domingo, 10 de fevereiro de 2008

ONU coloca Brasil como 81º país em penetração de celulares e 72º em web

Publicado pelo IDG Now! em 08/02/08

Conferência da ONU para Comércio e Desenvolvimento aponta relação de 52,9 celulares e 22,6 internautas para cada 100 brasileiros em 2006

Mesmo liderando a América Latina junto ao México nas conexões banda larga e na penetração absoluta de celulares, o Brasil é apenas a 81ª nação em relação de telefones por habitantes, segundo o estudo "Information Economy Report 2007-2008", divulgado pela Conferência da ONU para Comércio e Desenvolvimento (Unctad, da sigla em inglês) nesta quarta-feira (06/01).

Segundo os dados, 52,9% da população brasileira tem celulares, aumento de 14,4% em comparação aos 46,3% registrados em 2005.

O número, idêntico ao Cazaquistão, com quem o Brasil divide a posição, não é suficiente, porém, para que o país fique à frente de nações como Tailândia (71ª), Argentina (49ª) e El Salvador (79ª).

Luxemburgo aparece como líder da lista, com 151,9 aparelhos por cada grupo de 100 habitantes, seguido pela Lituânia (138), Montenegro (132,5) e Hong Kong (129,8).

Caso se apóie em dados recentemente fornecidos pelo IBGE e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a penetração dos 120,9 milhões de celulares entre os 186,1 milhões de brasileiros teria relação de 64%.

No ranking referente a internet, o Brasil se sai um pouco melhorando, atingindo a 72ª posição com cerca de 22,6 brasileiros em cada grupo de 100 com acesso online, aumento de 15,6 % em relação aos 19,5 de 2005.

Em internet, o país tem penetração melhor que países como Argentina (78ª), México (79ª) e Uruguai (75ª), mas ainda perde na comparação com Líbano (64ª), Israel (63ª) e Polinésia Francesa (67ª).

De maneira geral, o estudo chamou a atenção para o abismo digital que continua a separar países ricos dos em desenvolvimento, mesmo com o sucesso de iniciativas de inclusão digital nestes últimos.

Mais...

Concurso vai premiar projetos inovadores de professores de arte

Publicado pela Folha Online em 09/02/08

Professores de arte de escolas públicas e particulares de todo o país podem concorrer ao Prêmio Arte na Escola Cidadã, promovido pelo Instituto Arte na Escola, da Fundação Iochpe, e pelo Sesi (Serviço Social da Indústria).

Serão premiados, no total, seis projetos. Cada professor vencedor - ou grupo de professores, se for o caso - receberá R$ 7.000. A respectiva escola ganhará R$ 3.000.

As inscrições devem ser feitas até 30 de abril no site www.artenaescola.org.br/premio. Os resultados deverão ser divulgados em setembro e os prêmios serão entregues na Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, em outubro.

O objetivo do concurso, que já é realizado há nove anos, é encontrar e valorizar boas iniciativas no ensino da arte em sala de aula, incluindo artes visuais, dança, música e teatro.

"Muitas escolas ainda tratam a arte como atividade secundária, e não como área do conhecimento", diz Mirca Bonano, coordenadora do prêmio. "Há escolas que usam as aulas para construir presépio no Natal e pintar pano de prato para o Dia das Mães. Isso é retrógrado."

Em 2007, um dos projetos vencedores foi de uma professora do Rio de Janeiro que transformou a escola municipal onde trabalha, numa área carente da cidade, numa reprodução da Bienal de São Paulo. Os alunos expuseram painéis e fizeram apresentações durante três dias, período em que a escola ficou aberta à comunidade.

São premiados os melhores trabalhos nas categorias educação infantil, ensino fundamental 1 (da 1ª à 4ª série), ensino fundamental 2 (da 5ª à 8ª série), ensino médio e educação de jovens e adultos.

Haverá ainda, neste ano, um prêmio especial para o melhor trabalho, em qualquer nível de ensino, que tenha o ambiente como tema.

O concurso tem patrocínio da Fundação Iochpe, do Banco do Planeta (Bradesco) e do Ministério da Cultura.

Mais...



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br