segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Wrap Rage: Amazon contra embalagens estúpidas

Wrap Rage é o termo usado para descrever a raiva ou frustração diante de uma embalagem feita para não abrir. Você conhece bem: são aqueles plásticos duros que só abrem com faca, tampinha de iogurte que só furando com a unha, brinquedos amarrados por fiozinhos metálicos como se fossem prisioneiros de segurança máxima e saquinhos feitos para arrebentar de repente e promover chuvas de salgadinhos. Pois a Amazon conseguiu um feito impressionante: criou uma embalagem “Frustration Free” (basicamente uma caixa de papelão cheia de flocos de isopor e that’s it) e está despachando produtos da Fischer Price, Microsoft e Mattel entre outros, já livres da embalagem original.




Além de ser ecologicamente correto e fazer a felicidade dos consumidores, ponto para Amazon que ganha mais uma vez mídia espontânea com uma ação simples e genial. E mais: criaram uma página de videos e fotos, alimentada por clientes, com depoimentos, imagens de mãos com cortes, etc.


Wagner Brenner
Update or Die, 04/11/08

Mais...

Lançamento do Observatório Afro-Latino

Nova página eletrônica destaca cultura dos afrodescendentes da América Latina e do Caribe
Imagem Alessandro/ Fundação Cultural Palmares/Poliedro


A Fundação Cultural Palmares, instituição vinculada ao Ministério da Cultura, lançou site com informações sobre a cultura afro-americana, durante a 4ª edição da Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas (Fliporto), em Pernambuco, que está sendo realizada de 6 a 9 de novembro.

O Observatório Afro-Latino foi apresentado pelo presidente da FCP/MinC, Zulu Araújo, na sexta-feira (7), pela manhã dentro da programação da Feira, que neste ano traz o tema da Diáspora Africana no continente latino-americano.

A declaração final do I Encontro Ibero-Americano de Ministros de Cultura, em outubro na Colômbia, decidiu apoiar a proposta brasileira de criação do observatório, após ter sido proposta pelo ministro da Cultura brasileiro, Juca Ferreira e por Zulu Araújo.

Para o presidente da Palmares, essa nova ferramenta possibilitará um diálogo mais permanente entre as comunidades negras latino-americanas, com trocas de experiências para a compreensão das semelhanças e diferenças da história e dos processos de integração social das comunidades negras nesses países. “Nossa proposta é que, além do lúdico, a cultura também possa ser um instrumento para um mundo melhor”, afirmou Zulu.


Patrícia Saldanha, Comunicação Social/MinC
Envolverde, 10/11/08
© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

Mais...

MinC prorroga dois editais nacionais do Programa Mais Cultura

'Prêmio de Ludicidade/Pontinhos de Cultura-Brinquedotecas' e 'Concurso Pontos de Leitura' têm novos prazos

Foram prorrogados os prazos para inscrições de dois editais do Programa Mais Cultura: o Prêmio de Ludicidade/Pontinhos de Cultura-Brinquedotecas para o dia 22 de novembro e o I Concurso Pontos de Leitura-Projetos de Estímulo à Leitura para até 24 de novembro.

O Edital Prêmio de Ludicidade tem como objetivo conceder até 200 prêmios no valor de R$ 18 mil a cada entidade sem fins lucrativos, legalmente constituídas, e instituições governamentais estaduais, distritais e municipais que atuem na área sócio-cultural-artístico-educacional no segmento da Criança e Adolescente ou que estejam envolvidos em parceria com escolas, universidades públicas ou demais instituições com o objetivo de promover uma política nacional de transmissão e preservação da Cultura da Infância e da adolescência, por meio de projetos e ações que assegurem seus direitos segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, principalmente no que se refere ao Capítulo II.

A premiação do Concurso Pontos de Leitura prevê a entrega de kits que incluem acervo bibliográfico, computador e mobiliário para até 600 iniciativas vencedoras, as quais deverão fortalecer, estimular e fomentar a leitura em diversos locais, como, por exemplo, bibliotecas comunitárias, Pontos de Cultura, hospitais, sindicatos, presídios, associações comunitárias e outros. Os kits se destinam à renovação de acervos bibliográficos e de equipamentos que promovam o uso cultural de computadores e Internet.


Fonte: Secretaria de Articulação Institucional/MinC
Ministério da Cultura, 07/11/08

Mais...

Feministas querem mais verba orçamentária para programas destinados à mulher

O fortalecimento de ações voltadas para o combate à violência doméstica, para a saúde da população negra e o 2º Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM) estão entre as principais reivindicações contidas no documento que o Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea) entregou à bancada feminina da Câmara. O documento contém sugestões de emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual 2009.

Segundo a autora do estudo, a economista Gilda Cabral, 36 programas que integram o Orçamento Mulher na Lei Orçamentária 2009 tiveram verbas reduzidas. “É um elenco de ações que o governo diz que é ótimo, faz campanha na televisão, mas na hora do Orçamento não tem dinheiro”, conta.

“Você chega no fim do ano e o governo não executou nem 60% do orçamento autorizado. Não dá para em um mês implantar um bem estar tão importante da população”, explica Gilda.

Para ela, o orçamento não é só coisa de economista. A população pode e deve participar ativamente

“Até o dia 14 deste mês [é possível participar] entrando no site da Câmara dos Deputados e propondo uma emenda. Não é possível saber se o recurso vai sair, mas pelo menos você como cidadão vai poder participar e acompanhar os gastos do governo”.


Redação da Revista Fórum
Envolverde, 06/11/08
© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

Mais...

Aprovada isenção de tributos de doações para combate ao desmatamento

As doações em espécie recebidas por bancos federais como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal destinadas a ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento e de promoção da conservação e do uso sustentável dos biomas brasileiros terão suspensa a incidência do Programa de Integração Social (PIS/Pasep) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). É o que determina o PLV 26/08 aprovado no Plenário do Senado nesta quarta-feira (5) e que é proveniente da MP 438/08, modificada na Câmara dos Deputados. A matéria vai à sanção presidencial.

- A matéria nos leva a uma reflexão acerca de disciplinar as doações, sejam de grupos privados ou internacionais, no que diz respeito ao combate ao desmatamento - afirmou o senador João Pedro (PT-AM), relator revisor da matéria.

A destinação das doações deve ser feita, para efeito dessas medidas, no prazo máximo de dois anos, contado do mês seguinte ao do recebimento da doação, e os recursos poderão ser utilizados no desenvolvimento de ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento e de promoção da conservação e do uso sustentável de biomas em outros países tropicais. A instituição financeira pública controlada pela União deverá manter registro que identifique o doador, segregar contabilmente, em contas específicas, os elementos que compõem as entradas de recursos, bem como os custos e as despesas relacionados ao recebimento e à destinação dos recursos.

- É uma iniciativa pioneira que abre um conjunto de possibilidades para que no Brasil se tenha o que já é conquista em vários países do mundo, uma espécie de mecenato para a questão ambiental - comemorou a senadora Marina Silva (PT-AC).

Fundo Amazônia
A MP foi regulamentada por dois decretos do Poder Executivo. O primeiro, Decreto 6.527/08, cuida das doações feitas ao BNDES e prevê a criação do Fundo Amazônia e o segundo, 6.565/08, estende as regras do primeiro decreto para as demais instituições financeiras controladas pela União.

Nos decretos estão especificadas as ações ambientais em que deverão ser aplicados os recursos das doações: gestão de florestas públicas e áreas protegidas; controle, monitoramento e fiscalização ambiental; manejo florestal sustentável; atividades econômicas desenvolvidas a partir do uso sustentável da floresta; zoneamento ecológico desenvolvido a partir do uso sustentável da floresta; conservação e uso sustentável da biodiversidade; recuperação de áreas desmatadas.

Ainda segundo os decretos, um Comitê Técnico e um Comitê Orientador serão criados para, respectivamente, atestar as emissões de carbono oriundas de desmatamento calculadas pelo Ministério do Meio Ambiente e orientar e fiscalizar a aplicação dos recursos doados.

Emendas
O relator revisor, senador João Pedro (PT-AM), apresentou quatro emendas à proposição, que foram questionadas pelos parlamentares da oposição. O objetivo, explicou o relator, era "corrigir imprecisões" de outras medidas votadas anteriormente.

As emendas autorizavam que os custos e despesas com capacitação de pessoal que atue no desenvolvimento de programas de computador (software) fossem excluídos do lucro líquido, para apuração do lucro real, sem prejuízo da dedução normal. Também modificavam pontos do regime de tributação de bebidas frias, aprovada na terça-feira (4) na Casa.

Os senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM), José Agripino (DEM-RN) e Marconi Perillo (PSDB-GO) argumentaram que as modificações alteravam o texto acordado na votação anterior, e por isso, os líderes do Governo, Romero Jucá (PMDB-RR), e do Bloco de Apoio ao Governo, Ideli Salvatti (PT-SC), com a anuência do relator, concordaram em retirar as emendas polêmicas.


Elina Rodrigues Pozzebom, da Agência Senado
Envolverde, 06/11/08
© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

Mais...

Governo federal apoiará infra-estrutura de telecentros e formação de monitores

Iniciativa irá disponibilizar cerca de quatro mil equipamentos e vai oferecer oito mil bolsas para monitores

O governo federal irá apoiar a inclusão digital no Brasil por meio de ações para melhoria da infra-estrutura e a formação de monitores de telecentros comunitários. As medidas incluem o reforço na conectividade por meio de banda larga com a disponibilização de cerca de quatro mil equipamentos para telecentros e a oferta de oito mil bolsas para monitores que atuam em centros comunitários de inclusão digital.

A iniciativa também prevê uma rede de formação a distância e presencial para os monitores que trabalham no atendimento direto às comunidades.

Segundo o secretário-adjunto de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rodrigo Assumpção, o maior problema para a sustentabilidade da inclusão digital no País é a remuneração dos monitores.


Computerworld, 07/11/08
*Com informações da Agência Brasil

Mais...

Governador sanciona lei que cria cadastro para bloqueio de ligações

Lei não se aplica às entidades filantrópicas que utilizem telemarketing para angariar recursos

O governador José Serra sancionou, nesta terça-feira, 7, a Lei 13.226, que cria o Cadastro para Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing no Estado de São Paulo. O objetivo é proteger os cidadãos que não desejam receber ligações de empresas de telemarketing ou de estabelecimentos que se utilizem deste serviço. A lei beneficiará usuários de telefonia fixa e celular, com DDD do Estado de São Paulo.

Para o consumidor fazer parte do Cadastro Estadual para Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing, será necessário que o titular da linha faça a solicitação formal junto à Fundação Procon-SP. O modo como a solicitação será feita ainda será regulamentado por decreto do governador. A Fundação Procon-SP estuda oferecer um formulário na internet.

A lei fixa que o consumidor passar a ter as ligações de telemarketing “bloqueadas” a partir do 30º dia de ingresso no cadastro. O usuário poderá solicitar a qualquer momento sua exclusão ou inclusão. Os fornecedores e as empresas de telemarketing deverão se cadastrar para poder consultar a lista de telefones inscritos no cadastro da Fundação Procon-SP, que fornecerá apenas o número do telefone do consumidor.

O titular da linha que aderir ao cadastro e, mesmo assim, receber uma ligação de telemarketing poderá comunicar o fato à Fundação Procon-SP, no prazo de 30 (trinta) dias. A empresa que não respeitar o cadastro estará sujeita às sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor. A lei não se aplica às entidades filantrópicas que utilizem telemarketing para angariar recursos próprios.


Assessoria imprensa
Procon-SP, 08/10/08

Mais...



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br