quinta-feira, 25 de junho de 2009

Edital de Seleção de Pontos de Cultura em Mato Grosso

Inscrições até 10 de julho

O edital irá selecionar 40 Pontos de Cultura no Estado de Mato Grosso. Podem participar deste Edital Pessoas Jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, que sejam de natureza cultural como associações, sindicatos, cooperativas, fundações privadas, ou instituições tituladas como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) e Organizações Sociais (OS), sediadas e com atuação comprovada na área cultural, há pelo menos dois anos no Estado de Mato Grosso.

O QUE SÃO PONTOS DE CULTURA?
São iniciativas desenvolvidas pela sociedade civil que, após seleção por edital público, firmam convênio com a Secretaria de Cultura do Estado de Mato Grosso e o Ministério da Cultura, e tornam-se responsáveis por articular e impulsionar ações que já existem nas comunidades.

O Ponto de Cultura não tem modelo único de instalações físicas, de programação ou atividade, é uma iniciativa que impulsiona a realização de ações envolvendo Arte e Educação, Cidadania com Cultura e Cultura com Economia Solidária.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?
A instituição selecionada como Ponto de Cultura receberá anualmente R$ 60.000,00 (sessenta mil reais), disponibilizados da seguinte forma: a)2009-2010: R$26.000,00 em capital e R$34.000,00 em custeio b)2010-2011: R$24.000,00 em capital e R$36.000,00 em custeio c)2011-2012: R$24.000,00 em capital e R$36.000,00 em custeio

QUEM PODE PARTICIPAR? Podem participar deste Edital Pessoas Jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, que sejam de natureza cultural como associações, sindicatos, cooperativas, fundações privadas, ou instituições tituladas como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) e Organizações Sociais (OS), sediadas e com atuação comprovada na área cultural, há pelo menos dois anos no Estado de Mato Grosso.

QUEM NÃO PODE PARTICIPAR? Não podem participar, sob pena de imediata inabilitação: pessoa física, instituições com fins lucrativos, instituições de ensino, pesquisa, e desenvolvimento institucional, públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, suas mantenedoras e associações de pais e mestres, fundações e institutos criados ou mantidos por empresas ou grupos de empresas, entidades integrantes do “Sistema S” (SESC, SENAC, SESI, SENAI, SEST, SENAT, SEBRAE, SENAR e outros), instituições ou grupos que já sejam Pontos de Cultura com convênio ativo e com parcelas financeiras a receber do Ministério da Cultura, e/ou sem prestação de contas final aprovada.

Confira o edital e os anexos:
Edital-2009
Termo de retificação do Edital
Tabela I - Territorialização do Programa Mais Cultura
Tabela II - Critério de Seleção e Julgamento
Tabela III - Cotas de Pontos
Tabela IV - Regiões de Planejamento do MT
Anexo I - Requerimento
Anexo II - Formulário de Inscrição
Anexo III - Plano de Trabalho e Cronograma de Desembolso
Anexo IV - Relatório de Atividade
Anexo V - Declaração
Anexo VI - Atestado

Mais Informações: (65) 3613-9203 ou pelo site: http://www.cultura.mt.gov.br/TNX/conteudo.php?sid=73&cid=2654


Ministério da Cultura, 10/06/09

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Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua 2009

Inscrições até 7 de agosto

A Fundação Nacional de Artes (Funarte), em parceria com o Instituto Cultural Sérgio Magnani, lança o edital do Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua 2009 para viabilizar projetos de grupos, companhias, trupes e artistas independentes que busquem, em apresentações de rua, um novo significado para o espaço público. Ao todo, 60 projetos serão contemplados, com valores de R$ 20 mil, R$ 40 mil ou R$ 50 mil. As inscrições estão abertas até 7 de agosto.

Podem ser inscritos projetos de montagem ou circulação de espetáculos, performances cênicas e intervenções urbanas. Grupos e artistas com mais de dez anos de atuação na rua têm também a possibilidade de concorrer com propostas voltadas para o registro e a preservação memorialística de suas atividades.

O material de inscrição, que inclui a documentação do proponente e o projeto técnico das ações que pretende desenvolver (ver detalhes e especificações no edital), além de um formulário preenchido, deve ser enviado, via Correios, para o Centro de Artes Cênicas da Funarte, no Centro do Rio de Janeiro. Os selecionados deverão executar as ações propostas até 30 de abril de 2010, em pelo menos uma cidade brasileira.

A análise das propostas caberá a uma comissão composta por cinco especialistas em artes cênicas, que deverão considerar a excelência artística e a viabilidade prática do projeto, a qualificação dos profissionais envolvidos e a diversidade da produção das artes cênicas brasileiras. O resultado final será divulgado no Diário Oficial da União e no site da Funarte.

Leia o edital

Mais informações:
artescenicasnarua@funarte.gov.br
21 2279 8018


Ministério da Cultura, 23/06/09

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Edital Microprojetos Mais Cultura Minas Gerais

Inscrições até 7 de agosto

O objeto deste Edital é o financiamento não reembolsável de microprojetos culturais na Região do Semiárido Brasileiro e tem como finalidade fomentar e incentivar artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais. Os projetos financiados deverão ter jovens de 17 a 29 anos como protagonistas ou
beneficiários, residentes em regiões e municípios do Semiárido, no sentido de promover a diversidade cultural.

Edital - 2009
Formulário - Pessoa Física
Formulário - Pessoa Jurídica

Os esclarecimentos aos interessados e a orientação técnica para o preenchimento do formulário-padrão serão prestados pela Superintendência de Interiorização/SEC, na Praça da Liberdade, nº 317, Belo Horizonte, em dias úteis no horário de 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas pelo telefone 031 3269 1079 ou pelo email: microprojeto@cultura.mg.gov.br



Ministério da Cultura, 24/06/09

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Teleconferência do MDS apresenta mudança no financiamento da Assistência Social para crecehes e pré-escolas

O chamado Piso Básico de Transição do SUAS será extinto em dezembro de 2009. Para explicar esse assunto, o MDS realiza na sexta-feira (26/6) programa na TV Banco do Brasil. A transmissão acontecerá das 16h15 às 17h45 (horário de Brasília).

Programa vai explicar mudanças no repasse de recursos para creches e pré-escolas
As creches e pré-escolas públicas ou conveniadas do Brasil deixaram de ser financiadas com recursos da Assistência Social. Com base na legislação brasileira, essas instituições têm que ser financiadas com recursos da Educação. Por isso, o chamado Piso Básico de Transição será extinto em dezembro de 2009 e serviços de assistência social serão desenvolvidos por Municípios e Distrito Federal, a partir de janeiro de 2010.

Diante das mudanças, na próxima sexta-feira (26/6), gestores, técnicos e conselheiros estaduais e municipais de Assistência Social de todo o País terão oportunidade de tirar dúvidas, ao vivo, durante teleconferência promovida pela Secretaria Nacional de Assistência Social, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A teleconferência será transmitida pela TV Banco do Brasil (TV-BB), por meio do programa Ponto a Ponto, que poderá ser assistido nas agências de relacionamento dos Municípios onde há ponto ativo da tevê. A transmissão acontecerá das 16h15 às 17h45 (horário de Brasília).

Participarão do programa, pelo MDS, a secretária Nacional de Assistência Social, Ana Lígia Gomes (participação gravada), a diretora do Departamento de Proteção Social Básica, Aidê Almeida, e a coordenadora-geral de Acompanhamento das Ações de Proteção Social Básica, Helena Ferreira de Lima, além do gerente de divisão da Diretoria de Governo do Banco do Brasil, Flávio Carlos Pereira.

Todas as questões referentes à conclusão do processo de mudança e às regras e condições para implantação dos novos serviços, que eram co-financiados com o Piso Básico de Transição, serão esclarecidas durante o programa.

Para assistir ao Ponto a Ponto, é necessário procurar o gerente de relacionamento do Banco do Brasil com antecedência, a fim de que seja autorizada a entrada na agência fora do horário de expediente bancário. Caso a agência não possua um ponto ativo da TV Banco do Brasil, o gerente poderá indicar outra mais próxima que ofereça o serviço. Ao longo do programa, os telespectadores poderão fazer perguntas por telefone e fax, que serão informados durante a teleconferência.


Raquel Flores
Site do MDS, 23/06/09

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Nestlé e Rainforest Alliance anunciam "Ecolaboração"

Milhares de cafeicultores da América Latina à África se beneficiarão com o lançamento de uma nova fase de colaboração entre uma empresa que preza pela qualidade e uma organização internacional de conservação dedicada à proteção da biodiversidade. A Rainforest Alliance e a Nestlé Nespresso acabam de assinar um acordo chamado "Ecolaboração". Uma das metas comuns é reduzir os impactos ambientais e aumentar os benefícios sociais do cultivo de café em regiões tropicais suficientes de forma que 80% do café Nespresso venha de fazendas certificadas pelo Rainforest Alliance até o ano de 2013.

As fazendas certificadas cumprem amplos padrões que cobrem todos os aspectos da produção sustentável, incluindo conservação do solo e da água, proteção da vida silvestre e das florestas, e garantia de que os trabalhadores rurais, mulheres e crianças tenham os direitos adequados e os benefícios, bem como bons salários, água potável limpa, acesso a escolas, assistência de saúde e segurança. Durante os últimos cinco anos, a Nespresso e a Rainforest Alliance vêm buscando demonstrar que a administração de fazendas de forma que beneficiem os trabalhadores e que a vida silvestre pode de fato melhorar o sabor do café resultante.

Cafeicultores estão entusiasmados com a união da Nespresso com a Rainforest Alliance na busca pela "qualidade sustentável", porque a produção de grãos de qualidade de alto valor normalmente é um ingresso para a estabilidade financeira. Um número estimado de 80.000 produtores estarão em um programa de qualidade sustentável até o final da safra de 2012/13.

Os cafeicultores cumprirão diretrizes para produção que integram três esferas de sustentabilidade-viabilidade econômica, conservação ambiental e justiça social. A Rainforest Alliance e outros grupos sem fins lucrativos que formam a Rede de Agricultura Sustentável (RAS) no começo dos anos noventa desenvolveram os padrões e têm desde então ajudado milhares de produtores a adotá-los nas fazendas que cultivam uma variedade de colheitas em 22 países tropicais.

Durante anos de trabalho a campo em áreas de cultivo de café, especialistas em manejo agrícola sustentável da Rainforest Alliance da RAS se uniram a especialistas em qualidade do café da Nespresso e companhias exportadoras para explorar cada detalhes sobre o manejo na fazenda e na fábrica para identificar as melhoras sociais e ambientais que também podem melhorar a qualidade.

"O casamento feliz de sustentabilidade e qualidade prova a importância de uma medida integrada, que resulta em benefícios para cafeicultores, animais silvestres, ecossistemas e comunidades", disse o presidente da Rainforest Alliance, Tensie Whelan. O diretor executivo da Nestlé Nespresso, Richard Girardot, concorda com isso. "Queremos dividir valor com os produtores que cultivam esses cafés de altíssima qualidade. Sua qualidade de vida, qualidade ambiental e qualidade na xícara são igualmente interligadas".

Agrônomos e ecologistas da companhia e de Organizações Não Governamentais (ONGs) desenvolveram um programa de treinamento para ajudar os produtores a cumprir com os padrões da RAS, bem como com os requerimentos de qualidade sustentável. Existem muitas sinergias benéficas: a cobertura da floresta sobre os cafezais na maioria das fazendas certificadas fornece habitat para inúmeras espécies silvestres; grãos que crescem na sombra natural são de melhor qualidade. Proteger rios garante que as fábricas terão água limpa para processar os grãos. Solos saudáveis, naturalmente enriquecidos com matéria orgânica produzem grãos de melhor qualidade. Trabalhadores que recebem bons salários e treinamento são motivados a cuidar do café desde a floração até os grãos secos no final do processo de moagem.

Cafeicultores estão inscritos no programa e fazendo progressos em direção à "Qualidade Sustentável" no Brasil, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Quênia e México. Grupos de fazendas capazes de cumprir com os requerimentos de qualidade demandados pela Nespresso também foram identificados na Etiópia, Índia e Nicarágua e deverão se unir ao programa pelo novo acordo de Ecolaboração entre o Rainforest Alliance e Nespresso.

No Brasil, o sócio da RAS responsável pela ecolaboração e os processos de auditoria para o selo Rainforest Alliance Certified é o IMAFLORA.


Rainforest Alliance, 23/06/09

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Publicitario de Obama e o uso inteligente dos meios digitais

Uau! 45 minutos de apresentaçao sem 1 slide e com a platéia atenta. David Plouffe, chefe de campanha de Obama, acaba de dar um show no Palais. Todos fascinados pelo case, cujo segredo, segundo David, foi o poder das pessoas decidirem tendo em maos as ferramentas corretas e um candidato inspirador com uma mensagem poderosa - 'Change'.

Apesar do David ter sido convidado a falar aqui para compartilhar de que forma o uso das tecnologias digitais mudaram o cenário político americano, o foco acabou sendo outro - as pessoas. Sim, o uso inteligente dos meios digitais foi fundamental. Menos pela inovaçao - a base da campanha foram os emails (!) e o site barackobama.com - e sim pela capacidade de conectar pessoas. Tudo começa com um político desconhecido que tem uma visao. Ele sente falta da participaçao das pessoas na política e acredita que a forma de se diferenciar é trazer para o debate aqueles que nunca tinham se envolvido em eleiçoes presidenciais. A partir desta ideia, duas crenças nortearam a campanha. De um lado o uso do digital como DNA. De outro, a força dos voluntários para fundear e organizar a campanha e ainda levar adiante a mensagem de mudança.

Obama usou os meios tradicionais para gerar conhecimento. Produziu comerciais em formatos diferenciados para ter certeza de que sua mensagem chegaria às massas. Mas nada tem mais valor na hora de comunicar do que pessoas falando com outras de forma autêntica. Daí ter sido tao importante falar diretamente com as pessoas (através de emails e vídeos) e dar a elas a chance de fazer a mensagem se multiplicar (poder das redes sociais) a ponto de contaminar outras e fazer com que de cada 10 novas pessoas que se cadastraram para votar, 7 votassem no Obama. Que planejamento sensacional. E que aula de execuçao!


Patricia Marinho em Cannes
Blue Bus, 25/06/0
9

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DOCTV América Latina 2

Inscrições abertas para o segundo programa de incentivo à produção de documentários latinoamericanos

Estão abertas as inscrições, de 23 de junho a 7 de agosto, para o segundo Programa de Fomento à Produção e Teledifusão de Documentários Iberoamericanos (DOCTV IB 2), doravante intitulado DOCTV América Latina (DOCTV AL).

Este programa, lançado pela Conferência de Autoridades Audiovisuais e Cinematográficas da Iberoamérica (Caaci), será coordenado no Brasil pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC). A proposta é estimular e fortalecer o intercâmbio cultural e econômico entre os povos latinoamericanos, implantar políticas públicas integradas de fomento à produção e teledifusão de documentários nos países da região e difundir a produção cultural desses países no mercado mundial.

Cada país participante poderá produzir um documentário que exponha de forma original situações, manifestações e processos contemporâneos da diversidade cultural latinoamericana. Este trabalho será divulgado em uma rede de televisões públicas que promovem o fortalecimento da identidade e diversidade cultural dos países do continente.

O documentário selecionado deverá ser inédito e ter até 52 minutos de duração, com um orçamento de US$ 70 mil. Uma vez escolhido o projeto, será assinado um termo de coprodução entre a Caaci, TV Pública e Secretaria Executiva da Cinematografia Iberoamericana (SECI) para a produção do documentário em cada país partipante.

Os documentários selecionados serão divulgados no período de abril de 2010 a abril de 2011, pelas TVs Públicas dos países incluídos no DOCTV AL 2.

Saiba mais sobre o Edital, Ficha de Inscrição e Orçamento: www.tvbrasil.org.br/doctval/default.asp.

Informações: (61) 3316-2043/2088/2044 ou audiovisual@cutura.gov.br, na Assessoria de Comunicação da Secretaria do Audiovisual.


Jane de Alencar
Ministério da Cultura, 23/06/09

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Edital de seleção para Pontos de Cultura do estado de São Paulo

Inscrição até 24 de agosto

Este Edital tem por objetivo a concessão de apoio na forma de prêmio, por meio de repasse de recursos financeiros do Programa Mais Cultura - Pontos de Cultura, para projetos culturais que desenvolvam ações continuadas em pelo menos uma das áreas de Culturas Populares, Grupos Étnico-Culturais, Patrimônio Material, Audiovisual e Radiodifusão, Culturas Digitais, Gestão e Formação Cultural, Pensamento e Memória, Expressões Artísticas, e/ou Ações Transversais.

Edital - 2009
Manual de Instruções
Anexo - I - Requerimento
Anexo - II - Formulário de Inscrição
Anexo - III - Plano de Trabalho
Anexo - IV - Relatório de Atividades
Anexo - V - Declaração
Anexo - VI - Minuta de Contrato

Eventuais esclarecimentos referentes a este Edital serão prestados na Secretaria de Estado da Cultura, por meio da UFDPC, na Rua Mauá, 51 - Térreo, em dias úteis, pelos telefones: 11 2627-8268 e 2627-8145 no horário de 10:00 às 17:00 ou pelo email: fomento.sec@gmail.com

Ministério da Cultura, 24/06/09

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