segunda-feira, 10 de março de 2008

Saiba em qual estágio está a construção da futura norma de Responsabilidade Social e as perspectivas de avanço em 2008

A 5ª plenária do Grupo de Trabalho de Responsabilidade Social da ISO (WG SR) aconteceu em Viena (Áustria), de 5 a 9 de novembro de 2007, e apontou os caminhos da construção da futura norma de Responsabilidade Social, a ISO 26000. Entre as novidades do encontro, em que foram aprovadas vinte resoluções, estão: o documento será tratado de forma integrada na próxima reunião; a previsão de lançamento da ISO foi alterada para 2010 e a elaboração da quarta minuta do documento (WD.4), com a meta de avançar para o estágio seguinte (Committee Draft - CD) na próxima reunião, marcada para setembro de 2008 em Santiago, no Chile.

Sob a liderança compartilhada da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Instituto Sueco de Normalização (SIS), a plenária foi marcada por forte presença de países em desenvolvimento, que ultrapassou a dos países desenvolvidos. Ao todo, participaram 400 especialistas de 78 países, um recorde. "Isso confirma o crescente interesse que essa norma vem despertando", afirmou o co-secretário do WG SR, Eduardo Campos de São Thiago, que supervisionou a organização da plenária, feita pelo Instituto de Normalização da Áustria (ON).

São Thiago observou que, em paralelo ao desenvolvimento da norma, a ISO e o WG SR têm sido ativos no que se refere à ampliação de representação e da conscientização, promovendo inúmeros workshops regionais para aumentar conscientização em relação à importância da futura ISO 26000. Em 2008 está prevista uma reunião em Copenhague, na Dinamarca.

Confira abaixo a breve entrevista concedida por São Thiago, que também é assessor de Relações Internacionais da ABNT, ao portal Setor3 sobre o atual estágio do processo da ISO 26000 e as perspectivas e novidades para 2008.

SETOR3 – Quais resultados importantes foram alcançados nesta reunião?
Eduardo Campos de São Thiago – Entre eles, 7.225 comentários foram recebidos em relação ao terceiro projeto de trabalho (WD.3) da ISO 26000, circulado previamente à reunião de Vienna, mostrando notável engajamento e compromisso por parte dos quase 400 especialistas que participam do desenvolvimento da norma. Com 20 resoluções aprovadas o Grupo de Trabalho decidiu que é tempo de avançar um pouco mais. O documento avançou e foi tomada a decisão de se discutir um quarto projeto de trabalho (WD.4) após a reunião de Viena, com a recomendação expressa em resolução de ter como meta avançar para o estágio seguinte (CD) na próxima reunião plenária, marcada para setembro de 2008 em Santiago, Chile. Com isso, espera-se que a ISO 26000 seja publicada em 2010.

No atual estágio do trabalho (WD), o objetivo consiste em continuar construindo consenso entre os especialistas. Já na fase de CD, o objetivo será a obtenção de consenso entre os organismos nacionais de normalização e as organizações internacionais participantes.

Também foi definido o estabelecimento de uma Força Tarefa de Redação (IDTF) para revisar o texto da ISO 26000 de forma integrada, com base nos comentários recebidos. A reunião de Viena foi a última em que o texto da norma foi preparado e discutido em partes separadas. A partir de agora, o texto será trabalhado de forma integral, segundo cronograma de trabalho detalhado que foi estabelecido em Viena para a preparação do WD.4.

SETOR3 – O que prevê o cronograma de trabalho detalhado estabelecido em Viena para a preparação do WD.4?
Eduardo Campos de São Thiago – O cronograma prevê os passos a serem dados pelo grupo para a elaboração do WD.4, a ser discutido em Santiago, incluindo preparação do texto, submissão aos especialistas para comentários, compilação dos comentários, preparação de novo texto com base nos comentários recebidos e envio do texto aos especialistas para sua análise prévia para a reunião de Santiago. Além disso, são estabelecidos o(s) responsável (eis) e os tempos envolvidos para cada passo. Na verdade, o tempo é escasso para o volume do trabalho que está sendo realizado e por isso pode-se dizer que haverá sempre especialistas trabalhando na preparação do texto em alguma parte do mundo.

SETOR3 – Houve participação equilibrada das seis categorias de stakeholders nas delegações nacionais?
Eduardo Campos de São Thiago – Embora em termos de número ainda haja uma quantidade maior de stakeholders das categorias indústria, governo, ONGs e SSPO (Serviço, Suporte, Pesquisa e outros), em relação à quantidade de representantes dos consumidores e dos trabalhadores, pode-se considerar que, de modo geral, o WG SR tem obtido uma participação expressiva e crescente, particularmente se for levado em consideração sua participação histórica em outros comitês da ISO. É importante destacar que a busca por uma participação mais equilibrada é uma preocupação constante tanto da liderança do WG SR quanto da própria ISO.

SETOR3 – Como você define a participação dos especialistas brasileiros em Viena?
Eduardo Campos de São Thiago – Os especialistas brasileiros tiveram atuação destacada em Viena, seja defendendo com convicção as posições da delegação, seja assumindo responsabilidades nos diferentes grupos que se formaram.

Confira abaixo as notícias sobre a construção da ISO 26000...


Matérias anteriores:
Ladislau Dowbor
Leia o artigo: Gestão social e transformação da sociedade

Og Dória, de Barcelona
Fórum Universal das Culturas debate perspectivas para um mundo melhor

Matérias relacionadas:
Passo-a-Passo da ISO 26000
Rumo à Norma Internacional de Responsabilidade Social - ISO 26000
ISO 26000
Com norma própria, Brasil lidera grupo internacional de trabalho da futura ISO de Responsabilidade Social
ISO 26.000
Será a privatização das causas sociais?
Nova Norma
Com publicação prevista para 2009, a ISO 26000 será um guia de diretrizes em Responsabilidade Social e de uso voluntário

Juliana Rocha Barroso
Publicado pelo Setor3 em 25/02/08


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br