terça-feira, 29 de setembro de 2009

Instituto Fonte convida para Oficina de Avaliação de Projetos Sociais de ONGs

Um encontro para fortalecer a compreensão e a prática sobre avaliação de projetos sociais

O Projeto Avaliação, realizado pelo Instituto Fonte em parceria com a Fundação Itáu Social e com apoio do Instituto Paulo Montenegro seguirá aprofundando discussões sobre o “estado da arte” da avaliação no Brasil, apresentando os resultados da pesquisa IBOPE.

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Nestlé lança Prêmio mundial

A fim de estimular programas sociais voltados para questões como água, nutrição e desenvolvimento rural, a Nestlé S.A. lança mundialmente o Prêmio Nestlé de Criação de Valor Compartilhado, que reconhecerá ações inovadoras para aperfeiçoar o acesso a água e o seu gerenciamento; proporcionar desenvolvimento às comunidades rurais e oferecer melhores condições de alimentação às populações que sofrem de deficiências nutricionais.

Os projetos podem ser inscritos até o dia 31 de outubro por meio do site www.nestle.com/csv/csvatnestle/csvprize (em inglês).

O projeto selecionado receberá uma bolsa de até 500.000 francos suíços (cerca de R$ 800 mil), concedida à medida que as ações propostas no planejamento forem sendo executadas junto à comunidade. Desta forma, é selado um compromisso financeiro com a entidade, garantindo a continuidade das atividades. O vencedor será anunciado em abril de 2010 durante o “Fórum Anual Nestlé de Criação de Valor Compartilhado”, que será realizado pela Nestlé S.A.

O Prêmio Nestlé de Criação de Valor Compartilhado faz parte da estratégia mundial da companhia de criar valor não apenas para seus acionistas, mas também para a sociedade.

Atuando de acordo com este escopo de compromisso com a sociedade, a Nestlé leva benefícios diretos às regiões onde atua, por meio de investimentos de longo prazo, transferência de tecnologia e treinamentos. Globalmente, cerca de três milhões de pessoas – entre colaboradores, fornecedores, distribuidores, varejistas e suas famílias – vivem, direta ou indiretamente, das atividades da Nestlé.

O que estamos procurando
O Prêmio Nestlé de Criação de Valor Compartilhado procura programas inovadores que melhorem o acesso a água potável ou a sua gestão, que melhorem a vida de produtores e comunidades rurais ou que levem melhor alimentação a populações com problemas nutricionais.

Além de reconhecer sucessos e inovações nas áreas de Água, Nutrição e Desenvolvimento Rural, também queremos destacar esforços exemplares que beneficiem a comunidade local e que possam ser replicados em outros lugares.

Quem pode concorrer
Indivíduos, empresas, ONGs, Organizações Governamentais e Intergovernamentais e outras, contanto que sejam concentradas em desenvolvimento, eliminação de pobreza, melhoria da saúde e nutrição.

Como concorrer
Os interessados devem submeter seus programas por meio do formulário de inscrição que pode ser acessado através do link no final desta página.

Este formulário exige um resumo detalhado do plano de negócios e da ação atual, descrevendo claramente sua escala de atuação, sua possível implantação em outras comunidades e como seu crescimento pode levá-lo a uma ampla escala de atuação no período de três a cinco anos.

Premiação
O Prêmio Nestlé de Criação de Valor Compartilhado dará ao vencedor um investimento de até CHF 500.000 por um período de tempo especificado, para ajudar na implementação ou no desenvolvimento da inovação e levá-la a uma ampla escala de atuação.

Julgamento
Os projetos serão avaliados pelo Comitê de Classificação do Prêmio Nestlé de Criação de Valor Compartilhado – um organismo internacional e independente constituído de pessoas notáveis do meio acadêmico, da sociedade civil e da indústria. Eles receberão uma lista com cinco finalistas indicados pelo Comitê Consultivo para determinar o vencedor, que será anunciado no Fórum Anual de Criação de Valor Compartilhado.

Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.


Fonte: Nestlé

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Participe da pesquisa Ibope sobre o desenvolvimento institucional de organizações sem fins lucrativos que atuam no Brasil

O Instituto Fonte, em parceria com a Fundação Itaú Social e o Instituto Paulo Montenegro, estão realizando uma pesquisa sobre o desenvolvimento institucional de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos que atuam no Brasil.

Quem responder a pesquisa até o dia 30 de setembro e receba por e-mail um sumário executivo em outubro. Para participar clique aqui.

Os resultados desse mapeamento subsidiarão iniciativas e ações orientadas a apoiar o fortalecimento de organizações, movimentos e indivíduos que atuam no campo social.

O IBOPE Inteligência foi contratado para realizar esse estudo com todo o rigor técnico e sob o código de ética da atividade de pesquisa de mercado e opinião, que garante o total sigilo sobre a identidade e as informações individuais dos entrevistados.

Caso deseje mais informações sobre a pesquisa, acesse os sites: www.fonte.org.br ; www.ibope.com.br; www.ipm.org.br; www.fundacaoitausocial.org.br, ou entre em contato com Cinthya Ali Dominguez (3069-9530) e Henrique Santos (3069-9508) no IBOPE Inteligência. No Instituto Fonte o nome e telefone são: Adriana (11) 3032-1108.

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Edital Nós na Tela

Inscrições até 3 de novembro

O Programa Nós na Tela é um concurso de apoio à produção de obras audiovisuais de curta metragem, voltado a jovens das classes C, D e E, entre 17 e 29 anos, envolvidos em projetos sociais.

Para participar é simples. Basta ter entre 17 e 29 anos, ter tido ou ainda ter envolvimento com projetos sociais e ter cursado ou ainda estar cursando um curso de formação audiovisual ligado ao projeto. O conteúdo dos curtas metragens pode ser em forma de documentário ou telerreportagem e o tema - “Cultura e Transformação Social” - permite que os jovens possam mostrar as várias expressões de sua realidade. As inscrições ocorrem no período de 16 de setembro a 03 de novembro.

O MinC vai investir um total de R$ 600 mil para premiar 20 projetos selecionados. Portanto, cada diretor e/ou roteirista que tiver seu projeto aprovado poderá contar com um orçamento de até R$ 30 mil. Originalidade, criatividade artística e adequação ao tema “Cultura e Transformação Social” serão alguns dos critérios que vão definir a escolha dos projetos.

A Comissão de Seleção, composta por cinco especialistas na atividade audiovisual, será designada pela SAv, SAI e ABCCom. A partir do dia 14 de dezembro de 2009, será divulgada a lista dos 20 projetos selecionados e dos 10 suplentes.

Para fortalecer a política de descentralização regional, serão contemplados na lista inicial de aprovados, no mínimo, dois projetos de, pelo menos, quatro macrorregiões do país.

Acesse aqui o Edital Nós na Tela

Mais informações:
Telefone: (11) 5084-3252
nosnatela@cinemateca.org.br
www.culturadigital.br/nosnatela


Jane de Alencar, Ascom SAv/MinC

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Bolsa Agente Cultura Viva 2009

Inscrições até 30 de outubro

O Ministério da Cultura (MinC), por intermédio da Secretaria de Cidadania Cultural (SCC), abre até 30 de outubro inscrições para Pontos de Cultura que queiram concorrer à Bolsa Agente Cultura Viva 2009. Serão concedidas 90 bolsas de R$ 28 mil, totalizando um investimento de mais de R$ 2,5 milhões. Cada Ponto de Cultura deverá selecionar quatro jovens, totalizando 360 bolsistas.

A Bolsa Agente Cultura Viva 2009 é uma iniciativa da SCC/MinC e tem por finalidade selecionar 90 projetos de Pontos de Cultura cujo foco seja o protagonismo juvenil, empoderamento social e o desenvolvimento pessoal e social de quatro jovens na faixa etária de 15 a 29 anos, envolvidos em uma das ações do Programa Cultura Viva (Escola Viva, Griô, Cultura Digital, Cultura e Saúde e Ludicidade).

Há também a possibilidade de inscrição de jovens envolvidos nos seguintes eixos temáticos:

Criação, Circulação e Difusão da Produção Artística dos Pontos de Cultura, que incentiva o protagonismo dos jovens dos Pontos de Cultura envolvidos nasc redes de interações estéticas e na rede audiovisual no âmbito do Programa Cultura Viva. Consiste no desenvolvimento de um processo de criação e produção artística associada às trocas de experiências, linguagens, conhecimentos e realidades, levando em consideração a realização de eventos e o intercâmbio e compartilhamento de experiências desenvolvidas nos Pontos de Cultura.

Cultura e Cidadania, que incentiva o protagonismo dos jovens dos Pontos de Cultura envolvidos em ações de saúde, meio ambiente, economia solidária, e de todas as ações sócio-educativas que possam surgir no âmbito do Programa Cultura Viva.

O valor total de cada projeto será de R$ 28.240,00, sendo R$ 10 mil destinados ao Ponto de Cultura e R$ 18.240,00 para o pagamento aos quatro bolsistas. Cada jovem receberá o valor de R$ 4.560,00, divididos em 12 parcelas mensais.

Para serem indicados, os jovens devem passar por seleção pública organizada pelo próprio Ponto de Cultura. Com a Bolsa Agente Cultura Viva 2009, o MinC pretende estimular o empoderamento social e incentivar o protagonismo da juventude por meio da apropriação de ferramentas e mecanismos de criação, produção e fruição cultural e artística, de forma a promover o desenvolvimento pessoal e social de jovens envolvidos nas diferentes redes sociais.

A comissão avaliadora das propostas, composta por representantes do MinC, consultores e especialistas na área de juventude e educação, vão analisar critérios como a qualidade do projeto pedagógico, memorial dos jovens selecionados pelos Pontos de Cultura, proposta de trabalho que promova o fortalecimento da rede das ações que os jovens estão envolvidos e os projetos que fortaleçam a transversalidade entre as ações.

Confira o edital:
Edital Agente Cultura Viva 2009
Anexo 1 - Requerimento
Anexo 2 - Formulário de inscrição
Anexo 3 - Declaração

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (61)2024 2508 ou pelo e-mail josiane.ribeiro@cultura.gov.br


Fonte: www.cultura.gov.br/cultura_viva

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Prêmio Pontos de Valor: SCC e PNUD

Inscrições até 30 de outubro

O Ministério da Cultura (MinC), representado pela Secretaria de Cidadania Cultural (SCC), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), abre inscrições para o Prêmio Pontos de Valor até 30 de outubro. Serão distribuídos 50 prêmios de R$ 10 mil aos Pontos de Cultura que apresentem as melhores práticas com foco na formação e promoção de valores de vida. No total, serão investidos R$ 500 mil.

O objetivo da premiação é identificar e mapear os Pontos de Cultura que apresentem práticas inovadoras em ações com foco na formação e promoção de valores de vida. A SCC/MinC e o PNUD querem contribuir para a compreensão das formas pelas quais os valores são transmitidos em diferentes meios e linguagens artísticas, inclusive a digital, com incentivo de uma política pública, subsidiando com isso a elaboração do Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional (RDH) 2009/2010.

O relatório busca identificar os desafios ao desenvolvimento humano no país e discutir alternativas para o trabalho rumo à superação desses desafios. Como parte da preparação desse Relatório, o PNUD, junto com seus parceiros, promoveu a Campanha Brasil Ponto a Ponto. A campanha pretendia definir o tema do RDH. Mais de meio milhão de pessoas em todo o Brasil participaram e escolheram o tema “Valores de Vida”.

Valores de vida são aqueles que vivemos, que praticamos. Eles não tratam apenas do que falamos, mas de nossas ações diárias. Entender porque praticamos ou não valores que dizemos ter e como eles são formados é um grande desafio a ser superado. Para tal é importante saber como os valores são transmitidos com sucesso. A vivência dos valores nos quais acreditamos é uma condição fundamental para termos uma vida melhor.

Neste sentido, considerando que a maioria das iniciativas dos Pontos de Cultura se baseiam em valores como compartilhamento, inclusão e solidariedade, a SCC/MinC, em parceria com o PNUD, concebeu o Prêmio Pontos de Valor.

Transmissão de valores
A comissão avaliadora das propostas vai analisar critérios como o caráter inovador da iniciativa em ações na promoção de valores de vida, relevância da iniciativa para o entendimento da forma como a transmissão de valores de vida pode contribuir para a construção de um mundo melhor, aplicabilidade da iniciativa para produzir e gerar conhecimento, qualidade técnica da iniciativa e capacidade de ampliação de suas ações para outras comunidades.

No valor do prêmio já estão inclusas as despesas com passagens, deslocamentos, hospedagem e alimentação, necessárias ao custeio da participação de pelo menos um representante da iniciativa selecionada em encontro a ser realizado pelo Programa Cultura Viva e o PNUD após a premiação.

Confira o edital e os anexos:
Edital - 2009
Anexo I - Requerimento
Anexo II - Formulário de inscrição
Anexo III - Declaração


Fonte: www.cultura.gov.br/cultura_viva

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Laboratórios B.Braun seleciona projetos culturais

Os Laboratórios B.Braun já estão recebendo projetos culturais para análise de apoio e patrocínio para o ano fiscal de 2010. Os trabalhos devem versar sobre a valorização da identidade brasileira e inclusão social.

Criada este ano, a política cultural B. Braun é voltada para as áreas de música, dança e literatura. O patrocínio ocorre por meio dos incentivos da Lei Rouanet. Pessoas físicas também podem enviar seus projetos desde que aprovados pela Lei.

Os interessados devem encaminhar e-mail para comunicacao_BR@bbraun.com


redeGIFE Online, 28/09/09

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Guia para fundações e institutos empresariais entra em audiência pública

O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e o GIFE disponibilizaram para consulta pública uma versão preliminar do primeiro Guia de Melhores Práticas de Governança para Fundações e Institutos Empresariais. O documento, que receberá contribuições até o dia 8 de outubro, dará subsídios instrumentais aos dirigentes dessas organizações para uma gestão mais eficaz.

O guia entende que fundações e institutos empresariais são entidades sem fins lucrativos mantidas por empresas ou seus acionistas, para execução direta ou apoio a projetos voltados especificamente ao interesse público.

"A participação via consulta pública permite que mais pessoas possam enriquecer a publicação. Além de melhorar e legitimar o texto do guia, esse processo também ajuda a provocar reflexão e fomentar as discussões sobre governança nas fundações e institutos empresariais, de forma que o lançamento seja mais efetivo", explica o gerente institucional do GIFE, Eleno Gonçalves.

Segundo o advogado especialista em terceiro setor, Eduardo Szazi, a governança é, hoje, instrumento essencial para a formação da reputação de uma entidade e afeta diretamente sua capacidade de atração de recursos e retenção de talentos. “Quanto melhor ela for, melhor sua reputação e maiores as chances de ampliar seu leque de parceiros, colaboradores e financiadores”, afirma o advogado, também consultor técnico do documento.

Governança, em sentido amplo, é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre conselho, equipe executiva, e demais órgãos de controle. O que o guia faz é, no fim, converter os princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar a reputação da organização e otimizar seu valor social.

Para que isso faça sentido, as boas práticas de governança se sustentam de quatro princípios: a transparência, que não deve se restringir ao econômico-financeiro, mas também os demais fatores (mesmo os intangíveis que norteiam a ação gerencial; a equidade, o tratamento igual a todas as partes interessadas; a accountability, o prestar contas das ações, assumindo integralmente suas consequências e; reponsabilidade, quando o agente de governança zela pela sustentabilidade da organização.

Patrocinado pelas fundações Odebrecht e Banco do Brasil, além do Instituto Camargo Corrêa, o documento está didaticamente dividido em nove capítulos. Nos últimos sete, o leitor poderá encontrar todas as informações necessárias para uma boa gestão, como código de conduta, conflito de interesses, titularidade e formação de conselhos.

As contribuições podem ser encaminhadas até o dia 8 de outubro para o e-mail cleber.tavares@ibgc.org.br, contendo: (i) a identificação do trecho (página e item); (ii) redação sugerida; e (iii) explicação dos motivos e sugestão.

Para consultar o documento em audiência pública, clique aqui.


Rodrigo Zavala
redeGIFE Online, 28/09/09

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