sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Itaú Unibanco e MIT firmam parceria e criam fundo de pesquisa em sustentabilidade

Recursos estimularão discussão de temas relevantes para América Latina e Brasil

O Itaú Unibanco e o MIT Sloan School of Management (Escola de Negócios do Massachusetts Institute of Technology) acabam de firmar uma parceria com o objetivo de contribuir para as discussões sobre sustentabilidade no Brasil e América Latina. O banco investirá US$ 500 mil, que serão aplicados em duas importantes frentes de trabalho.

A principal delas é a constituição do Itaú Unibanco Sustainability Fund. Este fundo deverá promover a pesquisa e o desenvolvimento de projetos ligados ao tema sustentabilidade e a questões relevantes para América Latina e Brasil. Ele beneficiará estudantes e professores de graduação do MIT e universidades brasileiras, além de envolver também líderes empresariais, governamentais e de ONGs.

Parte do fundo será destinado para estudantes de graduação do MIT que explorarem desafios relevantes enfrentados pelo Brasil e América Latina em áreas como desenvolvimento econômico sustentável, desigualdade econômica e social, o papel da América Latina para a redução dos gases de efeito estufa, oportunidades para o uso de combustíveis renováveis, aumento da biodiversidade e agricultura sustentável.

Os recursos também poderão ser utilizados por projetos de universidades brasileiras, alinhados com os tópicos citados acima. Serão projetos colaborativos, realizados por um time de estudantes de universidades brasileiras e estudantes do MIT, que devem trazer a realidade local e, ao mesmo tempo, garantir um intercâmbio de experiências e conhecimentos.

“O Brasil é um player importantíssimo para o desenvolvimento sustentável, e possibilitar esse intercâmbio contribuirá para entendermos os ativos brasileiros, suas vantagens competitivas e atitudes frente ao desafio do desenvolvimento sustentável”, afirma Sonia Favaretto, superintendente de Sustentabilidade do Itaú Unibanco.

Ainda será realizado um workshop no MIT, com as universidades brasileiras envolvidas, para discutir a situação atual, trazer inputs para projetos futuros e ampliar o conhecimento de todos os envolvidos. Um outro workshop será realizado no Brasil, ou em outro país da América Latina, para promover discussões locais e regionais, envolvendo a comunidade acadêmica, governo, líderes empresariais, ONGs e outros importantes stakeholders.

“Acreditamos que esta parceria contribuirá ainda mais com o avanço dos debates sobre os desafios da sustentabilidade no Brasil, na América Latina e no mundo. Aliando os casos práticos e trazendo as contribuições da comunidade acadêmica poderemos ter um debate mais maduro sobre o tema, trazendo oportunidades que beneficiarão o governo, as empresas e a sociedade como um todo” afirma Richard Locke, vice-reitor da MIT Sloan School of Management.

A parceria prevê ainda a realização de fóruns de debate com lideranças do Itaú Unibanco. O objetivo é engajar e mobilizar ainda mais os executivos, buscando entender quais são as estratégias necessárias para garantir a perenidade dos negócios e o posicionamento da organização em prol da sustentabilidade, contribuindo com a sociedade e minimizando os impactos socioambientais.


Fonte: Comunicação Corporativa – Itaú Unibanco
(11) 5019-8880/ 8881
imprensa@itau-unibanco.com.br

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Prêmio Citi Melhores Microempreendimentos

Encerram-se em 10 de setembro as inscrições para o Prêmio Citi Melhores Microempreendimentos. Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), Sociedades de Crédito ao Microempreendedor (SCM) e instituições financeiras ou organizações não-governamentais parceiras de instituições financeiras ou OSCIPs, que mantenham formalmente programa de concessão de microcrédito, podem inscrever microempreendimentos de sucesso.

A premiação destinará mais de R$ 50 mil em dinheiro a nove empreendedores em três categorias subdivididas por faturamento anual (até R$ 60 mil, de R$ 60 mil a R$ 120 mil e de R$ 120 mil a R$ 240 mil).

www.citi.com.br
responsabilidadesocioambiental@citi.com
(11) 4009-2004


Revista Filantropia On-line - nº211, 01/09/09

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Ministério da Justiça debate os rumos do Terceiro Setor

Nos dias 15 e 16 deste mês, a Secretaria Nacional de Justiça (SNJ) reúne, em Brasília, especialistas de todos o país para o Seminário Terceiro Setor: Cenários e Desafios. O evento promoverá o debate sobre temas como a qualificação de entidades sociais, os 10 anos da Lei de Oscips, a liberdade de associação e controle, a isenção fiscal e as perspectivas de marcos regulatórios.

O Terceiro Setor é o termo utilizado a todas as iniciativas privadas de utilidade pública com origem na sociedade civil. É o que define diversas organizações em atuação conjunta com o Primeiro (Estado) e o Segundo (mercadológico) setores. Desde a Lei nº 9.790/99, a qualificação de pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, além da disciplina e do termo de parceria com o segmento, tem sido responsabilidade do Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação (Dejus), que integra a SNJ, do Ministério da Justiça.

Para isso, o Dejus observa o princípio da universalização de alguns serviços, como a promoção da assistência social; cultura; educação gratuita, segurança alimentar, preservação ambiental, combate à pobreza; assessoria jurídica à população carente e cidadania. A parceria firmada entre o poder público e essas organizações discrimina direitos e obrigações das duas partes, e é precedida de consulta aos Conselhos de Políticas das áreas correspondentes de atuação nos respectivos níveis de governo.

Segundo o secretário Nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, a participação de entidades sociais, como parceiras da administração pública, vem crescendo ao longo dos anos. "O momento é propício para discutir e, se necessário, revisar a legislação existente. É fundamental que todos os atores envolvidos nesse cenário possam debater, apresentar idéias e questionamentos", disse.

O secretário afirmou ainda que as discussões do seminário podem subsidiar decisões sobre novos marcos regulatórios para o Terceiro Setor. “Por isso esperamos a presença dos mais diversos representantes, entre eles membros do Conselho Nacional de Assistência Social, Casa Civil, Congresso Nacional, Ministério Público, Tribunal de Contas, Receita Federal e instituições filantrópicas, como a Confederação das Santas Casas de Misericórdia."

Serviço
Seminário Terceiro Setor: Cenários e Desafios
Data: 15 e 16 de setembro
Local: Hotel Lake Side – Brasília/DF
Inscrições: Por meio do site www.mj.gov.br (inscrições gratuitas - vagas limitadas)


Fonte: Ministério da Justiça

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A Samarco Mineração está com inscrições abertas para seleção pública de projetos sociais que tenham como foco a educação, a geração de renda e o empreendedorismo. As inscrições podem ser feitas até 11 de outubro. Os projetos selecionados receberão apoio da Samarco em 2010.

Podem se inscrever quaisquer organizações da sociedade civil, desde que legalmente constituídas e que não possuam fins lucrativos - além de órgãos públicos que atendem aos requisitos previstos no edital.

Podem se candidatar instituições do Espírito Santo e de Minas Gerais, localizadas em municípios onde a Samarco mantém unidades de negócios, ou nos municípios por onde passam os minerodutos.

Também podem participar os Comitês de Bacia Hidrográfica (CBHs) do Rio Piranga, Piracicaba e Doce (MG), Benevente e Itapemirim (ES).

As propostas devem ser enviadas para edital.projeto@samarco.com .

O edital completo está em www.samarco.com.


Fonte: Rets
ABCR, 03/09/09

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Anúncio da DM9DDB para WWF gera polêmica

Agência brasileira diz que peça para o WWF que faz referência ao 11 de setembro foi aprovada por "instâncias intermediárias" e veiculada em jornal de São Paulo, mas prontamente cancelada; a WWF Brasil a princípio negou, mas em comunicado conjunto ficou esclarecido que ela aprovou a peça

O site da revista norte-americana especializada Advertising Age, parceira de Meio&Mensagem, publicou nesta terça-feira, 1º, uma matéria em que faz duras criticas a um anúncio criado pela DM9DDB para a ONG WWF.

A peça mostra diversos aviões em baixa altitude indo em direção a uma Manhattan na qual o complexo do World Trade Center e suas duas torres gêmeas ainda existiam. E o texto afirma que o Tsunami matou muito mais gente do que o 11 de setembro, indicando que o ser humano deve se precaver (confira a foto).

A peça gerou discórdia e revolta nos norte-americanos e colocou em posições opostas a agência brasileira e o braço local da ONG.

Uma porta-voz da DM9DDB disse que a peça foi aprovada pelo WWF Brasil e que teve veiculação em um jornal de São Paulo, sem especificar qual. A aprovação teria ocorrido em "instâncias intermediárias", segundo a fonte. Quando as lideranças tomaram conhecimento, a campanha teria sido imediatamente suspensa. A peça, inclusive, chegou a participar de uma premiação, o One Show, o que pode ter sido o trampolim para que ela se tornasse conhecida em outros países. O anúncio está, no momento, sendo exibido pelo Blog Advertolog, neste link.

Em nota, a DM9DDB ressaltou que o anúncio Tsunami "foi criado por uma equipe da DDB Brasil que já não faz mais parte da agência". "A DDB Brasil pede desculpas a todos que tenham se sentido ofendidos pelo anúncio, que não deveria ter sido produzido e que não reflete a filosofia da agência", diz.

Em posição oposta, o braço brasileiro do WWF publicou em seu blog um comunicado no qual diz que a peça foi apresentada pela DM9DDB em dezembro de 2008, mas que não aprovou sua veiculação. "A relação entre atos de terrorismo, que vitimaram milhares de pessoas, com os efeitos das mudanças climáticas não é justificada em hipótese alguma e não está alinhada com a mensagem que a organização pretende passar para atingir seus objetivos de conservação da natureza e uso sustentável dos recursos naturais", disse a ONG brasileira, que lamentou profundamente o ocorrido.

A WWF global afirmou em comunicado não ter solicitado a produção e criação da peça e, mais do que isso, condenou o anúncio, dizendo que ele é ofensivo. "Este conceito foi sumariamente rejeitado pela WWF e jamais deveria ter visto a luz do dia. Representa um uso não-autorizado do nosso logo e estamos tomando ações para que sejam removidos dos websites onde estão publicados", diz a ONG.

Revolta nos EUA
O Advertising Age, que tem sede em Nova York, apontou que, "surpreendentemente, muitas pessoas pensaram que o anúncio foi mesmo assinado pela WWF". E que, nas palavras do repórter Ken Wheaton, "pior do que a ridícula imagem, foi o texto". Ele cita ao texto exibido na peça postada pelo Advertolog: "O Tsunami matou 100 vezes mais pessoas do que o 11 de setembro. Mas qual tsunami? O planeta é brutalmente poderoso. Respeito-o. Preserve-o".

O jornalista apontou que a peça é insensível e ressaltou que "Tsunamis não tem nada a ver com preservação ou conservação. São tipicamente causados por terremotos ou outras forças geológicas, que, segundo checamos, não são afetados pela extinção de animais, desflorestamento ou aquecimento global". Os comentários da matéria pelos leitores do site também atacaram fortemente o anúncio da agência brasileira.

Comunicado em conjunto
A WWF Brasil e a DM9DDB emitiram durante a tarde desta terça-feira, 2, um comunicado em conjunto em que esclarecem que o anúncio de fato foi aprovado de maneira equivocada pelo anunciante no final de 2008. "Fruto somente da inexperiência de alguns profissionais envolvidos de ambas as partes. E não de má fé ou desrespeito ao sofrimento americano", diz a nota.

Elas confirmaram que o anúncio foi veiculado somente uma vez em um jornal de São Paulo, cujo nome não foi revelado, e que chegou a participar de um festival internacional. Ambas lamentaram o ocorrido e pediram desculpas a todos os que se sentiram atingidos.

Leia notícia mais recente sobre esta polêmica:
DM9 inscreveu em Cannes a campanha polêmica da WWF


Felipe Turlão
Meio & Mensagem Online, 02/09/09

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Esporte vira arma na luta contra o câncer de mama

Energy cria campanha para o Instituto Arte de Viver Bem, apontando a importância da prática de atividades físicas para a aceleração da recuperação das mulheres

Buscar no esporte a motivação, o equilíbrio e a força para enfrentar a batalha contra o câncer de mama. Essa é a mensagem que o Instituto Arte de Viver (IAVB) pretende levar às mulheres brasileiras com uma nova campanha, que estreia na mídia a partir do próximo final de semana.

Desenvolvida pela agência Energy, a ação é composta por uma série de peças e conta com o apoio de esportistas como Hortência, Gustavo Borges, Fernando Meligeni, Marcelo Negrão, entre outros. A idéia é ressaltar o poder que os exercícios físicos têm de transformar a qualidade de vida física e mental das pessoas e de influenciar a recuperação de pacientes que já tenham enfrentado ou que estejam em fase de tratamento da doença.

Nos anúncios, que serão publicados nos principais jornais e revistas do País a partir desse próximo final de semana, a frase "A atividade física é uma grande aliada para superar o câncer de mama", aparece em destaque, acompanha de imagens de bolas de basquete, de futebol e de outras modalidades, que, unidas, fazem uma alusão aos seios femininos.

De acordo com a diretora presidente do Instituto Arte Viver Bem, Valéria Baraccat, a associação entre o esporte e o combate ao câncer de mama foi formulado com base em uma série de pesquisas científicas (aliadas à sua própria experiência) que apontam que a liberação de endorfina e de serotonina provocada pelas atividades físicas trazem uma sensação de prazer e relaxamento, que atuam no cérebro inibindo as sensações de depressão, apatia e tristeza, que atingem muitas mulheres vítimas da doença.

Além dos anúncios, a Energy também foi encarregada da criação de um novo site para o IAVB. Os esportistas, que participarão voluntariamente da campanha, atuarão em outros esforços de comunicação, que também serão desenvolvidos pela agência.


Meio & Mensagem Online, 03/09/09

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