segunda-feira, 12 de julho de 2010

Rótulos, selos e certificações verdes

Uma ferramenta para o consumo consciente

Uma das conclusões do Monitor de Responsabilidade Social Corporativa 2010, da Market Analisys – publicado com destaque no Dossiê sobre Consumo Consciente, da Revista Ideia Socioambiental (Março 2010) – indica que dois em cada dez consumidores brasileiros estão bem informados sobre o comportamento socioambiental de produtos e empresas.

Trata-se de um número tímido se comparado ao de outros países do Hemisfério Norte – estudos variados dão conta da existência de entre seis e oito consumidores muito sensíveis ao assunto  - nos quais a questão ambiental inclui-se na agenda do consumidor há pelo menos uma década. Mas expressivo se considerar o fato de que o consumo consciente encontra-se em fase preliminar no Brasil, sob os limites de uma cultura de consumo de massa ainda recente (reprimida desde os tempos de hiperinflação), das condições locais de educação básica e do consumo crítico de informação.

Mais...

Bilionários pelo meio ambiente

“Bill, Melinda e Warren, o que lhes parece convencer seus amigos a investirem na produtividade verde?”, pergunta a economista Hazel Henderson neste artigo exclusivo.
Imagem Fabrício Vanden Broeck

Aplaudo Bill e Melinda Gates e o financista Warren Buffett por desafiarem outros multimilionários a doarem, durante suas vidas, a metade ou mais de suas enormes fortunas a obras de caridade. Em maio de 2009, eles propuseram a David Rockefeller ser o anfitrião de um primeiro jantar secreto com George Soros, Ted Turner, Oprah Winfrey, Michael Bloomberg, David Rockefeller Jr. e outros bilionários, no qual lançaram a campanha.

Mais...

Associação Brasileira de Captadores de Recursos ganha núcleo em Brasília


Foto: Rayssa Coe

Criação do núcleo da ABCR no DF
Nessa quinta-feira (1º), representantes de organizações não-governamentais, de universidades e de instituições culturais participaram da reunião de criação do núcleo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) no Distrito Federal.

Mais...

Sai a lista dos selecionados para o Ranking Benchmarking 2010

Empresas e Gestores com excelência em suas práticas de sustentabilidade

No dia 29 de Julho no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo, será realizado o 8º Dia Benchmarking, Compartilhar para Crescer. Ocasião em que se apresenta o Ranking 2010 dos Melhores da Gestão Socioambiental Brasileira.

O Dia Benchmarking compreende 02 momentos, o primeiro é o seminário técnico com a apresentação em ordem alfabética dos cases selecionados e segundo momento é a solenidade de premiação com a classificação dos cases no Ranking Benchmarking. Este ano a solenidade será aberta pela dupla de conferencistas internacionais, Leila Navarro e José Maria Gasala com o Road Show da Sustentabilidade.

Mais...

Mulheres com agência própria

Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, encabeça encontro de alto nível do Ecosoc, ladeado por seu presidente, Hamidon Ali (à direita)
Foto UN Photo/Eskinder Debebe

A criação da ONU Mulher faz prever bons resultados para o 65° período de sessões da Assembleia Geral, que acontecerá em setembro para analisar a situação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), cujo avanço influencia em grande parte a igualdade de gênero. Cerca de 50 delegações dos Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), que participaram da Revisão Ministerial Anual do Conselho Econômico e Social (Ecosoc) das Nações Unidas, discutiram na semana passada em Nova York os progressos e desafios em matéria de igualdade de gênero.

Mais...



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br