em parceria com as produtoras Tribbo e Somzera, criaram uma animação de dois minutos que pretende alertar as pessoas acerca dos riscos do aquecimento global e tentar promover uma conscientização geral acerca da adoção de novos hábitos em prol do meio ambiente.

O filme foi desenvolvido como parte do projeto Reclame Por um Mundo Melhor, realizado pelo programa Reclame, do canal de TV por assinatura Multishow e será a primeira produção totalmente nacional a ser lançada para a campanha TCK TCK TCK (som que, em inglês, representa o tique-taque do relógio).

A animação será exibida nas salas de cinema e nas emissoras de TV que cederem seu espaço para apoiar a causa. A campanha, que já arrecadou US$ 150 mil no Brasil e ruma para os US$ 6 milhões no mundo, e que já teve quase 1 milhão de assinaturas ao abaixo-assinado no site da ação, terá ainda outras ações em diversas mídias no País ao longo dos próximos meses.

Filme sobre futuro climático
Com estreia mundial para a segunda-feira 21, o filme "The age of stupid", que conta a história de um arquivista em 2055, procura mostrar como seria a vida no planeta se fossem ignorados os alertas a respeito das consequências das mudanças climáticas. A première será em Nova York e será seguida de um debate entre cientistas, políticos e Kofi Annan, ex-secretário geral da ONU e um dos líderes da campanha TCK TCK TCK. A discussão terá transmissão ao vivo.

O evento, marcado para a véspera da sessão da Assembléia Geral da ONU sobre o clima, será encerrado com uma apresentação de Thom Yorke, vocalista da banda Radiohead.

No Brasil, o filme entra em cartaz em 13 salas de cinema no dia 22 de setembro. A produção integra a rede de parceiros da campanha TCK TCK TCK.


Meio & Mensagem Online, 11/09/09

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Fundo de investimento social lança novo concurso

Com o apoio da Fundação Kellog, o ELAS lança o 12º Concurso de Projetos. Nesta edição, o foco é apoiar iniciativas de organizações e grupos de mulheres negras do Nordeste, promovendo os direitos humanos e a cidadania, o fortalecimento institucional, a melhoria nas condições sócio-econômicas e a implementação e o exercício de leis que as beneficiem.

Podem participar grupos, organizações e associações de mulheres negras, especialmente as de mulheres quilombolas. Os projetos deverão ter duração de 10 meses e o montante para cada projeto é de R$ 14.880,00. No total, serão doados US$ 160 mil. Para participar é preciso entregar os formulários de inscrição no ELAS até o dia 24 de outubro, impreterivelmente.

O edital do 12º Concurso e o formulário para participação devem ser acessados no site do ELAS (www.fundosocialelas.org).

Sobre o ELAS
O ELAS – Fundo de Investimento Social (novo nome do Fundo Angela Borba) é o único fundo brasileiro de investimento social com foco exclusivo em meninas e mulheres. A organização entende que investir nelas é o caminho mais rápido para o desenvolvimento de pessoas, comunidades, cidades, estados e, por fim, de todo o País.

Isso acontece porque elas são as principais agentes de transformação da sociedade. Assim, todos os investimentos feitos em meninas, jovens e mulheres têm retorno através de expressivas mudanças sociais em diversos aspectos de suas vidas e das comunidades em que estão inseridas.

Ao longo de quase dez anos, o ELAS já apoiou 187 grupos de mulheres de todas as regiões brasileiras e doou diretamente mais de R$ 1,5 milhão. Além de apoiar financeiramente os grupos, a organização oferece treinamentos de formação e monitora as atividades para maximizar os resultados.


redeGIFE Online, 14/09/09

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