domingo, 20 de maio de 2007

Brasil das Águas* vai para Mato Grosso percorrer o Rio Verde

Publicado no boletim eletrônico do Projeto Brasil das Águas em 20/05/2007

No mês passado, o projeto viajou quase 8 mil quilômetros, saindo de Brasília para percorrer o rio Ibicuí, no Rio Grande do Sul, e esticando o roteiro até Concepción del Uruguay, na Argentina, onde foi convidado a palestrar na Universidade.

A maior surpresa com o Ibicuí, maior afluente do rio Uruguai, foi descobrir que o rio tem uma extensão de 460 km, e não os 280 km indicados em várias fontes. Nas margens daquele belo rio, dotado de praias brancas, que corta os campos sulinos, predomina o cultivo do arroz.

Foz do rio Verde no rio Teles Pires
A região que está sendo visitada e estudada nesta semana, entre 19 a 24 de maio, é bem diferente. O alvo agora é o Rio Verde, no Mato Grosso.
Verde é o nome de muitos rios em estados diferentes do país, e só no Mato Grosso existem dois.
Um deles é afluente do Guaporé, na fronteira com a Bolívia e que a expedição Brasil das Águas vai visitar no próximo mês.
O outro Verde, que está sendo percorrido pelo Brasil das Águas nesses dias, nasce na Serra Azul a 170 km ao norte de Cuiabá em linha reta, e desemboca no Rio Teles Pires perto de Sinop.
Mato Grosso ainda leva fama pelo desmatamento extensivo, porém nos últimos anos houve esforços – mais do que em outros estados brasileiros localizados no “Arco de Desenvolvimento” – para diminuir as queimadas e respeitar as áreas de reserva legal e as matas ciliares.
Acompanhe o diário de bordo da expedição ao rio verde aqui.
* O Projeto Brasil das Águas foi concebido por Gérard e Margi Moss e realizado com o patrocínio da Petrobras. As empresas parceiras são: BR Aviation, Agência Nacional de Águas, Chubb Seguros, Osklen e Rede Globo.

Mais...



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br