sábado, 1 de março de 2008

Por que as empresas de internet querem invadir o seu celular?

Entenda porque empresas como Google, Microsoft e Yahoo estão investindo cada vez mais pesado em internet móvel

..."há três vezes mais celulares que computadores no mundo. Muitas pessoas farão o seu primeiro acesso à internet pelo celular, e não pelo computador”

Esqueça as tradicionais marcas de celulares. Depois da Apple, que roubou a cena com seu iPhone, quem mais se destacou no mercado de mobilidade em 2007 não foi nenhuma grande fabricante de aparelhos ou operadora, mas sim uma empresa de internet: o Google.

A indústria parou para acompanhar o anúncio da plataforma Android, que foi muito além de um único aparelho com a marca Google (o Gphone, que muitos aguardavam), oferecendo um ambiente completo para celulares, que os desenvolvedores poderão povoar com os mais diversos aplicativos.

Mas o Google não está sozinho nesta corrida à mobilidade. Outros gigantes da internet, como Microsoft e Yahoo, vêm anunciando numerosos acordos com operadoras e fabricantes de aparelhos, além de esforços para adaptar seus produtos mais populares ao universo do celular.

O motivo mais evidente é que há três vezes mais celulares que computadores no mundo. “Muitas pessoas farão o seu primeiro acesso à internet pelo celular, e não pelo computador”, opina Leonardo Tristão, diretor de novos negócios do Google. “O futuro da internet é móvel. É a próxima grande fronteira”, concorda Marcos Lopes, diretor de marketing da TIM.


Mesmo com as restrições atuais nos custos de acesso a dados pelo celular – especialmente nos mercados em estágio de desenvolvimento, como o brasileiro –, os usuários de internet móvel já passam de 400 milhões no mundo – um terço dos internautas que navegam pelo PC – e a previsão é de que cheguem próximo à marca de 1 bilhão dentro de três anos, segundo o eMarketer.

Em mercados mais maduros, como o Japão, o número de usuários de internet pelo celular já é superior ao de internautas que navegam pelo desktop. “O mundo é cada vez mais on demand, As pessoas querem utilizar os serviços onde, como e quando têm vontade”, justifica o diretor de novos negócios da Oi, José Luis Volpini.

Para as empresas de internet – como Microsoft, Google e Yahoo! –, trata-se de um novo universo de oportunidades. Segundo previsões do eMarketer, os gastos com anúncios em celulares devem chegar a 13,8 bilhões de dólares em 2011. Deste total, 17% virão de um mercado que estas três companhias vêm disputando ferrenhamente: as buscas.

Dos 982,4 milhões de usuários de internet móvel previstos para 2011, mais de 90% vão utilizar os serviços de busca, fornecendo combustível para um mercado de 2,3 bilhões de dólares em links patrocinados.


E o interesse nas buscas móveis não está apenas no volume, mas também na qualidade. Segundo as empresas de internet, as taxas de clique em links patrocinados são maiores no celular que no PC. “Quando o usuário busca no PC, tem tempo livre para navegar pelas opções e escolher. Já no celular, ele tem que ser objetivo. A idéia é resolver o problema em um único clique”, explica André Izay, diretor geral do Yahoo! Search Marketing.

Outra vantagem dos dispositivos móveis em relação aos PCs é a possibilidade de oferecer resultados de buscas baseados em localização. “Se o usuário faz uma busca por McDonald’s no celular, por exemplo, provavelmente ele não quer informações nutricionais sobre os lanches da cadeia ou o telefone para entrega, mas sim saber onde está a loja mais próxima, o que facilita ao buscador entregar o link mais adequado”, explica Alexandre Fernandes, diretor de produtos e serviços da Vivo.

De olho nestas oportunidades, as empresas de internet costuram parcerias com operadoras e fabricantes de celular para posicionar estrategicamente os seus mecanismos de buscas. No Brasil, o Yahoo fechou acordos para prover motor de buscas para a Claro e a Vivo, replicando alianças globais firmadas com as empresas-mãe das operadoras - América Móvil e Telefónica, respectivamente.

Ter um bom sistema de buscas também é um diferencial para as operadoras. De acordo com Alexandre Olivari, gerente de serviços de valor agregado da área de varejo da Claro, metade das vendas de conteúdos do portal Claro Idéias – que abrange música, vídeos e jogos, entre outros itens – se originam a partir de buscas.

Mas as oportunidades não estão restritas aos buscadores. A TIM, por exemplo, assinou um acordo com o Google, tornando-se a primeira operadora a trazer o popular site de compartilhamentos de vídeo YouTube aos celulares dos brasileiros – embora a busca preferencial também esteja no pacote.

Outros serviços sociais – como as redes de relacionamento – também têm grande potencial de crescimento no celular. A consultoria Pyramid Research prevê que em 2012 os usuários de redes sociais pelo celular cheguem a 950 milhões. No Brasil, um acordo entre o Google e as operadoras Claro, TIM, Brasil Telecom e Telemig já permite que os usuários enviem recados para o Orkut.

Na lista de experiências locais bem sucedidas, outro destaque é a integração do serviço de mensagem instantânea MSN Messenger, da Microsoft, aos celulares. De acordo com Priscyla Alves, gerente de marketing do grupo de serviços online da Microsoft, o serviço que permite enviar mensagens a partir do computador para um celular já tem mais de 2 milhões de usuários cadastrados, mesmo sendo pago.

As operadoras começam a testar também modelos alternativos de publicidade no celular. É o caso da Claro, que fez um projeto piloto com banner gráfico do Fiat Punto no portal móvel Claro Idéias. De acordo com Olivari, o número de cliques registrados pelo celular no período foi o dobro da média que teria um banner veiculado em um site tradicional.

“Alguns modelos vencedores da web podem ser muito bem adaptados ao celular”, observa Rafael Magdalena, gerente de serviços de valor adicionado móvel da Brasil Telecom.

Os dispositivos móveis abrem, contudo, novas portas para outros tipos de publicidade, que vão além dos modelos utilizados em PCs. “Um exemplo é o ‘click to call’, em que o usuário clica em uma publicidade e disca automaticamente para o anunciante. Outro é o “click to download”, em que ele baixa algum conteúdo associado ao anúncio”, explica Izay, do Yahoo.

As empresas do ramo são unânimes em ressaltar, porém, que para explorar bem a publicidade móvel são necessários conhecimento e consentimento do usuário. "É preciso ter clareza de quem é o cliente. E, como em todo marketing direto, o segredo é ter um bom relacionamento", opina Volpini, da Oi.

Outro desafio para as empresas de internet – assim como dos fabricantes de celulares e operadoras – é proporcionar aos usuários uma melhor experiência de web no celular.

A navegação por menus e listas que predomina na maioria dos aparelhos disponíveis no mercado sequer lembra aquilo que entendemos por internet e frustra as expectativas de quem se aventura por ela. “Pesquisas indicam que a cada novo menu apresentado, metade dos usuários desiste de navegar”, relata Tristão, do Google.

A prova de que os usuários estão ansiosos por uma experiência mais rica no celular é o sucesso do navegador Safari, integrado ao iPhone. Lançado no início do ano, o aparelho, que oferece navegação muito similar à do PC, exibindo versões completas dos sites, já conquistou 50% mais usuários que o Windows Mobile – que roda em diversos modelos de smartphones - no acesso à internet pelo celular, segundo a empresa de pesquisas Net Applications.

“A contribuição do iPhone foi mostrar que a usabilidade é fundamental”, afirma Tristão. “Acreditamos que o usuário tem de ter a mesma experiência de internet, independente da plataforma – seja TV, computador ou celular”, ele acrescenta.

Daniela Moreira, do IDG Now!
Publicado pelo
Computerworld em 28/02/08

Mais...

Unicef lança Seguro Solidário no Brasil

Representante do Unicef no Brasil (foto) disse que 48% do valor pago pelos segurados irá para projetos da agência da ONU no Brasil.

O Fundo das Nações Unidas para Infância, Unicef, lançou, nesta quinta-feira, em São Paulo, o Seguro Solidário Infância em parceria com a corretora de seguros Marsh, a Zurich Brasil Seguros e a Keppler Consultoria. O seguro irá destinar 48% do prêmio pago pelos segurados para os projetos da agência das Nações Unidas no Brasil.

A iniciativa é a primeira deste gênero na história do Unicef e também vai permitir que famílias de baixa renda tenham acesso a um seguro de acidentes pessoais.

Objetivos
A representante do Unicef no Brasil, Marie-Pierre Poirier, falou em entrevista exclusiva à Rádio ONU, de São Paulo, sobre os objetivos da parceria.

"É uma grande iniciativa. 48% da verba arrecadada através da venda desses seguros vai apoiar o programa do Unicef no Brasil, que tenta ajudar o país a realizar os direitos de cada criança, de cada adolescente brasileiro a sobreviver, a aprender, a crescer sem violência. Na verdade, a se tornar prioridade absoluta nas políticas públicas, em nível federal, estadual, municipal e, eu diria, da família", disse.

O seguro poderá ser adquirido por R$ 7, R$ 10 R$ 15 ou R$ 25 ou pelo site www.projetocriancaprotegida.com.br e permitirá que as pessoas contribuam para os trabalhos do Unicef.

Poirier destaca as áreas de atuação do Unicef no Brasil, que serão beneficiadas pelo Seguro Solidário.

Mortalidade infantil
"O dinheiro vai entrar nas nossas três grandes plataformas. A plataforma do semi-árido brasileiro, onde moram 13 milhões de crianças, 75% das quais vivem em famílias pobres. A plataforma da Amazônia, onde vamos tentar combinar preocupações relacionadas com aquecimento global, proteção do meio ambiente e a pauta dos direitos da criança. E trabalhar nas grandes cidades do sul do país, nas comunidades populares e favelas, onde temos problemas enormes de exclusão social", disse.

O Unicef salienta o sucesso de outras parcerias como o Selo Município Aprovado que, na edição 2005 e 2006, conseguiu dobrar a redução da mortalidade infantil no semi-árido em comparação aos níveis nacionais. A mortalidade infantil no semi-árido foi reduzida em 14%, representando a saída de 24 mil crianças do estado crítico de desnutrição, enquanto a média no Brasil ficou em 6%.

Para ouvir esta notícia clique aqui.
(http://www.un.org/radio/por/detail/5414.html)


Marco Alfaro, da Rádio ONU
(Envolverde/Rádio ONU)
Publicado pela
Envolverde em 29/02/08
© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

Mais...

Programa Territórios da Cidadania

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, participou, no último dia 25, do lançamento do Programa Territórios da Cidadania, que traz 135 ações voltadas para o desenvolvimento regional e a garantia de direitos sociais, beneficiando 24 milhões de brasileiros.

A iniciativa prevê investimentos da ordem de R$ 11,3 bilhões, que devem chegar em até mil municípios brasileiros, apenas neste primeiro ano. Os 60 territórios foram escolhidos por apresentarem os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país e baixo dinamismo econômico.

O Ministério da Cultura irá destinar 22 milhões do seu orçamento ao programa. Com esses investimentos, serão criados 110 novos Pontos de Cultura e instaladas 151 bibliotecas em municípios que ainda não dispõem desse equipamento. O MinC também promoverá ações de modernização de bibliotecas em todo o país.

“O programa Territórios da Cidadania vem se somar a outros programas do MinC para atacar problemas latentes no país. Estamos, por exemplo, zerando o número de municípios sem bibliotecas. Ainda em 2008, pretendemos instalar, ao todo, 631 novas bibliotecas, pois já temos os recursos garantidos para 300 e ainda dependemos da votação do orçamento deste ano para garantir as demais”, explica o ministro Gilberto Gil.

“Também neste ano, chegaremos a cerca de 2.000 Pontos de Cultura. Em 2008, investiremos um total de R$ 104 milhões nesses Pontos. Esse é um número revelador, quando comparado com o nosso primeiro ano de gestão, pois o que investimos nessa ação equivale praticamente à metade do primeiro orçamento do MinC, em 2003″, completa.

“Este é um esforço concentrado do Governo Federal para superar de vez a pobreza no meio rural com um planejamento que alia visão territorial e eficiência nos investimentos públicos. O país está crescendo e já era hora de fazermos um programa desta magnitude para que ele cresça para todos”, ressalta o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, responsável pelo programa no conjunto do governo.

Fonte: www.cultura.gov.br
Publicado no Boletim da Democratização Cultural - Edição 27, em 28/02/08

Mais...

Caixa apóia festivais de teatro e dança

Pela primeira vez, a Caixa Econômica lança edital para a seleção de projetos de festivais de teatro e de dança, cujas inscrições vão até 31 de março. O concurso vai apoiar 20 projetos de teatro e 12 de dança, que devem ocorrer entre maio e dezembro deste ano. São R$ 2,9 milhões em apoio a projetos que atendam critérios como responsabilidade social e perspectiva de ajuda ao enriquecimento social e cultural da comunidade, entre outros.

Propostas devem ser apresentadas por pessoa jurídica cuja natureza contemple a realização de eventos culturais e atenda às exigências do edital, disponível no site http://www.caixacultural.com.br/

Os interessados devem enviar, via Correios (correspondência registrada, com aviso de recebimento e data de postagem), formulário de inscrição e planilha orçamentária, bem como a documentação exigida. A divulgação dos projetos aprovados está prevista para 25 de abril.

Fonte: www.brasilcultura.com.br
Publicado pelo Boletim da Democratização Cultural - Edição 27, 28/02/08

Mais...

Publicidade será premiada no Fórum de Comunicação Social

Campanhas sobre ecologia, responsabilidade social e bem público

A criatividade e a eficácia de peças e campanhas publicitárias sobre ecologia, responsabilidade social e bem público serão premiadas com o Troféu Gaúcho de Responsabilidade Social. A iniciativa integra o 5º Fórum Mundial de Comunicação Social, que acontece no dia 25 de março de 2008, em Porto Alegre. Agências, veículos, produtoras e anunciantes podem concorrer a esta distinção no Prêmio para Peças e Campanhas, que destacará os três melhores trabalhos em cada área. As inscrições estão abertas até o dia 10 de março.

São várias categorias, como Comunitário, Educação e Conscientização das Coletividades, Institucional, Captação de Recursos Financeiros, Agasalhos, Alimentos, Medicamentos e Serviços Públicos, nas quais podem participar produções em mídia impressa (jornal, revista e exterior) e eletrônica (comerciais de TV e cinema, spots e jingles de rádio), em diferentes formatos. As peças individuais e campanhas podem ser inscritas até o dia 25 de fevereiro com valores reduzidos. Mais informações e o regulamento podem ser encontrados no site www.forumcomunicacao.com.br.

O Fórum Mundial de Comunicação Social tem como tema ‘Ações de Sustentabilidade Ambiental” e incentiva o debate em torno das ações das empresas em relação ao meio-ambiente. O evento é promovido pela Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade (Alap), Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), Federação Nacional de Agências de Propaganda (Fenapro), Conselho Nacional de Propaganda (CNP), Associação Riograndense de Propaganda (ARP) e Associação Riograndense de Imprensa (ARI).

Publicado pelo Pauta Social 25/02/08

Mais...



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br