terça-feira, 18 de agosto de 2009

Novo site traz relação de doadores da América Latina

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Fundação Avina criaram um novo banco de dados no qual é possível encontrar informações sobre 547 investidores sociais da América Latina e do Caribe. O site www.lacdonors.org é de acesso gratuito e irrestrito a qualquer interessado. Lá, é possível encontrar dados sobre fundações privadas e familiares, institutos, organizações de fomento, programas corporativos de doação, agências de desenvolvimento, entre outras instituições sociais que praticam investimento social.

O site é uma ferramenta interativa, capaz de encurtar a distância entre a organização que procura um apoiador e o investidor social que procura parceiro para uma determinada causa. Lá, estão informações como: tipo de instituição, país de origem, endereço, telefone e e-mail para contato, área de atuação, número de escritórios, áreas de interesse de atuação, montante de investimento social, entre outros. O conteúdo está disponível em inglês ou espanhol e a versão em português está prevista para breve.

A ideia de criar o banco de dados surgiu quando o BID decidiu abrir o novo Escritório de Divulgação e Parceria para incentivar o investimento social na região. O Banco precisava conhecer em profundidade a situação filantrópica local para atuar de forma mais efetiva. Quando soube, em 2008, que a Fundação Avina estava prestes a divulgar o estudo Doadores para a Sociedade Civil Latinoamericana: Doadores Europeus, ONGs Internacionais, Doadores Latinoamericanos e Fundações dos Estados Unidos, realizado entre 2007 e 2008, decidiu unir forças para esse mapeamento. A pesquisa serviu de base para o projeto. Acesse a íntegra da pesquisa em inglês e espanhol.

“O site pode se tornar um poderoso recurso na promoção do crescimento da filantropia e do investimento social”, afirma Bernardo Guillamon, assessor do Escritório de Divulgação e Parceria do BID. “Isso significa ir além da formação de alianças estratégicas com o BID, é ligar entre si doadores e parceiros potenciais”, avalia. Outra funcionalidade potencial da ferramenta é identificar tendências de filantropia na região. “Para isso, é necessário incluir informações precisas sobre os montantes doados”, explica.

As instituições interessadas também podem se cadastrar. É necessário preencher um formulário prévio, solicitando a inserção no sistema e apresentar informações sobre suas atividades, projetos, governança e financiamentos. Esses dados podem ser consultados pelos investidores sociais. “Isso aumenta o nível de confiança do doador no trabalho da organização social, tornando o caminho mais fácil para o apoio às causas”, conclui o assessor do BID.


Fonte: IDIS
ABCR, 17/08/09


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br