quarta-feira, 22 de abril de 2009

Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

Iphan premia ações de preservação ao Patrimônio Cultural Brasileiro

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério da Cultura, lança a 22ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade que oferece R$ 20 mil às ações de preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Empresas, instituições e pessoas de todo o país podem se inscrever até 11 de maio nas superintendências regionais do Iphan.

O Prêmio, que procura estimular e valorizar todos aqueles que compartilham com os ideais de Rodrigo Melo, é divido em sete categorias: Apoio Institucional e/ou Financeiro, Divulgação, Educação Patrimonial, Pesquisa e Inventário de Acervos, Preservação de Bens Móveis e Imóveis, Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico e Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial. Cada ação poderá ser inscrita somente em uma das categorias.

Os candidatos devem apresentar os projetos em forma de dossiê, digitado ou impresso em Word e um resumo da ação de no máximo 30 linhas. É necessário agregar elementos icnográficos, audiovisuais ou qualquer outra espécie de material ilustrativo ou produto - elementos que possibilitem a pela caracterização da atividade - tais como: desenho, fotografias, slides, mapas, cartazes, folhetos, revistas, livros, fitas cassete de vídeo, CD, dentre outros.

Os vencedores serão anunciados em julho deste ano junto com a data e o local da cerimônia de entrega das premiações. Os trabalhos serão pré-selecionados por comissões das Superintendências Regionais do Iphan, compostas por profissionais de diferentes áreas culturais da região. Em seguida, as ações selecionadas serão analisadas pela Comissão Nacional de Avaliação, formada pelo Presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, e por representantes de instituições do Governo Federal e outras entidades ligadas à preservação do Patrimônio Cultural.

O prêmio foi criado em 1987 em reconhecimento das ações de proteção, preservação e divulgação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Seu nome é em homenagem a Rodrigo Melo Franco de Andrade, fundador e presidente do Iphan, durante 30 anos.

Rodrigo contou com a colaboração de ilustres brasileiros para a realização de seu trabalho como Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Lúcio Costa, Carlos Drummond de Andrade, Gilberto Freire, Vinicius de Morais, Sergio Buarque de Holanda, e muitos outros. Formou uma equipe com pesquisadores, historiadores, conservadores e mestre de obras, todos com empenho incansável na defesa do Patrimônio Cultural do país. Faleceu em 1969, deixando registrado o período em que esteve a frente da instituição, de 1937 a 1967, como a fase heróica.

Saiba mais: www.iphan.gov.br

Informações: (61) 3414.6199 ou codif@iphan.gov.br.


Narla Aguiar
Ministério da Cultura, 22/04/09


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br