quarta-feira, 22 de abril de 2009

Prêmio Escola Voluntária chega a sua nona edição

No ano de 2009, o Prêmio Escola Voluntária chega com sucesso a sua nona edição, incentivando e reconhecendo instituições de ensino responsáveis por projetos sociais que promovam o trabalho voluntário entre os seus alunos. Desde sua criação em 2001, Ano Internacional do Voluntariado, o Prêmio recebeu inscrições de 2540 escolas.

Em suas quatro primeiras edições, o Prêmio Escola Voluntária abrangia projetos de escolas do estado de São Paulo. Na quinta edição, em 2005, as escolas do Rio de Janeiro passaram a participar do Prêmio. No ano seguinte, os estados do Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul foram incluídos, chegando a um total de 457 escolas inscritas. Em 2007, os alunos do Distrito Federal também puderam participar. Na sua nona edição, o Escola Voluntária é destinado aos estudantes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e do Distrito Federal.

Qualquer escola, pública ou particular, pode se inscrever desde que o projeto esteja em operação desde o começo do ano letivo de 2009, e que dele participem alunos regularmente matriculados no 9º ano (ou 8ª série) do Ensino Fundamental ou em qualquer série do Ensino Médio.

As inscrições podem ser feitas via internet nos sites www.radiobandeirantes.com.br e www.fundacaoitausocial.org.br ou então pelo correio entre 13 de abril e 30 de junho. Caso a inscrição não seja feita pela internet, a escola deverá enviar a ficha de inscrição devidamente preenchida para a Rua Radiantes, 13, CEP 05699-900, Morumbi, São Paulo, SP.


redeGIFE Online, 20/04/09

Mais...

Fundo Social do BNDES seleciona projetos

Constituído com parte dos lucros anuais do BNDES, o Fundo apóia projetos de caráter social nas áreas de geração de emprego e renda, serviços urbanos, saúde, educação e desportos, justiça, meio ambiente, desenvolvimento rural e outras vinculadas ao desenvolvimento regional e social.

Veja a seguir os tipos de iniciativas que podem ser beneficiadas.

* Iniciativas que não possuam capacidade de endividamento, mas que sejam sustentáveis. Incluem-se:
a) estabelecimento de parcerias institucionais para complementar fontes em projetos ou programas de geração de emprego e renda com recursos financeiros escassos, que sejam considerados prioritários, de acordo com as políticas públicas federais e/ou estaduais;
b) fortalecimento de aglomerações produtivas, mediante financiamento de equipamentos coletivos;
c) estruturação de economias locais e regionais em pólos turísticos, para geração de trabalho e renda;
d) melhoria da capacitação técnica e da gestão de empresas autogestionárias apoiadas pelo BNDES e complementação de financiamentos a estas empresas de forma a equilibrar sua estrutura de capital.

* Contribuir para a complementação de políticas de desenvolvimento regional e social de áreas de baixa renda, por meio de ações de apoio a tais políticas, compreendendo:
a) modernização de gestão e de desenvolvimento institucional, por meio de ações consorciadas entre pequenos municípios, destinadas ao apoio à formação de redes visando à prestação de serviços de uso comum;
b) desenvolvimento institucional orientado, direta ou indiretamente, para os agentes repassadores do Programa de Microcrédito – PMC.

* Atuar na modernização da formatação, implementação, monitoramento e avaliação de programas e projetos ambientais; na recuperação, conservação e preservação do meio ambiente; bem como na preservação e disseminação de patrimônio científico e tecnológico.

* Apoiar iniciativas inovadoras nas áreas de saúde, educação e justiça, em convergência com políticas públicas, com parcerias institucionais estabelecidas com entidades federais ou estaduais, que demonstrem capacidade de replicação e tenham abrangência.

* Complementar programas do BNDES mediante o apoio a projetos ou ações que sejam prioritários e que necessitem de aporte de recursos não reembolsáveis.

Itens Financiáveis
Os recursos do Fundo Social serão destinados a investimentos fixos, inclusive aquisição de máquinas e equipamentos importados, sem similar nacional, no mercado interno e de máquinas e equipamentos usados; capacitação; capital de giro; despesas pré-operacionais e outros itens que sejam considerados essenciais para a consecução dos objetivos do apoio.

Como solicitar
As solicitações de apoio são encaminhadas ao BNDES por meio de Carta-Consulta - preenchida segundo as orientações do Roteiro de Informações para Consulta Prévia (versões word 2000 ou word 95) - enviada pela empresa interessada, ao:
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES
Área de Planejamento-AP
Departamento de Prioridades-DEPRI
Av. República do Chile, 100 - Protocolo - Térreo
20031-917 - Rio de Janeiro, RJ

Quem pode receber apoio
. Pessoas jurídicas de direito público interno, e
. Pessoas jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos.

Veja mais informações em http://www.bndes.gov.br/programas/sociais/fundo_social.asp


Fonte: Site do BNDES

Mais...

Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

Iphan premia ações de preservação ao Patrimônio Cultural Brasileiro

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério da Cultura, lança a 22ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade que oferece R$ 20 mil às ações de preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Empresas, instituições e pessoas de todo o país podem se inscrever até 11 de maio nas superintendências regionais do Iphan.

O Prêmio, que procura estimular e valorizar todos aqueles que compartilham com os ideais de Rodrigo Melo, é divido em sete categorias: Apoio Institucional e/ou Financeiro, Divulgação, Educação Patrimonial, Pesquisa e Inventário de Acervos, Preservação de Bens Móveis e Imóveis, Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico e Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial. Cada ação poderá ser inscrita somente em uma das categorias.

Os candidatos devem apresentar os projetos em forma de dossiê, digitado ou impresso em Word e um resumo da ação de no máximo 30 linhas. É necessário agregar elementos icnográficos, audiovisuais ou qualquer outra espécie de material ilustrativo ou produto - elementos que possibilitem a pela caracterização da atividade - tais como: desenho, fotografias, slides, mapas, cartazes, folhetos, revistas, livros, fitas cassete de vídeo, CD, dentre outros.

Os vencedores serão anunciados em julho deste ano junto com a data e o local da cerimônia de entrega das premiações. Os trabalhos serão pré-selecionados por comissões das Superintendências Regionais do Iphan, compostas por profissionais de diferentes áreas culturais da região. Em seguida, as ações selecionadas serão analisadas pela Comissão Nacional de Avaliação, formada pelo Presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, e por representantes de instituições do Governo Federal e outras entidades ligadas à preservação do Patrimônio Cultural.

O prêmio foi criado em 1987 em reconhecimento das ações de proteção, preservação e divulgação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Seu nome é em homenagem a Rodrigo Melo Franco de Andrade, fundador e presidente do Iphan, durante 30 anos.

Rodrigo contou com a colaboração de ilustres brasileiros para a realização de seu trabalho como Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Lúcio Costa, Carlos Drummond de Andrade, Gilberto Freire, Vinicius de Morais, Sergio Buarque de Holanda, e muitos outros. Formou uma equipe com pesquisadores, historiadores, conservadores e mestre de obras, todos com empenho incansável na defesa do Patrimônio Cultural do país. Faleceu em 1969, deixando registrado o período em que esteve a frente da instituição, de 1937 a 1967, como a fase heróica.

Saiba mais: www.iphan.gov.br

Informações: (61) 3414.6199 ou codif@iphan.gov.br.


Narla Aguiar
Ministério da Cultura, 22/04/09

Mais...

SID/MinC apoiará curso de capacitação destinado a grupos que trabalham com a diversidade sexual no país

Como elaborar projetos culturais e como acessar as leis de incentivos à cultura. Esses são os temas de curso de capacitação que a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), em parceria com a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) e com a Articulação Brasileira de Lésbicas (ABL), está promovendo através do Grupo SOMOS - Comunicação, Saúde e Sexualidade, com financiamento do Ministério da Cultura. A iniciativa será de âmbito nacional e a primeira etapa começa nesta sexta-feira, 24 de abril, em Porto Alegre.

A abertura contará com a participação do secretário-substituto da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC), Ricardo Lima, e com as presenças do cineasta Gilberto Perin e do antropólogo e historiador Pierre Bedin. O evento será às 19h, na sede do Sindicato dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Rua Alberto Bins, nº 480) e, na ocasião, visando homenagear a artista Rebecca Macdonald - travesti gaúcha, recentemente falecida -, haverá a exibição de Au Revoir Shirley, filme dirigido por Perin.

Além da projeção, será ministrada uma oficina pela produtora cultural Dedé Ribeiro e por Luisa Pires, da LIGA Produção Cultural. O objetivo principal é instrumentalizar (sic) os grupos ligados ao Movimento LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais), artistas profissionais da Cultura LGBT, para a criação e formatação de Projetos Culturais, bem como para a compreensão de processos jurídicos e administrativos relativos às Leis de Incentivo à Cultura.

Ao todo, serão realizadas cinco capacitações, sendo uma em cada região do Brasil envolvendo, pelo menos, dois grupos LGBT de cada estado. Dessa forma, cada grupo capacitado funcionará como um polo para difundir o aprendizado para outros grupos de sua região. Os grupos selecionados serão custeados pelo projeto.

As inscrições para a etapa gaúcha já estão encerradas. As próximas capacitações serão realizadas no Nordeste, entre os dias 15 a 17 de maio, pelo grupo ASTRAPA, de João Pessoa; no Centro-Oeste, entre os dias 10 e 12 de julho, pelo grupo Livremente, de Cuiabá; no Sudeste, entre os dias 14 e 16 de agosto, pelo grupo MGM, e no Norte, entre os dias 2 a 4 de outubro, pelo Grupo Diverrsidade, de Roraima.


Marcos Agostinho
Ministério da Cultura, 22/04/09

Mais...

Oi Futuro seleciona projetos de tecnologia social

Criado em 2004, programa investiu cerca de R$ 7,5 milhões em 70 projetos que beneficiaram 40 mil pessoas

O Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, lança no próximo dia 27 de abril o edital de seleção para o Programa Novos Brasis 2009, de apoio e parceria com organizações sem fins lucrativos para a viabilização de idéias inovadoras que utilizem a tecnologia da informação e comunicação para acelerar o desenvolvimento humano. Este ano, pela primeira vez, o edital está aberto a projetos de todo o país.

A seleção terá como foco o desenvolvimento de tecnologias sociais que possam ser replicadas para outras organizações sociais. Serão valorizados critérios como inovação, criatividade, capacidade de apresentação de diagnóstico da comunidade atendida e de monitoramento do trabalho realizado. O programa busca apoiar projetos com diretrizes e objetivos bem definidos que tenham como base o uso da tecnologia para informação e comunicação.

Desde 2004, o Novos Brasis investiu cerca de 7,5 milhões de reais e beneficiou mais de 40 mil pessoas com 70 projetos que já se tornaram realidade. O edital é voltado para organizações do Terceiro Setor sem fins lucrativos e devidamente legalizadas. Após a seleção das propostas, que será realizada por um grupo de especialistas, o Oi Futuro acompanhará a implantação de cada iniciativa, auxiliando na gestão e na avaliação do impacto das atividades. A partir dessa edição, a parceria com o instituto de responsabilidade social da Oi se dará por 15 meses, três meses a mais do que nos anos anteriores.

As inscrições, assim como as regras de participação, estarão disponíveis no site www.oifuturo.org.br de 27 de abril a 12 de junho. As organizações podem inscrever mais de um projeto, desde que atendam às exigências do regulamento.


Coputerworld, 22/04/09

Mais...

Banco Mundial vai investir US$ 12 bilhões em programas sociais

O Bird (Banco Mundial) anunciou nesta terça-feira que vai triplicar seus investimentos em programas de proteção social durante os próximos dois anos para ajudar os mais vulneráveis diante da atual crise global.

Como parte da iniciativa, o Bird indicou que aumentará de US$ 1,2 para US$ 2 bilhões a ajuda a seu programa de desembolso rápido de fundos para os países afetados pela alta no preço dos alimentos.

Em comunicado, a instituição diz que sua decisão reflete a crescente preocupação com o impacto da crise econômica global nas taxas de pobreza e desnutrição, assim como em programas de educação, saúde e outras iniciativas sociais.

"Um mundo que não aprende com a história está condenado a repeti-la", disse o presidente do banco, Robert Zoellick.
Lições da crise

A entidade disse ser necessário aprender com crises passadas, quando muitos governos decidiram fazer cortes em programas sociais, em uma decisão com "efeitos devastadores sobre os pobres".

Zoellick lembrou, nesse sentido, que durante a crise asiática de finais dos anos 90, aconteceu uma alta de 22% nos casos de anemia entre mulheres grávidas na Tailândia, enquanto a matrícula escolar caiu na Indonésia.

"Esse tipo de revés pode afetar toda uma geração. Não devemos permitir que volte a se repetir", destacou Zoellick.

Parte do apoio adicional a programas sociais aprovado pelo BM será destinado, entre outras iniciativas, a programas de ajuda condicionada que vinculem a entrega de fundos ao cumprimento de certos objetivos como a frequência escolar dos filhos de famílias participantes dos programas.


da Efe
Folha Online, 21/04/09

Mais...



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br