domingo, 25 de maio de 2008

Projeto de lei regula créditos de carbono

Incentivo para o uso de energias alternativas

Proposta que tramita na Câmara dos Deputados disciplina o comércio de créditos de carbono resultantes de programas contratados pelo Governo para incentivar o uso de energia elétrica gerada por fontes alternativas no país. De acordo com o Projeto de Lei 2027/07, do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), os empreendedores passam a se apropriar exclusivamente dos direitos ou benefícios financeiros de comercialização desses certificados de redução de emissões - que atualmente ficam em poder da Eletrobrás.

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, já recebeu aval da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Agora segue para as comissões de Minas e Energia; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

O documento também autoriza que órgãos ou agentes financiadores de projetos e de empreendimentos de energia renovável recebam ou vinculem os créditos de carbono como garantia (total ou parcial) das operações de crédito. As fontes alternativas de energia consideradas são a solar, a eólica, a térmica, a das marés e a das pequenas centrais hidrelétricas (com capacidade entre 0,5 e 30 megawatts).

O projeto revoga regra interna adotada pela Eletrobrás, em 2004, pela qual a empresa reserva-se o usufruto dos direitos e benefícios financeiros derivados dos Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL). Thame acredita que para fortalecer o mercado de créditos de carbono provenientes dos MDL é necessário garantir o direito exclusivo do empreendedor habilitado para dispor, apropriar-se e comercializar os créditos de carbono.

O relator, deputado Gervásio Silva (PSDB-SC), defendeu a aprovação. Na avaliação do parlamentar, o projeto contribui para diversificar a matriz energética, reduzindo os riscos e os impactos ambientais negativos dos empreendimentos hidrelétricos. "No momento atual, em que se delineiam com mais certeza as conseqüências das mudanças climáticas, fica mais evidente a necessidade de ampliar as fontes renováveis", diz o relator.

Outros projetos ambientais que fazem parte da pauta do Congresso e devem ser aprovados este ano. Um deles é o do Imposto de Renda Ecológico (PL 5974/05), que prevê a concessão de incentivos fiscais às pessoas físicas e jurídicas que doarem recursos a projetos ambientais ou ao Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA). Leia matéria da CarbonoBrasil sobre o IR Ecológico.
O valor das multas aplicadas contra o desmatamento ilegal também está em discussão na Câmara. O texto substitutivo ao Projeto de Lei 2466/07 estabelece quatro fatores para calcular esse valor: a gravidade da infração, a condição econômica do infrator, o valor da terra nua e o princípio da razoabilidade. A nova redação também elimina o teto para o valor da multa, estabelecido no projeto original e ampliado por um decreto de 2005.


Pauta Social, 23/05/08
* Com informações da Agência Câmara e da Frente Parlamentar Ambientalista.

Mais...

Sharon Stone arrecada US$ 10 milhões para luta contra Aids

A atriz americana Sharon Stone arrecadou US$ 10 milhões (6,4 milhões de euros), nesta quinta-feira à noite, em Mougins (sudeste da França), no tradicional evento de gala beneficente organizado durante o Festival de Cannes pela amfAR, uma fundação americana contra a Aids, no qual a cantora Madonna foi a convidada de honra.

Várias personalidades do mundo do cinema, da música, da moda e da mídia atenderam ao chamado da amfAR (Fundação Americana para a Pesquisa da Aids) para a 15ª Gala "Cinema contra a Aids", um dos principais eventos de caridade da Europa.

Membros do júri do Festival de Cannes, entre eles Natalie Portman e Jeanne Balibar, os cantores Puff Diddy e Mary J. Blige, os estilistas Donatella Versace, Roberto Cavalli e Valentino, os atores e atrizes Elizabeth Hurley, Dennis Hopper, Michelle Yeoh, Diane Kruger, Milla Jovovitch e Christian Slater, o produtor Harvey Weinstein e o ex-diretor esportivo da Ferrari Jean Todt compareceram.

O escritor brasileiro Paulo Coelho também foi à festa.

Sharon Stone organizou um leilão, após mobilizar seus 720 convidados, lembrando que "a cada minuto uma criança morre de Aids".

A atriz também anunciou a criação de uma ala pediátrica da amfAR, fundação lançada pela também atriz americana Elizabeth Taylor.

A estrela Madonna leiloou uma de suas guitarras e a interpretação privada de duas canções. Conseguiu 650.000 euros. Decepcionou, porém, quem esperava por uma apresentação sua no evento.

Sharon Stone vendeu seu Porsche 911 por 500.000 euros.

Uma lote com uma bolsa Chanel, especialmente desenhada por Karl Lagerfeld, um lenço com a marca dos lábios de Madonna e tampões para ouvido foi adquirido por 300.000 euros.

Compradas por personalidades e grandes "maisons", como Dior, Yves Saint Laurent e Ralph Lauren, as mesas do jantar custaram, este ano, entre 40.000 e 150.000 dólares.

Em 2007, o evento arrecadou 7 milhões de dólares.


AFP, 23/05/08

Mais...

Global Forum América Latina - Negócios, Universidades e Sociedade num Mundo Sustentável (GFAL)

O evento tem como objetivo:
. contribuir para o fortalecimento das relações entre o mundo empresarial e o acadêmico, de modo a torná-los parceiros permanentes na produção, utilização e divulgação do conhecimento;
. compartilhar conhecimentos empresariais e os mais recentes estudos científicos sobre o desenvolvimento sustentável e as decorrentes exigências de educação frente às mudanças e ao desenvolvimento; e
. identificar as boas práticas empresariais e gerar propostas para a inovação e mudanças na educação.

A iniciativa é da FIEP - Federação das Indústrias do Estado do Paraná sob a liderança de seu Presidente Rodrigo Costa da Rocha Loures, tem a parceria da Case Western Reserve University (Cleveland/Ohio - EUA), do Centro de Estudos em Sustentabilidade da EAESP/FGV e do Global Compact da ONU.

Mais informações sobre esse evento...

Mais...



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br