quarta-feira, 22 de abril de 2009

SID/MinC apoiará curso de capacitação destinado a grupos que trabalham com a diversidade sexual no país

Como elaborar projetos culturais e como acessar as leis de incentivos à cultura. Esses são os temas de curso de capacitação que a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), em parceria com a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) e com a Articulação Brasileira de Lésbicas (ABL), está promovendo através do Grupo SOMOS - Comunicação, Saúde e Sexualidade, com financiamento do Ministério da Cultura. A iniciativa será de âmbito nacional e a primeira etapa começa nesta sexta-feira, 24 de abril, em Porto Alegre.

A abertura contará com a participação do secretário-substituto da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC), Ricardo Lima, e com as presenças do cineasta Gilberto Perin e do antropólogo e historiador Pierre Bedin. O evento será às 19h, na sede do Sindicato dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Rua Alberto Bins, nº 480) e, na ocasião, visando homenagear a artista Rebecca Macdonald - travesti gaúcha, recentemente falecida -, haverá a exibição de Au Revoir Shirley, filme dirigido por Perin.

Além da projeção, será ministrada uma oficina pela produtora cultural Dedé Ribeiro e por Luisa Pires, da LIGA Produção Cultural. O objetivo principal é instrumentalizar (sic) os grupos ligados ao Movimento LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais), artistas profissionais da Cultura LGBT, para a criação e formatação de Projetos Culturais, bem como para a compreensão de processos jurídicos e administrativos relativos às Leis de Incentivo à Cultura.

Ao todo, serão realizadas cinco capacitações, sendo uma em cada região do Brasil envolvendo, pelo menos, dois grupos LGBT de cada estado. Dessa forma, cada grupo capacitado funcionará como um polo para difundir o aprendizado para outros grupos de sua região. Os grupos selecionados serão custeados pelo projeto.

As inscrições para a etapa gaúcha já estão encerradas. As próximas capacitações serão realizadas no Nordeste, entre os dias 15 a 17 de maio, pelo grupo ASTRAPA, de João Pessoa; no Centro-Oeste, entre os dias 10 e 12 de julho, pelo grupo Livremente, de Cuiabá; no Sudeste, entre os dias 14 e 16 de agosto, pelo grupo MGM, e no Norte, entre os dias 2 a 4 de outubro, pelo Grupo Diverrsidade, de Roraima.


Marcos Agostinho
Ministério da Cultura, 22/04/09


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br