domingo, 25 de janeiro de 2009

Papa inaugura seu próprio canal no YouTube

O papa Bento 16 se tornou nesta sexta-feira uma das pessoas mais velhas a ter um canal próprio no YouTube. Ele aconselhou os jovens a usarem a nova mídia de forma sensata e tentar evitar a obsessão on-line que pode isolá-los da vida real.

O canal do Vaticano (www.youtube.com/vaticanit) terá vídeos curtos sobre as atividades do papa de 81 anos, além de eventos e cultos no Vaticano, com áudio e texto, inicialmente, em inglês, espanhol, alemão e italiano.

Os vídeos noticiosos diários terão cerca de dois minutos de duração. Eles serão produzidos pelo centro televisivo do Vaticano, por jornalistas e diretores de web da Rádio Vaticano.

O lançamento do canal no YouTube vem no mesmo momento em que o papa mandou uma mensagem no dia mundial de comunicações da Igreja Católica, cujo tema é "novas tecnologias, novos relacionamentos: promovendo uma cultura de respeito, diálogo e amizade".

Henrique de Castro, diretor do setor de vendas europeias e soluções de mídia do Google, que é dono do YouTube, disse em uma entrevista coletiva que o Google não vai lucrar nada com a iniciativa.

"Nossa estratégia é fazer as pessoas virem aos nossos sites", disse.

O canal não terá anúncios e fornecerá links para vários websites e vídeos católicos, incluindo vídeos de igrejas do mundo todo, e do próprio Vaticano.

O Vaticano tem site na web (www.vatican.va) desde 1995.

O arcebispo Claudio Celli, chefe do setor de comunicações do Vaticano, disse que considera também criar um espaço para o Vaticano no Facebook, uma rede social virtual.

Em sua mensagem de boas-vindas aos visitantes do YouTube, o papa disse esperar que a iniciativa "esteja a serviço da verdade".


Fonte: Reuters
HSM On-line, 23/01/09

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Dinheiro é coisa do passado

O PagSeguro do UOL precisava de uma ação que comunicasse para os milhares de desenvolvedores e formadores de opinião presentes na Campus Party 2009 a facilidade de uso de seu sistema e como ele pode ser integrado em soluções de pagamento online. Montar um estande na área Expo não adiantaria, pois o público-alvo não eram os visitantes ocasionais, mas sim os “campuseros” que se mudam para o pavilhão e só saem de suas bancadas na Arena para comer e dormir.

Para atender a este desafio, a Espalhe criou o “ambulante do futuro”. Ele circula entre as bancadas anunciando “Energético por R$1”, um preço mais do que convidativo (o preço na área Expo é 7 vezes maior). Mas para mostrar que dinheiro em espécie é algo do passado e já existe uma solução de pagamento bem mais moderna, simples e acessível, o nosso vendedor só aceita pagamento eletrônico.

Como os clientes já estão com o seu computador ali do lado, a transação ocorre em menos de um minuto. Basta entrar na página especial do evento e efetuar a compra, podendo escolher entre 13 formas de pagamento. Em seguida o vendedor confere a transação e entrega a latinha.

A novidade se propagou por toda a Arena e em pouco tempo muita gente já estava atrás do ambulante, que precisou se desdobrar para atender os pedidos que pipocavam. O sucesso foi tanto que o estoque de latinhas foi reforçado para agüentar o tranco dos próximos dias.

Uma forma simples de fazer o público não apenas se cadastrar para ganhar o brinde, mas usar o serviço em algo prático, atestar o quanto é eficiente e, principalmente, falar disso para muitas pessoas. Inteligência de guerrilha que diminui a necessidade de mega-estandes, modeletes, dos brindes de sempre e de todo aquele desperdício de recursos que quase nunca são potencializáveis com o boca-a-boca.

Se você está na Campus Party 2009, não deixe de conferir o serviço. Vai acontecer até sábado, de 18h até meia-noite (ou enquanto durarem os estoques).

[]´s MrWagner


Blog de Guerrilha, 21/01/09

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Internet: corporações precisam aprender a utilizá-la melhor

Especialista afirma que 2009 trará mudanças no ambiente web, que precisa começar a fazer parte das estratégias de negócios das empresas

Fatores como a mudança nos hábitos do consumidor e a popularização de novas tecnologias devem mudar profundamente o perfil da internet corporativa ao longo do 2009. A opinião é de Marcello Póvoa, diretor da MPP Solutions, para quem o cenário de crise não deve afetar as tendências de mudança.

“Essas mudanças serão alavancadas pelos consumidores e pela quebra de alguns paradigmas de tecnologia”, diz, lembrando que o mercado brasileiro, embora ainda atrasado em relação aos Estados Unidos, está no mesmo nível – ou melhor – que o europeu.

O primeiro ponto é a mudança no perfil dos consumidores, hoje mais ativos. De acordo com Povoa, o internauta hoje realiza interações verticais e horizontais com as marcas na web, e tem se mostrado muito mais exigente em relação a elas. “Isso vai exigir um novo comportamento das empresas, que precisarão levar o relacionamento com este cliente para além da venda”, afirma.

Do lado da tecnologia, a maior mudança virá da migração do modelo de página impressa na web para o modelo de aplicativos, o que provoca mudanças nos clientes e na infraestrutura das empresas. Aqui entra o conceito de nuvem, com a potencial transformação dos aplicativos web no novo desktop. “Isso muda o relacionamento. No modelo clássico, o usuário vai à URL. Agora, a tendência é de fragmentação. O site da empresa irá ao usuário via widgets, possibilitando a capitalização de audiências pré-existentes”, diz, lembrando que, para isso, o mercado como um todo precisará compreender melhor o conceito de viralidade.

Outra previsão do especialista é que o processo de seleção natural das comunidades online deve ganhar corpo. Para ele, muitas delas devem desaparecer, mas isso não mata o fenômeno. Tanto é assim, que Póvoa disse existir hoje uma corrida pelo desenvolvimento de um algoritmo que permita o monitoramento semântico de redes sociais, o que vai permitir às empresas estabelecer alertas e iniciativas sobre epidemias, tanto positivas quanto negativas.

Em paralelo a isso, há o crescimento da internet móvel, para ele bastante estimulada pelo lançamento do iPhone. Segundo o executivo, 75% do tráfego móvel existente nos Estados Unidos acontece no iPhone. “As pessoas começam a surfar na internet e isso não pode ser ignorado”, diz.

“Todas estas tendências estão hoje presentes no mercado brasileiro, por isso as empresas precisam atentar mais para a web como parte de suas estratégias de negócios, o que já começa a acontecer”, ressalta, afirmando que, no atual cenário, sua expectativa é que o mercado de internet corporativa cresça de 15% a 20% ao longo deste ano.


Fábio Barros
COMPUTERWORLD, 23/01/09

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Macaé investe cerca de R$ 500 mil para se tornar cidade digital

Projeto começou em 2006; expectativa é que em dois anos toda a cidade esteja coberta por rede que permita acesso grátis à internet

Macaé, no norte do Estado do Rio de Janeiro, investiu cerca de 500 mil um projeto que começou em 2006 para transformar o município em uma cidade digital. O valor é uma estimativa de Guto Garcia, Secretário de Ciência e Tecnologia de Macaé, e foi destinado a recursos e manutenção da rede wireless montada na cidade.

A prefeitura ainda não "tem uma análise, em termos monetários" da economia que o projeto resultou para os cofres públicos, informa Garcia. Mas ele ressalta que um dos benefícios sentidos de imediado foi um aumento da transparência das ações municipais. "Hoje sabemos quem é beneficiado em cada projeto social, aumentou a visibilidade da organização", comenta.

A primeira etapa do projeto envolveu a interligação de 27 prédios da municipalidade por meio de uma rede sem fio WiMesh, da Motorola. "Hoje, nossa rede abrange 56 postos de saúde, 20 prédios públicos e metade das 114 escolas municipais. O objetivo é colocar nossa rede de fibra óptica para funcionar para não deixar a rede wireless sobrecarregada", afirma Garcia.

A cidade também conta com um sistema, desenvolvido pelos técnicos da prefeitura, que integra os cerca de 90 programas sociais apoiados e desenvolvidos pela municipalidade, o que permite que mapear os beneficiários das iniciativas. "Se hoje em dia alguém quer uma dentadura, uma perna mecânica, óculos, temos um sistema que nos permite saber quem são as pessoas beneficiadas e de quais projetos ela está participando", explica o secretário.

"Há a idéia de instalar totens na cidade para permitir o agendamento de consultas, fazer matrícula escolar, etc. A principal função de você fazer uma cidade digital é melhorar a função administrativa da prefeitura", acrescenta Joeval Martins, gerente da área de Governo & Empresas da Motorola.

Segundo Garcia, atualmente a prefeitura está desenvolvendo um software que permitirá aos pais de 40 mil estudantes da rede municipal de ensino acompanhar boletins, observações dos professores e outros dados, pela internet. A previsão é que em três meses o projeto seja concluído, criando a possibilidade dos familiares acompanharem o desempenho escolar dos alunos.

Ele diz que, caso a família não tenha acesso à internet em casa, poderá recorrer a uma das 17 lan houses municipais que oferecem acesso gratuito à rede. O número de computadores em cada uma delas varia entre 10 e 20 máquinas.

As lan houses utilizam PCs reciclados e montados na chamada "fábrica da cidadania", um espaço que conta com 200 jovens aprendizes que recebem treinamento sobre informática. Quando concluem o curso, os melhores alunos se tornam monitores das lan houses. "Já recebemos mais de 3.000 peças de computador e treinamos mais de 500 jovens", contabiliza o secretário.

As estimativas de Garcia indicam que 22.500 moradores de Macaé estão cobertos pela rede Mesh e podem acessar a internet gratuitamente, cerca de 12% da população da cidade, que tem 200.000 habitantes. Os distritos de Córrego do Ouro, Frade e Glicério, além do bairro do Aeroporto, contam com a cobertura sem fio.

"Quem tiver uma anteninha em casa, pega internet", diz o secretário, acrescentando que a meta é levar acesso gratuito à internet para toda a cidade em dois anos. As próximas regiões a serem cobertas serão a orla e as praças públicas de Macaé.


Fabiana Monte
Computerworld, 21 /01/09

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