sábado, 5 de maio de 2007

Folha e Schwab abrem inscrições para o prêmio "Empreendedor Social 2007"

Pubicado pela Folha Online em 05/03/2007

A Folha e a Fundação Schwab, organização-irmã do Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), estão com inscrições abertas para o prêmio "Empreendedor Social 2007". O concurso identifica líderes de organizações, com ou sem fins lucrativos, que alcançaram mudanças sociais de maneira inovadora e sistêmica.

Inovação, sustentabilidade e impacto social direto são os principais critérios valorizados para a escolha dos empreendedores que serão selecionados pela Folha e pela Fundação Schwab. "O empreendedor social é um inovador social com um plano de negócios de grande impacto", explica Pamela Hartigan, diretora-executiva da Fundação Schwab.

As inscrições para o prêmio podem ser feitas até 31 de maio de 2007 pelo site www.schwabfound.org/brazil. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail folhasp@schwabfound.org.

Os projetos finalistas serão visitados pela Folha e pela Fundação Schwab e avaliados por um júri composto por membros expressivos dos setores acadêmico, público e empresarial, que definirá o "Empreendedor Social 2007".

Para o vencedor, a Folha e a Schwab oferecem visibilidade na mídia, troca de conhecimento e contatos com grandes patrocinadores: ele participa, com todas as despesas pagas, da Cúpula Mundial de Empreendedores Sociais e do Fórum Econômico na América Latina. Além de reconhecimento nacional, a Fundação Schwab também promove a troca de know-how entre empreendedores de destaque e viabiliza o contato deles com líderes corporativos e governamentais.

Em 2005, primeiro ano do prêmio no Brasil, foram recebidas 125 inscrições. Em 2006, o número aumentou para 153. O brasileiro premiado em dezembro do ano passado foi o dentista Fábio Bibancos, que idealizou o projeto "Turma do Bem". Bibancos lidera um grupo de 650 dentistas que atendem crianças e adolescentes com problemas bucais graves.

Reconhecida internacionalmente, a Fundação Schwab identifica e promove modelos de empreendedorismo que resolvam problemas sociais de maneira criativa e prática, para que possam obter apoio e ser replicados. A organização, com sede em Genebra, Suíça, foi criada por Klaus Schwab e sua mulher, Hilde, em 1998.

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2ª edição do Prêmio Cultura Viva tem inscrições abertas até 25 de maio

Fonte: site do Prêmio Cultura Viva

O Prêmio Cultura Viva é uma das ações do "Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania – Cultura Viva", que tem como objetivo estimular e dar visibilidade a iniciativas culturais que ocorrem em todo o território brasileiro.

A segunda edição do Prêmio Cultura Viva busca mobilizar e dar visibilidade a iniciativas que atuam na articulação entre os campos da cultura, da educação e da comunidade, por meio de práticas culturais e educativas desenvolvidas na e com a participação da comunidade.

Esta nova edição é dirigida a iniciativas que desenvolvam práticas culturais e educativas nas áreas do patrimônio cultural, da comunicação cultural e das artes, que compreende as linguagens artísticas: artes cênicas, audiovisual, artes visuais, artes musicais e artes da palavra (literatura, cordel, lendas, mitos, dramaturgia e contação de histórias).Essas iniciativas poderão ser inscritas pelos seguintes públicos:

  • Escolas Públicas de Ensino Médio
  • Fundações e Instituições Empresariais
  • Gestores Públicos
  • Grupos Informais
  • Organizações da Sociedade Civil sem fins lucrativos
  • Pontos de Cultura

Incrições
O período de inscrições teve início no dia 18 de abril e se estenderá até às 18 horas do dia 25 de maio de 2007 (horários de Brasília).

O regulamento e ficha de inscrição estão disponíveis no site do Prêmio Cultura Viva e também podem ser retirados nos Pontos de Cultura e nas representações regionais do Ministério da Cultura.

No caso de incrições feitas em fichas de papel, elas deverão ser encaminhadas, preferencialmente, por SEDEX com aviso de recebimento, ao endereço:
CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
2ª edição do Prêmio Cultura Viva
Rua Dante Carraro, 68
05422-060 – São Paulo, SP

Todas as inscrições são gratuitas.

Os prêmios
As dezoito iniciativas premiadas, três em cada categoria, receberão um troféu e os seguintes prêmios em dinheiro:
1º lugar = R$ 30.000,00
2º lugar = R$ 20.000,00
3º lugar = R$ 10.000,00

As 120 iniciativas melhor avaliadas receberão o "Selo Prêmio Cultura Viva", representativo de cada etapa do processo seletivo. Um representante de cada uma dessas iniciativas será convidado para participar de atividades realizadas durante o Encontro Nacional de Cultura, Educação e Cidadania/Teia 2007, promovido pelo Ministério da Cultura.

Integrando ações
Buscando aproximar-se de outras ações do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, a segunda edição do Prêmio Cultura Viva incorporou a Ação Escola Viva. As duzentas melhores práticas culturais e educativas desenvolvidas pelos Pontos de Cultura, Pontões, Redes de Pontos ou organizações vinculadas às Redes, identificadas pelo processo seletivo da 2ª edição do Prêmio Cultura Viva participarão automaticamente do Prêmio Escola Viva, conforme edital que será publicado no Diário Oficial da União pelo MinC.

Na primeira edição do Prêmio Cultura Viva foram 1.532 iniciativas vindas dos quatro cantos do país. Por meio de um processo seletivo dividido em quatro etapas, e que contou com a participação de cerca de 130 avaliadores, foram analisadas iniciativas de grupos informais e de organizações legalmente constituídas que atuam com o envolvimento e a mobilização das comunidades, na transmissão e atualização de práticas culturais tradicionais, promovendo o empoderamento e o protagonismo local.

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Quem é que paga a conta da responsabilidade social?

Vandré Brilhante *
Publicado pelo Mapa do Terceiro Setor em 17/04/07

O Centro de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável, CIEDS tem desenvolvido parcerias com alguns atores que exercem, verdadeiramente, a responsabilidade social. Por exemplo, no Ceará, o CIEDS é parceiro da Fundação I Can, criação de um casal canadense que com esforços e recursos próprios implantou bibliotecas em comunidades carentes em Fortaleza. Na nossa área, a Responsabilidade Social é o tema da vez.

Mais e mais empresas se envolvem com ações sociais. Muitas vezes, no entanto, responsabilidade social se confunde com marketing.As empresas criam institutos com seus nomes e lhes dirigem recursos que seriam destinados a impostos, ou seja, ao Estado que deve prover uma vida de qualidade para todos. Por meio desses arranjos, acontece uma verdadeira privatização dos impostos, já que esses institutos decidem o que fazer com os recursos que seriam públicos. E fazem gigantescas campanhas de marketing, destacando seus investimentos na área social! O que fazem é mesmo é responsabilidade social empresarial?? Por que não tiram de seus lucros operacionais os recursos para ações sociais, culturais e educativas. Porque compramos, por valores altíssimos, livros que trazem o selo da lei Roaunet? O selo informa que o livro foi produzido com recursos oriundos da renúncia fiscal! Esse debate não é novo, mas é justo.

O CIEDS, comprometido com o fortalecimento do Terceiro Setor, se sente no dever de puxar essa discussão. Podemos questionar a legitimidade dos ditos encontros do Terceiro Setor onde só participam representantes empresariais! E também a prática de cooptar os profissionais formados pelas ongs com ofertas salariais maiores enfraquecendo assim todo o investimento na formação de quadros. Mas o consumidor pode mudar esse cenário. Como todo economista sabe, o mercado é o maior regulador das distorções sociais.

Nos Estados Unidos, as grandes marcas já não associam mais seus nomes a fundações de ação social. Estas são iniciativas das famílias proprietárias de grandes marcas que utilizam recursos próprios e não os da empresa para fazer ação social. Devemos, nós também, brasileiros, exigir que responsabilidade social empresarial seja feita através de investimento próprio e não por meio de renúncias fiscais, afinal o imposto pago é o que sustenta políticas públicas, dirigidas a todos nós.

* Secretário Executivo do Centro de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável

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