quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Pobreza vai aumentar com a crise financeira

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) alertou nesta terça-feira para um aumento do número de pobres e indigentes na região em 2009, por causa da crise financeira mundial. Segundo a Comissão, a crise implicará uma demanda menor de bens de exportação e menor investimento no setor produtivo, principalmente para países que dependem dos Estados Unidos.

A instituição ainda não prevê uma redução significativa nos postos de trabalho e no valor das remunerações, somente para algumas categorias de trabalhadores. "Espera-se que o emprego permaneça estanque durante 2009. As previsões indicam uma deterioração da renda dos lares, que se concentraria nos trabalhadores autônomos e nos assalariados informais". A Cepal também ressaltou que serão afetados os países com estruturas de exportações pouco diversificadas.

No último relatório sobre a situação das populações na América Latina e no Caribe, a instituição informou que o número de pessoas vivendo na pobreza diminuiu um ponto porcentual em 2008 em comparação com 2007, para 33,2%. Já os que vivem na extrema pobreza ou indigência aumentaram de 12,6% em 2007 para 12,9% em 2008 - equivalente a 71 milhões de pessoas.


Com agência Reuters
Veja.com, 09/12/08


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br