quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Como comprometer pessoas em um processo decisório


Se você é líder de uma equipe, precisa saber qual a maneira mais eficaz e prática de comprometer as pessoas em uma decisão forte e convicta

Durante a Segunda Guerra Mundial, foi feito nos Estados Unidos, um trabalho destinado a familiarizar as mães das crianças entre dois e seis anos de idade com regimes alimentares mais adequados. As verduras frescas estavam em falta, e por isso procurou-se levar as mães a incluírem óleo de fígado de bacalhau e suco de laranja na alimentação dos seus filhos.

Para descobrir a melhor maneira de convencê-las a adotar esse regime alimentar, experimentou-se dois tipos diferentes de instruções:
1- As mães pertencentes a um determinado grupo, foram levadas simplesmente a ouvir uma conferência de vinte minutos, proferida por um nutricionista.
2- As mães do outro grupo foram divididas em subgrupos de seis. Cada um desses subgrupos ouviu uma conferência de dez minutos, e depois disso, dispunham de mais dez minutos para discutir o que acabava de ser dito.

Constatou-se que somente 40% das mães que tinham ouvido a conferência de vinte minutos resolveram alimentar os filhos pela forma recomendada, enquanto que nos grupos que tiveram oportunidade de discutir o assunto, a adesão ao novo regime alimentar chegou a 90%.

Isso tem tudo a ver com a forma como conduzimos as equipes em determinadas tarefas no trabalho.

Devemos lembrar que antes de qualquer decisão tomada por uma equipe, existem opiniões diferentes e, portanto, conflitos.

Diferenças de interesse provocam disputas de poder em torno da importância dos diversos objetivos. Para evitar que isso aconteça, os debates devem ser conduzidos sistemática e metodicamente. Proponho alguns passos para a condução do processo:
1. O objetivo e os meios a serem utilizados devem ser estabelecidos com precisão.
2. Deve-se ter um consenso sobre os critérios a serem utilizados na avaliação das soluções.
3. Cada um deve ter consciência das diferenças de interesses, de concepções sobre o objetivo, e de critérios de avaliação.
4. Todas as informações disponíveis e relevantes para a solução do problema devem ser coletadas.
5. Uma vez escolhida a solução, devemos assegurar a disposição de cada um de empenhar-se pela decisão adotada.

Muitas vezes as verdadeiras dificuldades só começam depois da decisão, mais precisamente quando esta deve ser implantada. O resultado da experiência relativa à nutrição das crianças americanas permite formular mais uma regra muito importante. A convicção de que a decisão encontrada é correta, torna-se mais forte se as pessoas envolvidas tiverem oportunidade de participar pessoalmente do processo decisório, o que poderá acontecer, por exemplo, no interior de um grupo. As instruções partidas dos chamados "elementos autoritários" - especialistas, consultores, superiores hierárquicos - produzem uma motivação muito menos intensa que a força de convicção de um grupo.

Reflita sobre isso e você aumentará muito a eficiência de sua equipe.


Abraham Shapiro
Coach e consultor especializado em lideranças, equipes de vendas e relacionamento com o cliente. shapiro@shapiro.com.br
HSM On-line , 09/12/2008

Mais...

FINEP: Mais uma oportunidade para financiamento da inovação em empresas

Novo edital da Subvenção prevê R$ 450 milhões para inovação em empresas

Empresas brasileiras com projetos inovadores poderão em breve se candidatar para receber recursos da chamada pública do Programa de Subvenção Econômica 2009. Ao todo, serão disponibilizados por meio de edital da FINEP R$ 450 milhões para o desenvolvimento de produtos, processos e serviços em seis áreas estratégicas, as mesmas do edital passado. São elas: Tecnologias da Informação e Comunicação; Biotecnologia; Saúde; Defesa Nacional e Segurança Pública; Energia e Desenvolvimento Social. Os recursos da subvenção são não-reembolsáveis, ou seja, as empresas beneficiadas não precisam devolver o dinheiro recebido.

O novo edital será lançado nesta quarta feira (10/12), pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, durante a cerimônia de entrega dos troféus aos vencedores nacionais do Prêmio FINEP de Inovação. O evento acontece no Palácio do Planalto com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O edital de 2009 traz algumas mudanças. A primeira delas são os temas, um total de três por área. Este ano, a seleção dos candidatos também acontece em uma única etapa, ao contrário do edital passado, que contou com duas fases. Desta vez, a empresa terá que apresentar o projeto detalhado até o dia 6 de março. Para isso, ela deverá preencher o formulário eletrônico que estará disponível no site da FINEP a partir do dia 12 de janeiro.

Também este ano, as empresas deverão informar os impactos econômicos e sociais do projeto e a qualificação da equipe executora.

O valor mínimo de cada proposta será de R$ 500 mil, para micro e pequenas empresas, e de R$ 1 milhão para média e grande empresa, até o máximo de R$ 10 milhões, com prazo de execução de 36 meses. Haverá, ainda, uma contrapartida que ficará entre 5% e 20% do valor total do projeto no caso de empresas menores, e entre 100% e 200% para empresas de médio e grande porte.

“Na hora de definir o porte da empresa para efeito do cálculo da contrapartida, a FINEP vai considerar o faturamento global do grupo econômico ao qual ela está vinculada”, afirma o diretor de Inovação da FINEP, Eduardo Costa. No caso de grandes empresas, será exigida, ainda, uma declaração de que o seu principal laboratório de pesquisa, na área específica do projeto a ser desenvolvido, está localizado no Brasil.

Além do enquadramento do projeto nos temas específicos das seis áreas definidas no edital, a comissão julgadora levará em consideração o grau de inovação da proposta em relação a outras soluções existentes, o impacto no mercado, a importância para a sociedade e a capacidade técnica da equipe envolvida no desenvolvimento do produto, serviço ou processo.

“No edital de 2009, também será considerada a viabilidade técnica e financeira e a adequação do orçamento para o desenvolvimento do projeto”, afirma Costa. As notas vão de zero a 10, sendo que a nota 0 em qualquer um dos critérios é eliminatória.

Ainda segundo o edital, 40% dos recursos vão apoiar empresas de pequeno porte e 30% do total serão destinados às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Apenas no caso de não haver demanda qualificada nessas regiões, os recursos serão remanejados para apoio aos demais projetos aprovados.

Este já é o quarto edital de subvenção lançado pela FINEP. Até o momento, já foram disponibilizados nos três últimos editais cerca de R$ 1 bilhão para mais de 500 projetos.


Finep, 09/12/08

Mais...

Evento debate desafios do mobile marketing no País

Entre os temas do 1º Mobile Marketing Breakfast, discutiu-se a expectativa de crescimento do setor. Uma das estimativas é chegar a 20 milhões de usuários de celular com tecnologia 3G no próximo ano

Ter usuários que entendam e usem as ferramentas do celular e descobrir as melhores formas de ganhar dinheiro com o marketing na telefonia móvel são os desafios do segmento de publicidade via mobile, na opinião do diretor geral do Grupo RBS, Claudio Santos. A expectativa, segundo ele, é o setor saltar de 3 milhões em 2008 para 20 milhões de usuários de aparelhos com tecnologia 3G no próximo ano no País.

Santos foi um dos palestrantes do 1º Mobile Marketing Breakfast, evento organizado em São Paulo nesta terça-feira, 9, pelo conglomerado de comunicação gaúcho e pela agência paulistana Pontomobi, que recentemente teve 30% do capital adquirido pelo grupo.

"Uma empresa de comunicação não pode se restringir a um único ponto de contato com seu público. Hoje, a RBS está em todas as plataformas e é uma ponte entre marcas, empresas e consumidores", disse Santos. O encontro reuniu representantes de agências de diversos perfis como Y&R, MPM, Hello, Bullet, Sinc, B/Ferraz, além de anunciantes como Motorola, Visa e operadora Oi.

Na opinião de Leo Xavier, fundador da Pontomobi, existem alguns mitos que contaminam o segmento e atrapalham o desenvolvimento do mobile marketing no País. Entre eles, está a percepção errônea de que a internet móvel no Brasil é cara, ruim e lenta. "Isso já foi verdade em 1998 e 1999. Atualmente, o cenário é diferente com a realidade 3G, que oferece conexões de até 1 Mbps. E há planos a partir de R$ 9,90", destacou Xavier.

Outro mito, segundo ele, é a falta de audiência no segmento de mobile. "Temos 18 milhões de usuários de web móvel e mais de 30 milhões de novos usuários autorizando o recebimento de SMS, com profunda segmentação. É uma audiência equivalente à novela das oito". Em relação aos prazos para desenvolver campanhas para celular - via Bluetooth, torpedo de voz, hotsites, banners, vídeos interativos ou SMS- o tempo pode ser bem curto, variando de 5 a 10 dias, enfatizou. Para Xavier, as empresas devem investir em sites próprios para a ferramenta celular. "O site móvel é fundamental".

Já para Alon Sochaczewsli, sócio da agência digital Sinc, o segmento de mobile marketing necessita de um sistema de medição de audiência para fortalecer o setor. "Na internet temos o Ibope/NetRatings. No celular não existe o ranking dos sites mais acessados", afirmou, destacando que no primeiro trimestre de 2009 a Sinc irá divulgar uma pesquisa com a relação dos endereços eletrônicos mais acessados na internet móvel.

Durante o evento, foram apresentados os resultados da ação interativa do Skol Beats 2008, que aconteceu no final de setembro, e que teve formato, horário e local 100% escolhidos pelo público via internet ou mobile. Segundo Carolina Gimenes, diretora de novos negócios da B/Ferraz, organizadora do festival de música eletrônica, durante os cinco meses da ação no ar foram quase 500 mil votos, nas duas plataformas. "Precisamos levar para os clientes essas novas ferramentas e mostrar que são eficazes e funcionam. E precisamos também inovar dentro de um limite de responsabilidade com a marca", ponderou.


Andrea Martins
Meio & Mensagem Online, 09/12/08

Mais...

Pop-up é o formato mais rejeitado entre os jovens

Pesquisa do NúcleoJovem da Editora Abril aponta ainda que evento é a ação de marketing preferida entre o público de 13 a 24 anos

O NúcleoJovem da Editora Abril apresentou na segunda-feira, 8, a pesquisa Novos Consumidores 2, cujo objetivo é mostrar a relação do jovem brasileiro com a publicidade. Nesse estudo, o pop-up foi o formato com pior índice NC (criado para apontar como os jovens percebem as mídias levando em consideração os resultados quantitativos e qualitativos da pesquisa). O índice NC Negativo, que vai de -100 a -20, a janela que abre ao visitar uma página web atingiu -81 pontos, seguido dos panfletos, com -57, e faixa na rua, com -53.

Já entre os formatos com NC Positivo, o preferido pelos jovens foi evento, com 66 de índice, seguido dos comerciais de TV de 30 segundos, com 55, e advergames customizados, com 48. Dentro do NC Neutro - cuja pontuação varia de -20 a 20 - as que mais se aproximam dos índices positivos são Busdoor, com 19 pontos, e Outdoor, com 18. "Nosso objetivo é criar um termômetro da relação dos jovens com a publicidade", afirma Brenda Fucuta, diretora do NúcleoJovem e Publisher dos sites e revistas Superinteressante, Capricho, Mundo Estranho, Guia do Estudante, Aventuras na História e Loveteen.

O estudo - realizado pela Studio Idéias - levou em consideração a relação dos jovens com os espaços e com os formatos publicitárias ali presentes, tanto os tradicionais como novos. Com entrevistas junto a garotos e garotas de 13 a 24 anos, a pesquisa atuou em duas frentes: a primeira com 1.494 entrevistas on-line e análises de fotologs de jovens de todo o País; e a segunda com 129 entrevistas pessoais nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife.


Fábio Suzuki
Meio & Mensagem Online, 09/12/08

Mais...

Título de capitalização capta recursos para instituições

O Click do Bem é um Título de Capitalização da Sul América com o qual você ajuda a ABCD - Mães da Sé a apoiar famílias na busca de seus entes queridos, concorrendo a prêmios em dinheiro.

Com um mínimo garantido de R$ 10 mil por mês, a Associação Brasileira de Busca e Defesa às Crianças e Pessoas Desaparecidas (ABCD), também conhecida como Mães da Sé, que há 12 anos atua na localização e reintegração à família de pessoas desaparecidas no país, receberá inicialmente os recursos. Em breve, outras instituições serão inscritas na iniciativa.

Para adquirir o produto, o cliente deve acessar o site e cadastrar seus dados uma única vez, escolhendo, em seguida, a quantidade de títulos que deseja comprar. O login e senha são válidos para todos os demais acessos.

São muitas chances de ganhar até R$ 500,00 nas premiações instantâneas, de R$ 1.000,00 a R$ 3.000,00 nos sorteios semanais pela Loteria Federal e mais um super prêmio de R$50.000,00 no sorteio mensal que será realizado na Sede da SulaCap. Participe: www.clickdobem.com.br.


Fonte: Site Click do Bem

Mais...

Idosos serão 27% da população brasileira em 2040, segundo Ipea

O Ipea (Instituto de pesquisa Aplicada) divulgou nesta terça-feira uma pesquisa que mostra que o crescimento na expectativa de vida do brasileiro fará com que em 2040 o Brasil tenha 55 milhões de idosos --pessoas com mais de 60 anos-- o que representa 27% da população. A projeção é que desses 55 milhões de idosos, 13 milhões tenham mais de 80 anos.

No Brasil, o crescimento dos idosos na população total foi de 100% entre os anos de 1950 e 2000. As estimativas apontam para um crescimento ainda mais significativo para as próximas décadas, chegando-se em 2050 com cerca de 30% da população brasileira composta por idosos.

Outro dado significativo é o aumento da população com idade superior a 80 anos. Entre 1950 e 1980, este grupo se manteve estável em termos crescimento, em torno de 0,5%. Já em 2000, essa participação na sociedade dobrou. A projeção é que em 2050, os idosos com 80 anos ou mais representem 6% da população brasileira.

O crescimento da expectativa de vida da população reflete diretamente no sistema previdenciário, que foi planejado pensando em um curto período de aposentadoria, e na saúde, que deve construir formas alternativas no trabalho de prevenção e tratamento das doenças crônicas que afetam as pessoas idosas. Além disso, é preciso criar inovações quanto na oferta de serviços e de atendimentos especiais prestados em casa, pois os idosos têm dificuldades de locomoção.


Folha Online, 09/12/08

Mais...

Pobreza vai aumentar com a crise financeira

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) alertou nesta terça-feira para um aumento do número de pobres e indigentes na região em 2009, por causa da crise financeira mundial. Segundo a Comissão, a crise implicará uma demanda menor de bens de exportação e menor investimento no setor produtivo, principalmente para países que dependem dos Estados Unidos.

A instituição ainda não prevê uma redução significativa nos postos de trabalho e no valor das remunerações, somente para algumas categorias de trabalhadores. "Espera-se que o emprego permaneça estanque durante 2009. As previsões indicam uma deterioração da renda dos lares, que se concentraria nos trabalhadores autônomos e nos assalariados informais". A Cepal também ressaltou que serão afetados os países com estruturas de exportações pouco diversificadas.

No último relatório sobre a situação das populações na América Latina e no Caribe, a instituição informou que o número de pessoas vivendo na pobreza diminuiu um ponto porcentual em 2008 em comparação com 2007, para 33,2%. Já os que vivem na extrema pobreza ou indigência aumentaram de 12,6% em 2007 para 12,9% em 2008 - equivalente a 71 milhões de pessoas.


Com agência Reuters
Veja.com, 09/12/08

Mais...



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br