terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia lembra obra do Padre Antônio Vieira

Publicado no site do Ministério da Cultura em 22/01/08

O prêmio, no valor de 15 mil euros, selecionará textos teatrais sobre Antônio Vieira. As inscrições, até 31 de março, serão avaliadas pela Funarte e Instituto Camões

A brasileira Fundação Nacional de Artes (Funarte) e o Instituto Camões, de Portugal, abriram as inscrições para o Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia Antônio José da Silva, que receberá propostas até 31 de março. O prêmio seleciona textos teatrais originais de todos os gêneros, escritos em língua portuguesa por dramaturgos brasileiros e portugueses.

O texto vencedor será editado em livro e encenado no Brasil e em Portugal. O autor receberá 15 mil euros. Nesta segunda edição do Prêmio, os textos concorrentes devem se inspirar na obra de Padre Antônio Vieira, informou a Funarte.
“O objetivo do Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia é incentivar a escrita dramática em todos os gêneros (teatro para adultos, para a infância e juventude, entre outros) e o aparecimento de novos dramaturgos de língua portuguesa, reforçando a cooperação cultural entre Brasil e Portugal”, explica a Funarte.

Na primeira fase, quatro peças brasileiras e quatro portuguesas são selecionadas por uma comissão de jurados de cada país. As oito peças são analisadas por um novo júri, composto por brasileiros e portugueses, que elege o texto contemplado.

A escolha do tema desta edição se deve ao quarto centenário de nascimento de Padre Antônio Vieira, comemorado em 2008. Nascido em Lisboa, Portugal, o jesuíta morou por grande parte de sua vida no Brasil, onde defendeu os direitos humanos dos povos indígenas e escreveu sermões que se tornaram obras de referência para o barroco brasileiro. Padre Antônio Vieira morreu em Salvador, na Bahia, em 1697.

Vencedora da primeira edição do Prêmio Antônio José da Silva, a peça “A minha mulher”, escrita pelo português José Maria Vieira Mendes, foi encenada em Portugal e no Brasil, e segue em 2008 para Espanha e Escócia. No Brasil, “A minha mulher” fez parte da programação de inauguração dos novos espaços da Funarte em São Paulo, onde lotou uma das salas do complexo cultural por duas noites, em novembro de 2007. Em seguida, a peça viajou para Salvador e Rio de Janeiro.

O dramaturgo Antônio José da Silva nasceu no Rio de Janeiro em 1705. Embora tenha sido um dos autores mais encenados em Portugal no século 18, foi perseguido e preso pela Inquisição, por sua origem judaica. Escritor prolífico, produziu sátiras com críticas à sociedade portuguesa, que ficaram conhecidas por seus contemporâneos como “a obra do Judeu”. Foi estrangulado e queimado num auto-de-fé em Lisboa, em outubro de 1739.

Veja aqui o Edital.

Faça o download da ficha de inscrição.


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br