terça-feira, 18 de agosto de 2009

Especialização gratuita em gestão cultural

O Observatório Itaú Cultural e a Cátedra Unesco em Gestão Cultural da Universidade de Girona, na Espanha, oferecem curso de especialização em gestão cultural, com o apoio da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).

O curso gratuito, com 35 vagas, será realizado entre setembro de 2009 e julho de 2010 com módulos presenciais e virtuais.

Ele é voltado para graduados em ciências humanas (artes, literatura, sociologia, história, antropologia, direito, administração, economia etc.) e para profissionais com nível superior de qualquer área com experiência em instituições culturais (museus, centros de cultura, secretarias e ministérios, institutos culturais etc.).

As inscrições vão até 31 de agosto de 2009 com o preenchimento de formulário on-line. Após o preenchimento da ficha de inscrição, será enviado ao e-mail do candidato um número de cadastro e informações para o envio, novamente por e-mail, dos documentos necessários à seleção: currículo e carta de intenção de uma lauda.

Edital: http://www.itaucultural.org.br/programacao/descritivo_catedra.pdf


Portal Gestão Social, 09/08/09

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Welcome to the World of Socialnomics

Esse vídeo é para quem ainda acha que essa coisa de redes sociais é só uma besteira de adolescente. Abaixo alguns números (impressionantes). E, acredite, é muito maior do que você pensa:


1. Midias sociais ultrapassaram o pornô como atividade número 1 da web.

2. 1 em 8 casais casais casados nos EUA no ano passado se conheceram através de uma rede social.

3. Números de anos para atingir 50 milhões de usuários:
  • Radio 38 anos
  • TV 13 anos
  • Internet 4 anos
  • iPod 3 anos…
  • Facebook adicionou cerca de 100 milhões de usuários em menos de 9 meses…
  • iPhone apps bateram 1 bilhão em 9 meses.
4. Se o Facebbok fosse um país seria o 4° maior do mundo.

5. 80% das empresas usam o LinkedIn como ferramenta prioritária para encontrar novos empregados.

E por aí vai…. dá uma olhada.


As fontes do vídeo são infinitas e, em príncipio, confiáveis. Confere aqui.


via WolffOlins
Renata Bokel
Update or Die, 17/08/09

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Novo site traz relação de doadores da América Latina

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Fundação Avina criaram um novo banco de dados no qual é possível encontrar informações sobre 547 investidores sociais da América Latina e do Caribe. O site www.lacdonors.org é de acesso gratuito e irrestrito a qualquer interessado. Lá, é possível encontrar dados sobre fundações privadas e familiares, institutos, organizações de fomento, programas corporativos de doação, agências de desenvolvimento, entre outras instituições sociais que praticam investimento social.

O site é uma ferramenta interativa, capaz de encurtar a distância entre a organização que procura um apoiador e o investidor social que procura parceiro para uma determinada causa. Lá, estão informações como: tipo de instituição, país de origem, endereço, telefone e e-mail para contato, área de atuação, número de escritórios, áreas de interesse de atuação, montante de investimento social, entre outros. O conteúdo está disponível em inglês ou espanhol e a versão em português está prevista para breve.

A ideia de criar o banco de dados surgiu quando o BID decidiu abrir o novo Escritório de Divulgação e Parceria para incentivar o investimento social na região. O Banco precisava conhecer em profundidade a situação filantrópica local para atuar de forma mais efetiva. Quando soube, em 2008, que a Fundação Avina estava prestes a divulgar o estudo Doadores para a Sociedade Civil Latinoamericana: Doadores Europeus, ONGs Internacionais, Doadores Latinoamericanos e Fundações dos Estados Unidos, realizado entre 2007 e 2008, decidiu unir forças para esse mapeamento. A pesquisa serviu de base para o projeto. Acesse a íntegra da pesquisa em inglês e espanhol.

“O site pode se tornar um poderoso recurso na promoção do crescimento da filantropia e do investimento social”, afirma Bernardo Guillamon, assessor do Escritório de Divulgação e Parceria do BID. “Isso significa ir além da formação de alianças estratégicas com o BID, é ligar entre si doadores e parceiros potenciais”, avalia. Outra funcionalidade potencial da ferramenta é identificar tendências de filantropia na região. “Para isso, é necessário incluir informações precisas sobre os montantes doados”, explica.

As instituições interessadas também podem se cadastrar. É necessário preencher um formulário prévio, solicitando a inserção no sistema e apresentar informações sobre suas atividades, projetos, governança e financiamentos. Esses dados podem ser consultados pelos investidores sociais. “Isso aumenta o nível de confiança do doador no trabalho da organização social, tornando o caminho mais fácil para o apoio às causas”, conclui o assessor do BID.


Fonte: IDIS
ABCR, 17/08/09

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