terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia lembra obra do Padre Antônio Vieira

Publicado no site do Ministério da Cultura em 22/01/08

O prêmio, no valor de 15 mil euros, selecionará textos teatrais sobre Antônio Vieira. As inscrições, até 31 de março, serão avaliadas pela Funarte e Instituto Camões

A brasileira Fundação Nacional de Artes (Funarte) e o Instituto Camões, de Portugal, abriram as inscrições para o Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia Antônio José da Silva, que receberá propostas até 31 de março. O prêmio seleciona textos teatrais originais de todos os gêneros, escritos em língua portuguesa por dramaturgos brasileiros e portugueses.

O texto vencedor será editado em livro e encenado no Brasil e em Portugal. O autor receberá 15 mil euros. Nesta segunda edição do Prêmio, os textos concorrentes devem se inspirar na obra de Padre Antônio Vieira, informou a Funarte.
“O objetivo do Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia é incentivar a escrita dramática em todos os gêneros (teatro para adultos, para a infância e juventude, entre outros) e o aparecimento de novos dramaturgos de língua portuguesa, reforçando a cooperação cultural entre Brasil e Portugal”, explica a Funarte.

Na primeira fase, quatro peças brasileiras e quatro portuguesas são selecionadas por uma comissão de jurados de cada país. As oito peças são analisadas por um novo júri, composto por brasileiros e portugueses, que elege o texto contemplado.

A escolha do tema desta edição se deve ao quarto centenário de nascimento de Padre Antônio Vieira, comemorado em 2008. Nascido em Lisboa, Portugal, o jesuíta morou por grande parte de sua vida no Brasil, onde defendeu os direitos humanos dos povos indígenas e escreveu sermões que se tornaram obras de referência para o barroco brasileiro. Padre Antônio Vieira morreu em Salvador, na Bahia, em 1697.

Vencedora da primeira edição do Prêmio Antônio José da Silva, a peça “A minha mulher”, escrita pelo português José Maria Vieira Mendes, foi encenada em Portugal e no Brasil, e segue em 2008 para Espanha e Escócia. No Brasil, “A minha mulher” fez parte da programação de inauguração dos novos espaços da Funarte em São Paulo, onde lotou uma das salas do complexo cultural por duas noites, em novembro de 2007. Em seguida, a peça viajou para Salvador e Rio de Janeiro.

O dramaturgo Antônio José da Silva nasceu no Rio de Janeiro em 1705. Embora tenha sido um dos autores mais encenados em Portugal no século 18, foi perseguido e preso pela Inquisição, por sua origem judaica. Escritor prolífico, produziu sátiras com críticas à sociedade portuguesa, que ficaram conhecidas por seus contemporâneos como “a obra do Judeu”. Foi estrangulado e queimado num auto-de-fé em Lisboa, em outubro de 1739.

Veja aqui o Edital.

Faça o download da ficha de inscrição.

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Mídia digital à prova de recessão

Publicado pela HSM Online em 21/01/08

No meio de expectativas negativas com relação às mídias tradicionais, os meios digitais dão sinal de vitalidade: veja o porquê. Parece não haver dúvidas de que a economia norte-americana viverá uma recessão neste ano de 2008. Embora os analistas acreditem que não será algo catastrófico, a queda do nível de atividade da economia dos Estados Unidos certamente afetará os orçamentos de mídia naquele mercado – com conseqüências, claro, para o resto do mundo.

Muitas pesquisas divulgadas nestes primeiros dias do ano expressam pessimismo com relação aos investimentos em mídia. Os principais bancos de investimentos de Wall Street, como Goldman Sachs e Sanford Bernstein, expressam preocupações sobre os desempenhos de redes de televisão, estação de rádio e jornais – mas poupam os meios digitais das previsões pessimistas.

Os bancos apontam uma queda de faturamento que pode chegar a 20% para empresas do porte da CBS. Outros gigantes como a Disney também não devem ter um ano dos mais promissores.

No entanto, todas as previsões apontam crescimento nos segmentos de mídia digital em geral, seja internet, mobile marketing ou games. Se isto acontecerá no mercado americano, as probabilidades de que algo parecido também ocorra aqui no Brasil são bem factíveis.

JumpExec analisa aqui o porquê das mídias digitais parecerem imunes à recessão:

Segmentação
Num momento onde os investimentos em mídia tendem a se retrair, a busca por retorno garantido e eficácia fica ainda mais decisiva. Ora, um dos principais pilares do marketing digital é exatamente a premissa da segmentação – campanhas que atingem o prospect correto, na hora certa, e no lugar certo. Ou seja, o investimento mais oportuno para momentos de “pouco dinheiro em caixa”.

Riscos reduzidos
Maior eficácia significa menos custos, e, portanto, menos risco. Afinal, para quê investir uma quantia num meio que não oferece um retorno tão garantido e controlado, num momento de retração de investimentos?

Viralidade e convergência
Um banner, um vídeo no YouTube, um e-mail marketing podem ser repassados ou indicados para outras pessoas além daquelas às quais a campanha é direcionada, gerando um alcance maior e aumentando assim o retorno do investimento. Claro que não se pode contar com um aumento imediato de vendas apostando apenas nisso, mas num tempo de vacas magras, com budgets restritos, por quê não ser otimista?

Parece, então, que a mídia digital é o melhor dos mundos. Você investe o pouco que tem e obtém um retorno positivo que jamais esperaria. Mas, um momento: você precisa pensar na estratégia digital, senão você perderá dinheiro mesmo fazendo marketing digital. Então, vale a pena prestar atenção nessas dicas:

Definir claramente o papel da mídia online em seus objetivos de marketing
Você precisa otimizar seu orçamento – então, seja claro: o que você quer que as campanhas de banners, o marketing viral ou mesmo o mobile marketing façam por você? Estude bem cada possibilidade e ajuste seus investimentos. Aumento de cadastro, promoções específicas para um produto? Cada necessidade implica numa ação de marketing mais adequada.

Pesquisar quais veículos são os mais adequados
Depois da definição de objetivos, escolha os veículos. Os budgets online precisam ser construídos a partir de um objetivo principal. Desenvolva critérios de avaliação que lhe ajudarão a determinar a quantidade de ações necessárias para atingir uma escala desejável. Balanceie os investimentos em cada veículo, analise se é mais negócio anunciar em mais de um portal ou investir somente em links patrocinados, por exemplo. E, claro, fique atento às métricas de cada ação: elas certamente lhe mostrarão, preto no branco, o que está funcionando e também podem mostrar o caminho para prováveis correções de rota a tempo de evitar perdas– o que é essencial nos tempos atuais.

Pesquise o mercado
Custo e eficiência são os dois fatores mais importantes para se definir a parte online de um orçamento de mídia. Pesquise o mercado no qual você está propenso a investir em mídia online, obtenha relatórios dos institutos de pesquisa para saber os números de conversão de vendas online dentro do público a ser atingido e os compare com os números de conversão de outras mídias. Desta forma, você terá condições de elaborar um orçamento equilibrado.

Fique atento às novidades
Apesar do conservadorismo que é necessário adotar em momentos onde os orçamentos não são tão exuberantes, saiba que a mídia digital é veloz, volátil e mutante, não importa se há recessão ou não. Acompanhe o que seus concorrentes estão fazendo, verifique o desempenho destas campanhas, faça benchmarking. Assim, você se habilita a conseguir resultados ainda mais expressivos nos momentos em que a economia anda mais depressa.


Fonte: Maristela Alves
JumpExec News
21/01/2008



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AT&T anuncia contribuição de US$ 50.000 em suporte à competição do Programa Junior Achievement

Publicado pela HSM Online em 21/01/08

A AT&T Inc. anunciou uma contribuição no valor de US$ 50.000 em suporte ao programa Junior Achievement para o desenvolvimento da competição dirigida a alunos da área de negócios, com o título de “A segunda competição, realizada na América Latina, do programa de tomada de decisões empresariais, o Empreendedor Latino”, a ser realizada no México, Brasil e Argentina.

O objetivo desta competição é conferir suporte ao desenvolvimento de futuros líderes empresariais, através de treinamento prático, baseado em software que simula condições de mercado e proporciona aos alunos a experiência de como dirigir uma empresa e como tomar as decisões implicadas.

No segundo trimestre de 2008, mais de 1.500 alunos vão participar da competição, que será realizada através da Internet, usando o software Management and Economic Simulation. Este programa de software reproduz tendências e condições de mercado, à medida que estas são influenciadas pelas decisões tomadas pelos participantes da prova. Durante o processo, os participantes aprendem como funciona o mercado e obtêm a experiência, em primeira mão, de situações com que poderão se defrontar na vida profissional real.

Os estudantes da América Latina com bom conhecimento em administração de empresas terão a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam na escola, entender como se pode usar tecnologia como uma ferramenta de estudo e desenvolver sua capacidade de tomar decisões, assim como incentivar o trabalho em equipe e o desenvolvimento de estratégias por meio de Simulações.

“Junior Achievement sente-se grato por esta relação que mantém com a AT&T, tornando possível dar continuidade a esta útil experiência para jovens estudantes, possibilitando o entendimento dos aspectos econômicos da vida real”, disse Jaime Santibañez, diretor executivo do programa Junior Achievement no México. “Esta contribuição nos ajudará a proporcionar a jovens alunos na América Latina, um maior entendimento das oportunidades de negócios que o mundo pode trazer-lhes no futuro”.

“A AT&T reconhece o papel importante que o programa Junior Achievement desempenha no preparo de jovens, com foco em suas transformações em futuros líderes empresariais, e sente-se grata em poder dar suporte a seus esforços e compromissos, visando influenciar as vidas de jovens estudantes na América Latina”, disse Andrea Messineo, vice-presidente da AT&T na região do Canadá, Caribe e América Latina.


Fonte: Gaspar & Associados Comunicação Empresarial 21/01/2008

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