quarta-feira, 29 de julho de 2009

O gap entre o discurso e a prática

A relação entre as percepções sobre responsabilidade social empresarial e reputação corporativa

A diferença entre o discurso e a prática não é limitada apenas ao clero, ao congresso ou a líderes empresariais. Essa diferença também é notável quando se trata de responsabilidade social empresarial (RSE). Mirvis chama essa diferença de o “gap entre o discurso e a prática de RSE", no mundo corporativo atual.

Uma pesquisa bienal da Boston College Center for Corporate Citizenship (BCCCC), sobre negócios nos Estados Unidos, mostra que, do lado empresarial, a maioria dos executivos acredita em RSE, percebe seus benefícios para reputação e pensa que ela contribui para seu “bottom-line”, dando retorno financeiro. Entretanto, quando o BCCCC comparou as práticas da empresa em relação às expectativas do público geral sobre os negócios, foram apontadas várias lacunas.

Há um alinhamento entre as expectativas da sociedade e a responsabilidade das empresas para, por exemplo, prover tratamento igualitário a seus empregados ou para apoiar instituições de caridade e projetos sociais. No entanto, ele ressalta que o compromisso das empresas ainda está muito aquém das expectativas do público geral no que diz respeito ao compromisso das empresas de manter um padrão elevado de RSE para suas operações em países subdesenvolvidos ou de produzir bens e serviços social e ambientalmente responsáveis ou, ainda, de ajudar a reduzir as diferenças entre classes sociais.

A avaliação feita com a sociedade em geral indica haver indícios de que, enquanto muitos consumidores dizem que querem comprar produtos “sustentáveis” ou “associados a causas sociais”, na verdade eles continuam a optar pelo preço, pela conveniência ou por produtos funcionais do que pelos que trazem “benefícios éticos”. Essa avaliação sobre RSE tem mais peso quando associada às percepções do público sobre Reputação Corporativa. Recentemente, um estudo realizado pelo Reputation Institute e o Boston College apontou um gap entre as percepções do público geral sobre a RSE e como o mesmo público avalia a Reputação Corporativa nos Estados Unidos.

Foi feita uma análise das percepções sobre RSE e reputação em 27 países. Os consumidores americanos concedem às empresas americanas índices elevados de RSE (ex.: ética corporativa, práticas sociais e ambientalmente corretas e o tratamento dos empregados), mas quando comparados a outros países, os americanos atribuem menor importância a RSE em seu posicionamento sobre a reputação de uma empresa. A pesquisa também aponta que para os consumidores a RSE é importante para confiança e reputação das empresas.

Existem duas hipóteses para esse fato:
1) A perda de credibilidade da RSE: “Quem pode garantir a veracidade do que as empresas estão dizendo sobre SER, depois de tanto falso discurso?”
2) O crescente ceticismo em relação à ação empresarial: “Você simplesmente não pode confiar em empresas, não importa o que elas digam ou façam!”.

Enquanto as empresas tem que ‘correr atrás’ para reduzir esses gaps, o público precisa ‘ligar os pontos’ entre a verdadeira responsabilidade social empresarial e a sua percepção da reputação de uma empresa.


Philip Mirvis
Pesquisador e psicólogo organizacional na “Boston College Center for Corporate Citizenship”. Consultor de negócios nos Estados Unidos, Europa Ásia e Austrália, é autor de 10 livros, incluindo o The Cynical Americans, Building the Competitive Workforce, Joining Forces e To the Desert and Back. Website: http://blog.reputationinstitute.com

HSM Online, 29/07/09

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Inscrições para o Concurso Banco Real Universidade Solidária estão abertas

O Grupo Santander Brasil está com as inscrições abertas para a 12ª edição do Concurso Banco Real Universidade Solidária. Até 28 de agosto, instituições de ensino superior podem enviar projetos sociais que tenham o objetivo de fortalecer o desenvolvimento e contribuir para a geração de renda de comunidades carentes em todo o País.

Os dez projetos selecionados receberão R$ 40 mil por ano, com a possibilidade de renovação por mais um ano. Cada projeto receberá ainda a consultoria do Universidade Solidária (UniSol) e da equipe técnica do Grupo Santander Brasil no seu acompanhamento e implementação.

Em 13 anos o concurso já mobilizou 94 universidades, 1.340 estudantes, 178 professores e beneficiou direta e indiretamente mais de 4 mil pessoas em todo Brasil, a partir da interação entre o conhecimento acadêmico e o popular.


O regulamento completo da 12ª edição do Concurso Banco Real Universidade Solidária está disponível no site www.unisol.org.br. O apoio à educação superior é um dos principais focos das ações de sustentabilidade do Grupo Santander Brasil.


Setor3, 21/07/09

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Edital Pontões de Cultura 2009

Inscrições até 4 de setembro

A Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura (SCC/MinC) divulgou a abertura da seleção de pré-projetos que resultem na criação de 40 Pontões de Cultura, ação inserida no âmbito do Programa Cultura Viva. O Edital de Divulgação nº 4 foi publicado no dia 22 de julho no Diário Oficial da União (Seção 3, páginas 14 e 15).

As iniciativas poderão ser inscritas até o dia 4 de setembro e deverão ser desenvolvidas por entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos, que sejam de natureza cultural, tais como associações, sindicatos, cooperativas, fundações privadas, organizações tituladas como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) e Organizações Sociais (OS), sediadas e com atuação comprovada na área cultural há pelo menos dois anos.

As instituições que tiverem seus projetos aprovados e atenderem as condições para a formalização do convênio, com vigência de 36 meses, receberão o pagamento em três parcelas de até R$ 350 mil, cada. Para a primeira etapa, a SCC/MinC conta com recursos de R$ 14 milhões e, segundo a disponibilidade orçamentária, poderá contemplar outros projetos classificados no processo seletivo.

Confira os editais e anexos:
Edital Pontões 2009
Formulário de Inscrição
Requerimento
Pré-projeto
Declaração de Adimplência

Mais informações poderão ser obtidas em www.cultura.gov.br/cultura_viva, pelo e-mail culturaviva@cultura.gov.br ou pelo fax (61) 3316-0731.


Ministério da Cultura, 23/07/09

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Fundo Global oferece recursos para projetos

O Fundo Global para Fundações Comunitárias, uma iniciativa do Banco Mundial, Fundação Ford, WINGS (Worldwide Initiatives for Grantmaker Support) e Fundação Charles Stewart Mott, convida organizações a enviarem cartas de apresentação (letters of intent) para fazer parte dos projetos selecionados para concorrer aos recursos ainda no ano de 2009. Até 7 de agosto de 2009.

Os recursos serão destinados às seguintes áreas:
. Suporte à capacidade de construção e experimentação entre uma fundação comunitária, instituições filantrópicas locais e novas iniciativas.
. Promoção de relacionamentos colaborativos e o fortalecimento de redes de fundações comunitárias e outras instituições filantrópicas, nacional, regional e internacionalmente.

O Fundo possui dois passos para o processo de inscrição. A data limite para o envio da carta de apresentação (letter of intent) é dia 7 de agosto de 2009. As organizações convidadas a submeter a apresentação completa sobre o seu projeto serão avisadas até o dia 30 de setembro.

Além das áreas supracitadas, o Fundo também busca programas que dêem suporte e promovam pesquisas e ações de desenvolvimento de políticas públicas, advocacy, e caminhos de estreitamento entre fundações comunitárias, investidores sociais locais, governos e instituições internacional de financiamento, para promover desenvolvimento local. Para estes casos, não há data limite para envio e o fundo diz que propostas serão bem-vindas.

Para mais informações, acesse o site do Fundo Global. Em casa de dúvidas, mande um e-mail para link para e-mail info@wings-globalfund.org .


Fonte: Gife
ABCR, 23/07/09

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