segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Caravanas vão esclarecer dúvidas sobre Seleção Pública de projetos sociais da Petrobras

Publicado pela Agência Petrobrás de Notícias em 29/11/07

Começa nesta sexta-feira, 30 de novembro, o atendimento on line às instituições interessadas em inscrever projetos sociais na seleção pública do Programa Desenvolvimento & Cidadania Petrobras. Todos os dias, até 11 de janeiro de 2008 (data do encerramento das inscrições), das 10 às 22 horas, a equipe técnica do Programa ficará à disposição para prestar esclarecimentos às instituições interessadas.

O acesso deve ser feito pelo site http://www.petrobras.com.br/desenvolvimentoecidadania

Esse atendimento virtual complementa as visitas das Caravanas Sociais, gratuitas e de livre acesso, a todos os estados brasileiros. Até o momento, foram realizadas Caravanas presenciais em três cidades – Aracaju (SE), Recife (PE) e Brasília (DF). No cronograma, disponível abaixo e também no site, constam datas e locais de realização das oficinas, onde a equipe técnica da Petrobras esclarecerá as dúvidas das instituições. As visitas serão encerradas em 18 de dezembro.

Outro canal disponível para informações sobre a seleção pública de projetos sociais é o telefone 0800-789001.

Acesse aqui a agenda das Caravanas Sociais.

Detalhes do Programa
A Petrobras irá destinar R$ 27 milhões para o patrocínio de projetos sociais que forem selecionados na edição 2007/2008 do programa Desenvolvimento & Cidadania Petrobras. Cada instituição poderá solicitar até R$ 690 mil para implantação e desenvolvimento do projeto pelo período de um ano. Há possibilidade de estender o apoio por até 24 meses.

A inscrição na seleção pública do Desenvolvimento & Cidadania Petrobras é gratuita e deverá ser feita somente no endereço www.petrobras.com.br/desenvolvimentoecidadania. Também nesse endereço as instituições têm acesso ao passo-a-passo para elaboração do(s) projeto(s).

Serão aceitos projetos sob responsabilidade de organismos governamentais, não governamentais e comunitários, legalmente constituídos no País, que atuem no Terceiro Setor brasileiro. Cada organização poderá inscrever até três projetos, mas só poderá ser contemplada em um. Poderão candidatar-se projetos em andamento, ou em fase de planejamento, que tenham como foco uma das seguintes linhas de atuação:

• Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho
• Educação para a Qualificação Profissional
• Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente

Dentro dessas linhas, os critérios de seleção vão considerar quatro temas transversais: Gênero, Igualdade Racial, Pessoas com Deficiência, Pescadores e outros Povos e Comunidades Tradicionais.

O envio do material deve ser feito em um volume único lacrado, contendo quatro vias encadernadas separadamente em formato A4, acompanhados dos sumários dos formulários de inscrição e demais documentos requeridos. O encaminhamento por via postal deve ser feito por correspondência registrada e com aviso de recebimento, segundo normas dos Correios, para: Caixa Postal 29143 - CEP: 20540-970.

Serão válidos os projetos postados impreterivelmente até o dia 14 de janeiro de 2008. A divulgação pública dos resultados do processo seletivo será feita até o final do mês de maio de 2008, pela imprensa e pela internet, no mesmo endereço eletrônico.

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Primeira Infância vem Primeiro: conheça essa iniciativa

Publicado pela Fundação Abrinq em 27/11/07

Direito, importância e necessidade. Essas são as características que compõem, atualmente, a situação da educação infantil no Brasil.

Estima-se que sejam necessários, atualmente, 4,2 milhões de vagas de creche no Brasil. Em outras palavras, será preciso investir cerca de R$ 21,3 bilhões em estabelecimentos de ensino para crianças de 0 a 3 anos.

Este cenário é a motivação para o lançamento do programa A Primeira Infância Vem Primeiro. Seu objetivo é contribuir para a efetivação dos direitos à educação, saúde e proteção das crianças de 0 a 6 anos no ambiente da educação infantil.

Creche para Todas as Crianças é a ação prioritária do programa, que é uma iniciativa da Fundação Abrinq em parceria institucional com o Instituto C&A. Será lançada oficialmente no próximo dia 4 de dezembro, em São Paulo.

A finalidade da ação Creche para Todas as Crianças é alavancar o apoio da sociedade civil para resolver uma demanda urgente: a oferta de atendimento de creche de qualidade para toda criança.

Conheça mais sobre essa iniciativa: www.fundabrinq.org.br/primeirainfancia

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No SuperTube, plano é cruzar vídeo caseiro com vendas on-line

João Luiz Rosa
Publicado pelo
Valor Online em 03/12/07

Rodrigo Junco, um dos três sócios da companhia: uso dos vídeos para tornar mais pessoal o comércio eletrônico
Foto Davilym Dourado/Valor

Está no ar há um mês um site de comércio eletrônico que mistura dois formatos consagrados pela chamada web 2.0 - o termo que, segundo alguns, define a fase atual da internet, marcada pelo conteúdo feito e exibido pelo próprio usuário. Batizado de SuperTube, o site é um cruzamento do YouTube, o portal de vídeos do Google, com o Mercado Livre, a página de classificados on-line na qual o consumidor pode vender e comprar diretamente de outro consumidor. O resultado dessa combinação é uma vitrine na qual o usuário pode exibir vídeos nos quais tenta vender seu próprio peixe.

"Pensando no YouTube, que é uma ferramenta fantástica para vídeos de entretenimento, avaliamos por que não empregar [o modelo] no comércio eletrônico, cujo processo de compra e venda é frio e provoca uma certa desconfiança sobre a procedência dos produtos", diz Rodrigo Junco, um dos criadores do SuperTube.

A idéia, explica Junco, surgiu há oito meses e foi apresentada a ele por seus atuais dois sócios no projeto: Leandro Zavaloni e Christian Aquino. Juntos, eles fundaram a MFC Planejamento e Projetos para colocar o SuperTube no ar e desenvolver outros projetos semelhantes. Dos três, Junco é o único que já trabalhava com tecnologia. Nos últimos sete anos, ele foi sócio na Full Tecno, braço de internet do grupo de comunicação Full Jazz. Os demais fizeram carreira na área de administração, em empresas de outros setores.

Nos próximos seis meses, os fundadores da MFC planejam completar a fase inicial de investimento no SuperTube, da ordem de R$ 2 milhões. Boa parte do dinheiro tem sido direcionada à infra-estrutura, considerada um ponto essencial em um serviço que depende de aspectos técnicos, como largura de banda suficiente para que os vídeos sejam transmitidos.

A expectativa inicial de Junco e seus sócios é de obter um faturamento de R$ 1,5 milhão no fim de 2008, multiplicando essa receita para R$ 5 milhões no ano seguinte. Depois disso, o plano é acelerar os negócios e alcançar tamanho suficiente para levar a companhia até o Bovespa Mais, um segmento da bolsa voltado para empresas médias e pequenas.

Para seguir essa rota, Junco e seus sócios finalizam o modelo de negócios do SuperTube. "Há três fontes principais de receita", afirma o empresário. A primeira e mais importante é a venda dos pacotes de serviços que permitirão ao usuário colocar no ar um determinado número de vídeos. A idéia é permitir aos usuários esporádicos, que requerem um número menor de vídeos, a possibilidade de usar o serviço básico, de acesso gratuito. Para os usuários mais ativos, que vivem de vender produtos na internet, serão oferecidos pacotes pagos que garantirão a exibição de um número maior de vídeos.

A segunda fonte de recursos é o patrocínio. Antes da exibição dos vídeos gratuitos, serão transmitidas mensagens de um patrocinador. O plano é dividir as cotas por canais, evitando que o patrocinador acabe concorrendo com os vídeos exibidos. Assim, no canal de venda de motos ou automóveis, o patrocínio viria de uma empresa de aditivos ou autopeças, mas não de uma concessionária de veículos.

O SuperTube também planeja ganhar dinheiro vendendo tecnologia para outras empresas. Esta será a terceira fonte de receita. Com sede em São Paulo, a MFC tem um laboratório em Florianópolis (SC), onde desenvolveu um conjunto de sistemas e ferramentas que permitem ao internauta transferir um arquivo de seu computador - no caso, os vídeos - para um site de internet.

A oportunidade está em vender essas ferramentas de software a empresas interessadas em exibir vídeos de clientes ou parceiros em seus próprios sites, além do SuperTube. "Uma agência de empregos poderia oferecer aos clientes a chance de gravar vídeos para apresentar seus currículos", exemplifica Junco. "Depois, os vídeos seriam exibidos tanto no site da agência como no SuperTube."

Uma coisa que está fora do plano de receita é cobrar taxas sobre as transações que venham a ser concretizadas no site. Os modelos comerciais incluirão a venda a preço fixo e os leilões, mas os negócios serão realizados diretamente entre o vendedor e o comprador, sem interferência do site.

O modelo básico é o seguinte: depois de ver um anúncio de seu interesse, o consumidor poderá clicar para fazer uma oferta pelo produto ou dar um lance, no caso de um leilão. Automaticamente, um e-mail será disparado tanto para o comprador como para o vendedor. A partir daí, as negociações ocorrem entre eles. Nos leilões, o sistema também está preparado para acompanhar os lances até que se chegue ao valor de reserva determinado pelo vendedor.

O SuperTube já está em funcionamento, no que Junco chama de modelo beta, o jargão do setor para a última fase de testes. A prioridade nessa etapa é agregar usuários, diz ele. Na web 2.0, quanto mais gente entra em um site, mais chances o site tem de virar o padrão em seu segmento. Não é à toa que até no slogan o SuperTube se espelha no YouTube, a referência em compartilhamento de vídeo. Se a frase do YouTube é "Broadcast Yourself" (algo como "divulgue a você mesmo"), no SuperTube vale a máxima "Broadcast your Sales" ("divulgue as suas vendas").

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Não basta apenas embelezar o balanço para ter sucesso

Irene Azevedo *
Publicado pelo
Valor Online em 03/12/07

Houve um tempo em que, para ser um executivo de sucesso, objeto de desejo das maiores empresas, bastava gerar um balanço bonito para os acionistas. Ou seja, exibir lucro a qualquer preço. Hoje nem todas as organizações pensam e agem assim. Uma nova geração de executivos, com visão integrada, passou a ser valorizada.

O que eles trazem de diferente? Os que se dedicavam predominantemente à visão financeira cederam lugar ao profissional de novo perfil, preocupado com o desenvolvimento do capital humano, novas competências, formação de talentos, de lideranças, equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, inserção não invasiva da empresa na comunidade, de forma ética e com responsabilidade social. Claro, também voltado para a geração sustentável de lucros, de tal sorte que as metas financeiras não comprometam a harmonia interna e se situem dentro de uma relação saudável com os funcionários.

Podemos agora acrescentar novos ingredientes à fórmula de sucesso dos que agora fazem a diferença no ambiente corporativo brasileiro: equilíbrio e agilidade. Para adquirir tais virtudes só há um caminho: o auto-conhecimento. Vale terapia, exercício diário de leitura e mesmo meditação, afinal o processo de crescimento pessoal deve ser constante e eterno. Quem está seguro de si se torna capaz de escutar e entender melhor os seus liderados e assim servi-los de forma que a empresa e eles sejam mais eficazes e eficientes. É preciso liderar pela diversidade, contratar pessoas que supram as deficiências da organização e não, simplesmente, alguém que seja uma mera cópia daqueles que estão no poder.

Um líder que faz a diferença é capaz de preparar seu sucessor e contrata pessoas que poderão vir a ser tão aptas quanto ele. Não gerencia pela mediocridade, mas trabalha para que todo o grupo se desenvolva. Isso se faz atribuindo responsabilidades e verificando quais são as necessidades deste grupo. Além disso, a humildade de admitir que não sabe tudo e a coragem de enfrentar os desafios são características fundamentais em um líder. Muitas vezes, quando um alto executivo é contratado, a empresa precisa de mudanças radicais para manter uma linha de crescimento. Neste caso, a percepção do profissional deve estar aguçada para tomar atitudes coerentes e éticas, ou seja, para encontrar o equilíbrio entre o balanço financeiro e a integridade dos funcionários.

Outro ponto importante é que o network não pode morrer. Fazer marketing pessoal e se apossar das suas habilidades e características é tão imprescindível quanto saber usá-las na hora correta e de acordo com cada ocasião. A técnica de questionar os seus funcionários para que eles próprios assimilem como solucionar os problemas do seu departamento, também conhecida como coaching, é uma característica essencial para executivos em cargos de liderança. E para não perder as rédeas, mesmo em situações e ambientes de total ambigüidade, use a resiliência pessoal. Ou seja, tenha autocontrole, conheça bem o território, fique informado sobre os recursos disponíveis e trace um plano de ação.

Hoje, a palavra chave que as companhias buscam é sustentabilidade. Resultados que sejam de longo prazo e que levem em conta todos os stakeholders - funcionários, clientes e até a sociedade de um modo geral. Não basta melhorar a empresa, um líder deve se preocupar em construir um mundo melhor para funcionários, familiares, comunidade e toda a sociedade.

* Irene Azevedo é sócia da Keseberg & Partners

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Petrobrás lança novo Programa Social - destinados R$ 27 milhões para a edição deste ano

Publicado pela Agência Petrobrás de Notícias em 21/11/07

A Petrobras apresentou, dia 21 de novembro, em solenidade no Palácio do Planalto, o seu novo programa social. O Programa Desenvolvimento & Cidadania Petrobras vai investir R$ 1,2 bilhão em projetos com foco em geração de renda e oportunidade de trabalho, educação para a qualificação profissional e garantia dos direitos da criança e do adolescente.

O principal objetivo é contribuir para a redução da pobreza e das desigualdades e atuar em prol do desenvolvimento local, regional e nacional, gerando a inserção social, digna e produtiva, de pessoas e grupos que vivem em risco ou em desvantagem social no país.

Até 2012, deverão ser atendidas cerca de quatro milhões de pessoas diretamente e 14 milhões de forma indireta, além de alcançar outros 27 milhões de pessoas com ações de comunicação e difusão da cidadania.
O evento de lançamento do Programa contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli de Azevedo, da ministra interina do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes e do presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Ricardo Young.

AVALIAÇÃO DE RESULTADOS
O Programa Desenvolvimento & Cidadania Petrobras inaugura uma nova fase na gestão do investimento social da companhia. O Programa vai estabelecer um conjunto de indicadores e metas de desempenho para integrar o monitoramento das ações e a avaliação dos resultados em todo o território nacional. Dessa forma, será possível obter mais eficiência na mensuração de desempenho e na gestão do Programa, com base na estratégia corporativa.

Segundo o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, um dos principais diferenciais do Programa será saber, através dos mecanismos de metas e resultados, “o efeito transformador que a iniciativa terá, não para a Petrobras, mas para a população brasileira”. Gabrielli destaca que o novo Programa introduz mecanismos de auto-sustentabilidade, possibilitando que os participantes “caminhem com suas próprias pernas”.

A fim de alcançar uma transformação consistente no cenário social das comunidades, a Petrobras definiu um conjunto de metas de desempenho para o novo Programa. Entre estas metas, destacam-se: a prioridade à juventude, com 50% do público atendido na faixa etária entre 15 e 29 anos; a inclusão de 20% dos participantes dos projetos de formação profissional no mercado de trabalho; a melhoria do desempenho de 60% de crianças e adolescentes atendidas nos projetos na escola formal; e a entrega de certificados de conclusão reconhecidos pelo Sistema Nacional de Certificação Profissional em, pelo menos, 60% dos cursos profissionalizantes.

Já as ações de geração de renda e oportunidade de trabalho devem garantir um aumento de, pelo menos, 60% da renda dos participantes. Além disso, no mínimo 70% dos projetos devem estruturar um plano de negócio para garantir sua sustentabilidade.

Além de facilitar a identificação, o registro, a sistematização e a multiplicação das ações bem-sucedidas, o novo Programa vai estimular a adoção de boas práticas de gestão pelas organizações sociais brasileiras.

Diretrizes
• Respeitar a diversidade
• Dar prioridade à juventude
• Buscar a sustentabilidade dos resultados produzidos pelas ações
• Atuar em sinergia com políticas públicas
• Realizar ações estratégicas, sistêmicas e multiinstitucionais
• Estimular o protagonismo social, a co-responsabilidade, o associativismo, o cooperativismo e o trabalho em rede
• Contribuir para a erradicação do analfabetismo
• Colaborar para o desenvolvimento local nas áreas de influência do Sistema Petrobras

Linhas de atuação
1. Geração de renda e oportunidade de trabalho
2. Educação para a qualificação profissional
3. Garantia dos direitos da criança e do adolescente

Temas transversais
• Gênero
• Igualdade racial
• Pessoas com deficiência
• Pescadores e outros povos e comunidades tradicionais

Ações estratégicas
1. Investimentos em projetos sociais (nacionais, regionais e locais)
Repasse de recursos, de forma planejada e monitorada, a iniciativas que promovam a transformação social das comunidades.

2. Fortalecimento de redes e organizações sociais
Apoio à interação entre os agentes sociais, públicos e privados, para a formação de parcerias e alianças, troca de experiências, produção de conhecimento e debate sobre políticas públicas.

3. Difusão de informações para a cidadania
Campanhas de comunicação para mobilizar e influenciar a opinião pública, as organizações sociais e o governo para a discussão de temas ligados à cidadania e aos direitos humanos.

Durante o lançamento do Programa Desenvolvimento & Cidadania Petrobras, dia 21 de novembro, também foram abertas as inscrições de projetos sociais. O prazo irá até 11 de janeiro de 2008.

Serão destinados R$ 27 milhões para a edição deste ano. Cada instituição poderá solicitar até R$ 690 mil para implantação e desenvolvimento do projeto pelo período de um ano. Há possibilidade de estender o apoio por até 24 meses.

A inscrição na seleção pública do Desenvolvimento & Cidadania Petrobras é gratuita e deverá ser feita somente no endereço petrobras.com.br/desenvolvimentoecidadania.

Serão aceitos projetos sob responsabilidade de organismos governamentais, não governamentais e comunitários, legalmente constituídos no país, que atuem no Terceiro Setor brasileiro. Cada organização poderá inscrever até três projetos, mas só poderá ser contemplada em um. Poderão candidatar-se projetos em andamento, ou em fase de planejamento, que tenham como foco uma das seguintes linhas de atuação:

• Geração de renda e oportunidade de trabalho
• Educação para a qualificação profissional
• Garantia dos direitos da criança e do adolescente

Dentro dessas linhas de atuação, os critérios de seleção vão considerar quatro temas transversais: gênero, igualdade racial, pessoas com deficiência, pescadores e outros povos e comunidades tradicionais.

Durante o período de inscrições, a Petrobras vai realizar em todos os estados brasileiros as Caravanas Sociais, com o objetivo de divulgar o Programa e seus critérios, permitindo a igualdade de acesso aos interessados. Livres e gratuitas, as Caravanas são oficinas presenciais e virtuais que vão capacitar as organizações sociais para a elaboração de projetos. O sítio do Programa disponibiliza o cronograma das visitas.

INFORMAÇÕES GERAIS
No sítio petrobras.com.br/desenvolvimentoecidadania, as instituições têm acesso ao passo-a-passo para elaboração do(s) projeto(s). O envio do material deve ser feito em um volume único lacrado, contendo quatro vias encadernadas separadamente em formato A4, acompanhados dos sumários dos formulários de inscrição e demais documentos requeridos. O encaminhamento por via postal deve ser feito por correspondência registrada e com aviso de recebimento, segundo normas dos Correios, para: Caixa Postal 29143 - CEP: 20540-970.

Serão válidos os projetos postados impreterivelmente até o dia 14 de janeiro de 2008. A divulgação pública dos resultados do processo seletivo será feita até o final do mês de maio de 2008, pela imprensa e pela internet, no mesmo endereço eletrônico. Outras informações poderão ser obtidas no SAC (0800-789001).

A Petrobras identificará e valorizará projetos que reaplicam Tecnologias Sociais mapeadas pela Rede de Tecnologia Social (RTS), ou que desenvolvem novas tecnologias com potencial para inclusão na Rede.

Também será feita a inclusão, na Carteira de Projetos, de iniciativas inscritas na Seleção Pública e escolhidas pela Comissão, que não venham a ser contempladas com patrocínio por causa da limitação de recursos do Programa. Esses projetos receberão um selo comprovando sua qualidade técnica, pertinência e alto potencial de gerar resultados transformadores e impactos sociais nas comunidades mais vulneráveis do Brasil.

O objetivo é estimular ações socialmente responsáveis entre as empresas parceiras, clientes e fornecedoras que integram a cadeia produtiva da companhia, e potencializar seu papel de protagonista na consolidação de uma política de responsabilidade social corporativa no mundo dos negócios.

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