quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Rede Parceria Social terá 200 projetos em todo o RS

Publicado pela Pauta Social em 20/11/07

Um modelo de gestão inovador na área social começa a ser implementado no Rio Grande do Sul. Com 197 projetos no Estado foi anunciado na tarde da última segunda-feira, 19, as ações que integram Rede Parceria Social, iniciativa coordenada pela Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social e realizada juntamente com as empresas Azaléia, Banrisul, Braskem, Caixa RS, CEEE, Copesul, Corsan, Gerdau, /RGE, Sulgás e Vonpar.

A Rede também conta com a participação de entidades âncora, que, por sua expertise na área em que atuam, irão acompanhar os projetos no período de dez a 12 meses - são elas Fundação Vonpar, Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Associação Amigos do Meio Ambiente, Instituto Nestor de Paula, SESI/RS, Federação das Apaes do RS, União Sul Brasileira de Educação e Ensino, Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio, Centro de Educação Profissional Calábria, Amencar e Famurs.

" É um marco na área social. Além de descentralizar recursos, a Rede Parceria Social está qualificando seu capital humano, por meio de cursos de gestão pela ONG Parceiros Voluntários, além de avaliarmos o desempenho e o impacto dos projetos", disse o secretário da Justiça e do Desenvolvimento Social, Fernando Schüler. A Fundação de Economia e Estatística fará a avaliação do impacto econômico dos projetos, e a Unesco e a Unisinos serão responsáveis pela avaliação do impacto social, medindo o número de beneficiários com as ações - uma inovação na área social. O secretário destacou a importância da qualidade dos projetos, que devem beneficiar especialmente aos que mais precisam.

A presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Edilar Cruz, disse que a Rede é uma fórmula para que se obtenham resultados qualificados. "É preciso saber o que é necessário para uma ação ser bem desenvolvida. A Rede permitirá que os recursos sejam melhores utilizados", disse. Especialista em Desenvolvimento Sustentável e consultor de organizações, Augusto de Franco salientou que a Rede Parceria Social vai melhorar e fortificar o ambiente social mostrando que é possível fazer políticas sociais como política de desenvolvimento social. "É uma oportunidade de mostrar que possível fazer experiências inovadoras na área de desenvolvimento", completou.

As iniciativas estão distribuídas em carteiras de projetos em áreas como infância e adolescência, cultura, preservação ambiental, inclusão de jovens no mercado de trabalho, além de ações voltadas à população de rua adulta e galpões de reciclagem de materiais.

A lista completa das entidades beneficiadas estará disponível no site http://www.sjds.rs.gov.br a partir desta terça-feira.

Mais...

Um terço dos latino-americanos com HIV vive no Brasil, diz ONU

France Presse
Publicado pela
Folha Online em 20/11/07

Cerca de um terço das 1,6 milhão de pessoas infectadas pelo vírus HIV na América Latina vive no Brasil, onde as relações homossexuais não protegidas são a causa de metade das infecções. A informação é de um relatório anual da ONU (Organização das Nações Unidas).

De acordo com o órgão, o Brasil tem 620 mil indivíduos infectados, segundo estimativas que datam de 2005.

O dado, entretanto, está em linha com a diferença populacional do Brasil em relação a outros países da região. Conforme dados da Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe), o Brasil abriga em torno de 34% da população residente da América Latina.

A organização também indica que "a epidemia de HIV na América Latina se mantém estável" a 1,6 milhão de casos de infecção, mas destaca que a transmissão do vírus "segue" afetando nesta região as populações mais expostas devido a comportamentos de risco como a prostituição e as relações sexuais não protegidas.

"A sexualidade não protegida entre homens continua sendo um fator importante, responsável por cerca da metade de todas as infecções do HIV transmitido sexualmente no Brasil", ressaltou a ONU.

Trata-se também de um "importante fator" de propagação da epidemia a prevalência da doença na Bolívia, Chile, Equador e Peru, assim como em vários países da América Central como El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá e também no México.

No ano passado, quase 58 mil pessoas morreram de Aids na América Latina.

Mais...

Nove mil escolas públicas vão ganhar computadores no início de 2008

Publicada pelo IDG Now! em 20/11/07

Nove mil escolas públicas urbanas vão receber laboratórios de informática. O serviço vai estar disponível para professores, alunos e também para a comunidade no início de 2008.

Em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, o diretor de Infra-Estrutura Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), José Guilherme Moreira, disse que a idéia é fazer dos laboratórios grandes telecentros.

As escolas estão distribuídas nos municípios brasileiros que tiveram os menores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica Brasileira. Os laboratórios são equipados com impressoras e computadores.

“O MEC construiu conteúdos pedagógicos que estão nesses equipamentos. Selecionamos mil obras literárias e disponibilizamos nesses computadores. Uma escola que não tem biblioteca vai ganhar mil obras literárias como Grande Sertão Veredas.”

Segundo o diretor, estudos do ministério mostram que as escolas que já receberam os laboratórios tiveram um processo de inclusão social maior. “As pessoas saíram melhor preparadas das escolas para o mercado de trabalho. Esperamos que os computadores que melhorem não só a qualidade de educação com também desenvolvimento de diferentes regiões do País.”

O governo federal já entregou 27 mil laboratórios e a meta é que até 2010 todas as 119 mil escolas públicas brasileiras estejam equipadas

*Com informações da Agência Brasil

Mais...



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br