terça-feira, 11 de março de 2008

Microsoft está desenvolvendo interface de usuário para analfabetos

Desafio da Microsoft é adaptar os ícones a diferentes culturas e países. Empresa não planeja lançar um produto imediatamente

A Microsoft Research está trabalhando em uma tecnologia para criar uma interface voltada aos analfabetos. Cientistas do laboratório de pesquisa da empresa, na Índia, estão criando protótipos de interfaces de usuário.

A Microsoft, contudo, não tem planos imediatos de trabalhar em um produto. “Muitas pessoas no mundo, e cerca de 50% na Índia, não podem ler e escrever”, comentou o diretor de facilidades do projeto, P. Anandan. “Você pode mostrar muito mais com imagens”, afirma.

Anandan conta que um desafio no desenvolvimento da nova interface é superar a necessidade de ler e escrever para interagir com o computador. Segundo ele, o que pode ser melhor utilizado para preencher este espaço são ícones.

Outro problema está na diferença de culturas dos países e mesmo cidades, que respondem diferentemente a diversos tipos de imagens. O diretor explicou que o desenho que representa um lar nos Estados Unidos, se fosse visto na Índia, seria interpretado como uma cabana, e não um lar.

“Outra parte do trabalho se trata de pensar nos vocabulários das comunidades”, adiciona Anandan. “Cada interface icônica depende da aplicação que você está criando e da comunidade para a qual é voltada. É preciso pensar na linguagem, no país e tipo de trabalho das pessoas”, diz.

A preocupação com os analfabetos pode ajudar empresas que se esforçam no desenvolvimento de interfaces mais tradicionais, assim os usuários em geral podem se beneficiar de ícones mais ricos e significativos, enfatiza Anandan.


Sharon Gaudin, editora do Computerworld, de Framingham
Por Computerworld/EUA
Publicada pelo
IDG Now! em 10/03/08

Mais...

Facebook recrutará doadores de sangue

A rede social Facebook lançou nesta terça-feira um novo aplicativo para recrutar doadores de sangue entre seus 65 milhões de usuários.

O programa, desenvolvido oficialmente pela ONG nova-iorquina Takes all Types, enviará aos participantes mensagem através do Facebook, e-mail e telefone celular quando precisar de sangue de seu mesmo tipo em sua região.

Os usuários do aplicativo também receberão lembretes para doar sangue regularmente.

Ben Bergman, especialista em recursos humanos para firmas da internet e co-fundador do programa, disse à imprensa norte-americana que a decisão foi tomada porque os criadores do site tinham a sensação de "que a maioria do que existe no Facebook era muito acadêmico ou frívolo."

A ONG desenvolveu o programa em três meses e o distribuiu na rede, aproveitando a permissão do Facebook para que programadores que não trabalham na empresa projetem aplicativos e fiquem com a renda publicitária.

Desde o ano passado, mais de 18 mil aplicativos foram lançados por membros do Facebook.

Publicado pela Folha Online me 11/03/08

Mais...

Pão de Açúcar sai na frente

Já reparou quantas embalagens desnecessárias você leva pra casa depois de ir ao supermercado?

O Rio de Janeiro será a primeira cidade a receber o projeto Caixa Verde, - da rede de supermercados Pão de Açúcar - que tem como objetivo estimular os clientes a reciclar embalagens antes de levar os produtos para casa.

Aquela pasta de dente que você comprou que vêm com uma caixinha que só serve para ir para o lixo, já pode cortar caminho e nem ir para a sua casa. Você deposita ali mesmo no supermercado no ato da compra. Enquanto a moça do caixa vai passando na registradora você desembrulha o produto e entrega a indesejável montanha de plástico e papel ali mesmo.

Além de garantir que aquilo será reciclado, transmitirá aos poucos aos fabricantes que o eles devem acabar com o desperdício de embalagens. Afinal pra que serve aquela caixinha da pasta de dente? A tampa já poderia vir com um lacre nela mesmo não? E o plástico em volta das garrafas de refrigerante? Nem cabe na geladeira daquele jeito.

Por enquanto serão seis lojas testes: Barra da Tijuca (Av. das Américas, 2000), Tijuca (Rua Dr. Satamini, 164), Jardim Botânico (Rua Jardim Botânico, 680), Flamengo (Marques de Abrantes, 165) e em duas unidades de Copacabana (Rua Pompeu Loureiro, 15 e Rua Nossa Senhora de Copacabana, 493).

E pra quem não mora no Rio e não aguenta o desperdício de embalagens, o melhor jeito é mandar um e-mail para quem exagera no pacote. É um trabalho de formiguinha, mas funciona.

Daniel Chagas Martins
Publicado pela Área 3 do
Update or Die em 11/03/08

Mais...



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br