sábado, 3 de novembro de 2007

Crédito e financiamento à cultura serão temas de palestra

Carlos Minuano*
Publicado pelo site do
Teia 2007

O desenvolvimento de alternativas de financiamento às atividades culturais e o papel da Lei Rouanet na economia da cultura serão temas da palestra “Linhas de Crédito e Financiamento para a Cultura”, que será realizada na TEIA 2007 pela Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB). A coordenadora de Orientação e Integração de Projetos da Secretaria de Incentivo e Fomento à Cultura do MinC (Ministério da Cultura) Teresa Cristina Azevedo de Oliveira, fará um balanço do trabalho realizado pelo Ministério da Cultura neste ano.

Também participa do evento a gerente de políticas regionais da diretoria de Gestão do Desenvolvimento do BNB, Manuelita Falcão Brito, que apresentará as opções de financiamento viabilizadas a partir da parceria firmada com o MinC em junho deste ano. Linhas de crédito e microcrédito direcionadas ao produtor cultural e ações desenvolvidas no Nordeste, Norte de Minas Gerais e Norte do Espírito Santo são alguns exemplos.

De acordo com informações do MinC, a iniciativa do banco visa o desenvolvimento e o apoio das políticas de universalização da cultura embasadas em alocação criteriosa de recursos que proporcione condições de dinamização das economias locais. É o caso do programa “CrediAmigoCultural”, que atende a pessoas físicas com um programa de microcrédito orientado para pequenos empréstimos, rápidos e sem burocracia. O programa destina inicialmente até R$ 2 mil a microempreendedores do setor cultural.

Parcerias MinC e Bancos Federais
Outras parcerias foram firmadas com o mesmo objetivo de dinamizar o setor. A Caixa Econômica Federal, o Banco da Amazônia e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social da União (BNDES) assinaram com o MinC protocolos de intenção para o desenvolvimento da cultura no país. O Banco do Brasil e o Banco do Nordeste também firmaram acordos de cooperação que possibilitarão o investimento de mais de R$ 300 milhões para a contratação de linhas de crédito e microcrédito.

A parceria com as instituições bancárias faz parte do conjunto de ações do Mais Cultura. Conhecido como PAC Cultural, o programa integra a agenda social do Governo Federal e é fruto do esforço do MinC para a construção de uma agenda de desenvolvimento do setor que envolve governos, iniciativa privada e organizações da sociedade civil. As assinaturas foram efetuadas no lançamento do programa.

"As instituições financeiras públicas também são responsáveis pela melhoria da qualidade de vida da população brasileira e assumem isso ao participar do fomento à economia da cultura no país", afirmou o secretário-executivo do MinC, Juca Ferreira, no lançamento do programa. O objetivo, segundo ele, é construir um novo padrão de financiamento às atividades culturais, inclusive com a atuação dos bancos, que já demonstram entender a cultura como ponto estratégico para o desenvolvimento do país.

Serviço
Palestra “Linhas de Crédito e Financiamento para a Cultura”
Dia 10 de novembro, às 14h00, na Sala 1 do Centro Cultural da UFMG, em Belo Horizonte.

*Com informações do MinC

Mais...



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br