quinta-feira, 3 de maio de 2007

Captação de Recursos da Teoria à Prática

Fonte: Email da Agência de Meios

Para ajudar profissionais a ampliar sua visão de sustentabilidade e aumentar a quantidade e diversidade de recursos financeiros de suas organizações, uma série de cinco oficinas e vinte consultorias sobre vários aspectos da captação de recursos foram oferecidas ao longo de 2 anos pelo Projeto GETS/UWC-CC.

Experientes captadores de recursos canadenses, com vasta experiência, tanto no Canadá quanto no exterior, compartilharam seu conhecimento com um grupo de dezenove brasileiros.

Esta publicação foi baseada nas apostilas escritas por Ann Speak, Boyd McBride e Ken Shipley para estas oficinas. Como todo o material já estava traduzido, aceitou-se o desafio de transformar em guia conceitual e prático um material originalmente criado como apoio para oficinas de capacitação.

Além da assessoria dos autores, neste processo foi essencial a contribuição do grupo de participantes da oficina que já estavam aplicando e multiplicando os conceitos e instrumentos. Eles fizeram a leitura da primeira versão editada e foram incluídas também na versão final as contribuições que deram nos debates durante o curso, assim como algumas de suas histórias.

Esta participação foi importante porque estas pessoas foram as primeiras a aceitar o desafio de ouvir novos conceitos e discutí-los com a mente aberta. Foram elas também que arriscaram aplicar muitos dos instrumentos aqui apresentados, trazendo depois suas experiências para discutir com o grupo. Além disto, seu olhar reflete o do público que se quer atingir com esta publicação. São gerentes, coordenadores, consultores e écnicos responsáveis pela captação de recursos de organizações dos mais variados tamanhos, áreas de atuação, estruturas, etc, e que vêm de todas as regiões do Brasil.

Para o ajuste de termos e conceitos à outras publicações já existentes sobre o tema no Brasil e para dados sobre a legislação contou-se com a contribuição de especialistas brasileiros.

O conteúdo desta publicação abrange tudo que foi trabalhado nas cinco oficinas. Alguns temas já foram tratados em outras publicações no Brasil mas o Projeto GETS/UWC-CC espera acrescentar perspectivas novas sobre estes, assim como contribuir com reflexões e sugestões de práticas inovadoras, principalmente na área de captação de recursos com indivíduos. O leitor será convidado a dialogar com o texto e estimulado a aceitar o desafio de debater com os colegas de sua instituição os conceitos e instrumentos apresentados,preparando-se assim para adequá-los e aplicá-los à sua realidade.

Este livro trata de todo o processo de captaçõ de recursos – desde a concepção prévia até sua execução. Ele tem como foco central e grande novidade a captação junto às fontes de recurso individuais, mas também trata das fontes institucionais.

Muitas das organizações no Brasil já colocam em prática várias técnicas de captação de recursos junto a indivíduos e têm obtido sucesso. Essas experiências mostram que esse também é um caminho para ampliar o envolvimento da sociedade nas causas defendidas pelas organizações que promovem a defesa dos direitos humanos, econômicos, sociais e ambientais.

O livro resulta de uma série de oficinas práticas desenvolvidas pelo Projeto GETS/UWC-CC junto a seus parceiros no Brasil ao longo dos últimos anos. A proposta da publicação é disseminar o conhecimento e as experiências intercambiadas pelos participantes. O livro se destina a todos aqueles que desejam fazer captação de recursos mais ativamente. Estão compreendidos aí desde os integrantes de diretorias e funcionários de organizações sem fins lucrativos que já captam recursos até aquelas organizações que desejam iniciar processos estruturados de captação, a fim de dar prosseguimento ao trabalho que desenvolvem, haja visto seu desafio cotidiano de manter suas atividades, aprendendo a captar recursos, geralmente, por tentativa e erro.

Nota: versão digital , com 1.721 KB, disponível para remessa a quem solicitar.

Mais...



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br