sábado, 22 de novembro de 2008

Avaí arrecada "vaquinha" para subir à elite

Se o torcedor corintiano tirou dinheiro do bolso para ter a foto no uniforme do clube, em Florianópolis, houve quem "pagasse" para ver o Avaí na Série A em 2009 --o time está garantido na elite.

Há cerca de um mês, uma associação de torcedores lançou a campanha "Quanto você doaria para ver o Avaí na Série A?".

Por meio dela, o grupo insta os fãs do clube a doarem no mínimo R$ 25 aos jogadores. Segundo a associação, o valor arrecadado --que seria devolvido aos doadores em caso de fracasso do time na empreitada-- foi um "estímulo a mais" para subir.

No próximo sábado, na partida contra o São Caetano, no estádio da Ressacada, a associação entregará um cheque simbólico do montante levantado. Mas os organizadores reconhecem que a quantia até agora obtida está abaixo da esperada.

"O objetivo era conseguir até R$ 1 milhão. Sabíamos que era difícil, mas tem muita empresa que prometeu e até agora não doou", diz Márcio Borges, diretor financeiro da Assta (Associação Social e Cultural dos Torcedores do Avaí). "A previsão agora é de conseguir uns R$ 30 mil, R$ 40 mil. Quem sabe um pouco mais."

Se o valor de R$ 30 mil for alcançado, cada um dos 42 jogadores do time profissional do Avaí receberá R$ 714 dos torcedores. Se o "bicho" for repartido com a comissão técnica, o valor será inferior a R$ 484. "A avaliação é que a campanha foi positiva. A associação ficou conhecida, esperamos agora ter mais sócios [hoje são cerca de 350]. Pelo que os jogadores vão ganhar, o valor que conseguimos é pequeno, mas vai dar para ajudar", diz Borges.

A diretoria do Avaí foi favorável à iniciativa e autorizou que a campanha fosse veiculada no site do time catarinense. No entanto o próprio clube lançou, há uma semana, uma campanha para arrecadar fundos para a disputa da elite no ano que vem.


Ricardo Viel
Folha Online, 22/11/08

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Internet ajuda jovens a se tornarem cidadãos competentes na era digital

Usar a internet é essencial para que os jovens determinem habilidades sociais e técnicas para se tornarem cidadãos competentes na era digital, revela estudo da MacArthur Foundation.

A web faz com que os adolescentes desenvolvam sua personalidade e ainda auxilia na tomada de decisões de uma forma que gerações mais antigas não entendem, segundo a organização.

Os pesquisadores responsáveis pelo estudo informaram que a web não é meramente recreacional para os jovens internautas. No lugar de nomear a internet como “distração improdutiva”, o estudo classificou a rede como “um salto de pensamento da geração”.

Além de aprender mais sobre seus próprios relacionamentos, os jovens aceitam mais obter novos conhecimentos dos seus próprios amigos ao invés de adultos, o que poderia levar a uma mudança significativa em estratégias educacionais.

O estudo mostra que a internet e seus recursos - mensagem instantânea, redes sociais e derivados - é importante também para os casais, que conseguem se manter em contato com frequência.

Neste último caso, há controvérsias - afinal, a tecnologia permite que os tímidos se aproximem online mesmo sem conhecer alguém pessoalmente, o que pode gerar outro tipo de entrave social. Um bom exemplo é a camiseta com o sistema ShotCode, que permite, por uma foto, o levantamento de dados sobre quem a veste em redes sociais.

O levantamento envolveu análises de 2005 a 2008, conduzindo 23 estudos de caso, além dados sobre práticas de jovens, principalmente nos Estados Unidos. O relatório completo está online no site da MacArthur Foundation.

JR Raphael
Editor da PC World, de São Francisco
Idéia 2.0, 21/11/08

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FutCup movimenta patrocinadores

Torneio infanto-juvenil de futebol em escolas particulares da capital paulista é patrocinado pela Perdigão, Sony, Centauro, Schin Guaraná e Penalty

Promovido pela TTK Marketing Esportivo, o FutCup - campeonato infanto-juvenil de futebol em escolas particulares de São Paulo - acaba de renovar acordo com a loja de artigos esportivos Centauro (Co-patrocinador) e com a Schin Guaraná (Guaraná Oficial). Outra marca que assinou contrato para atuar como co-patrocinadora do FutCup em 2009 é a Bauducco. Já os patrocinadores máster Perdigão e Sony, afora a Penalty (Material Esportivo) e a Rádio Transamérica (Rádio Oficial) estão em trâmite para renovar o apoio.

Torneio que reúne uma média de 50 escolas particulares pertencentes ao público A e B, o FutCup é direcionado para meninos e meninas entre 07 e 17 anos que jogam futebol nas modalidades campo, society e futsal. São dez meses de competição, além de ações interativas com o público-alvo como festivais, gincanas, jogos entre os pais, ações recreativas e distribuição de brindes por parte dos patrocinadores. Entre alguns dos colégios participantes estão o Rio Branco, Santo Américo, Porto Seguro, Miguel de Cervantes e Santa Cruz.

"Buscamos associar os pilares educação, família e esporte com o FutCup. Este também é o interesse das empresas patrocinadoras, que visam agregar valores aos participantes e familiares", afirma Marcos Yano, diretor da TTK Marketing Esportivo. O executivo explica que as ativações estão de acordo com o objetivo de cada anunciante no evento. "A Perdigão, por exemplo, pretende se associar a família dos atletas. Por este motivo sorteamos cupons com uma viagem para toda a família do aluno", conta.

As ações dos patrocinadores também são contempladas com faixas, placas e camisetas promocionais nos dias dos jogos, além do logo de cada empresa no site do torneio FutCup. O FutCup Day, que também faz parte do projeto ações promocionais, divulga as marcas patrocinadoras nos colégios durante os intervalos das aulas, por meio de atividades com os alunos que acontecem 40 vezes ao ano. Segundo Yano, a FutCup 2008 atingiu uma média de 70 mil alunos e cerca de 300 mil pessoas.

Para Marcus Trugilho, gerente de comunicação e propaganda da Sony, "fazer parte da FutCup é estar presente em um dos momentos mais importantes da vida de uma pessoa: sua formação. Esta fase é consideravelmente lembrada em todas as outras. Mas, muito além disso, vinculamos nossa marca ao esporte, que é extremamente importante para evolução desses jovens e muito bem visto como uma atividade de entretenimento pelas escolas, pais e familiares", pontua.

As categorias do FutCup são divididas entre Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-17. Crianças entre 7 a 10 anos não disputam partidas, pois ainda não estão preparadas para possíveis derrotas.

Projetos complementares
A TTK Marketing Esportivo também criou a FutStars, que seleciona estudantes que foram destaques durante os 400 jogos realizados da FutCup. O projeto permite a participação dos alunos em campeonatos mundiais infanto-juvenis em regiões como Europa e Estados Unidos. O FutCup Social, por sua vez, se trata de um projeto social que angaria doações de alimentos (conquistados nos ingressos para assistir aos campeonatos), doações de material esportivo, livros e reciclagem de pets.

Já o FutCup Soccer Camp é o projeto de férias com acampamentos diferenciados com foco em treinamentos de futebol aos estudantes. O contrato de patrocínio inclui aparição das marcas em todas as iniciativas FutCup. "A nossa comunicação o público-alvo é permanente. Além de todos os encontros presenciais, a FutCup traz reportagens e vídeos em seu site oficial que são acessados em qualquer momento, blog do torneio, além do envio do FutCup News, jornal impresso produzido pela equipe de imprensa da TTK durante os jogos e eventos que fazem parte da marca", destaca Marcos Yano.

O diretor da TTK Marketing Esportivo revela que a agência pretende levar o FutCup para outras duas praças em 2010. "É bem provável que tenha uma FutCup no Rio de Janeiro em 2010. Também estamos estudando as cidades de Brasília, Belo Horizonte e Curitiba como outra sede", conclui Yano.


André Lucena
Meio & Mensagem Online, 21/11/08

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"Redes sociais" e trabalho

Sempre me assusto quando converso com alguém que me diz que no seu trabalho não é permitido o uso de programas como Skype, MSN e equivalentes. Aliás, qualquer limitação em termos de comunicação e uso de tecnologia sempre me deixa embasbacada. Outro dia, ouvi de uma amiga publicitária que na "agência nada disso é permitido". Em que planeta vivem as pessoas que fazem essas regras?

Tem razão o rapazinho da charge aí acima quando diz que vai usar sinal de fumaça...

"Quem não se comunica se estrumbica"! A frase é velha, mas faz cada vez mais sentido.

Uma rápida pesquisa no Google com a frase "redes sociais nas empresas" vai dar tantos resultados interessantes sobre as vantagens do uso das "redes sociais" nas e pelas empresas (e sobre as desvantagens do não uso) que nem vale a pena comentar tais proibições. Pelo jeito esses "chefes" nem descobriram os jornais ainda... E não sabem o que estão perdendo - eles e suas organizações.

A propósito, li um artigo interessante outro dia sobre como a geração dos que têm hoje entre 18 e 31 anos - conhecida como millennial generation - se relaciona com as regras corporativas de tecnologia - não estão nem aí!

Em tempo: "redes sociais" entre aspas, claro. Estamos falando de ferramentas de comunicação e não de redes sociais... E a charge eu encontrei no blog Humor Beta do IDG Now!.

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