segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

No SuperTube, plano é cruzar vídeo caseiro com vendas on-line

João Luiz Rosa
Publicado pelo
Valor Online em 03/12/07

Rodrigo Junco, um dos três sócios da companhia: uso dos vídeos para tornar mais pessoal o comércio eletrônico
Foto Davilym Dourado/Valor

Está no ar há um mês um site de comércio eletrônico que mistura dois formatos consagrados pela chamada web 2.0 - o termo que, segundo alguns, define a fase atual da internet, marcada pelo conteúdo feito e exibido pelo próprio usuário. Batizado de SuperTube, o site é um cruzamento do YouTube, o portal de vídeos do Google, com o Mercado Livre, a página de classificados on-line na qual o consumidor pode vender e comprar diretamente de outro consumidor. O resultado dessa combinação é uma vitrine na qual o usuário pode exibir vídeos nos quais tenta vender seu próprio peixe.

"Pensando no YouTube, que é uma ferramenta fantástica para vídeos de entretenimento, avaliamos por que não empregar [o modelo] no comércio eletrônico, cujo processo de compra e venda é frio e provoca uma certa desconfiança sobre a procedência dos produtos", diz Rodrigo Junco, um dos criadores do SuperTube.

A idéia, explica Junco, surgiu há oito meses e foi apresentada a ele por seus atuais dois sócios no projeto: Leandro Zavaloni e Christian Aquino. Juntos, eles fundaram a MFC Planejamento e Projetos para colocar o SuperTube no ar e desenvolver outros projetos semelhantes. Dos três, Junco é o único que já trabalhava com tecnologia. Nos últimos sete anos, ele foi sócio na Full Tecno, braço de internet do grupo de comunicação Full Jazz. Os demais fizeram carreira na área de administração, em empresas de outros setores.

Nos próximos seis meses, os fundadores da MFC planejam completar a fase inicial de investimento no SuperTube, da ordem de R$ 2 milhões. Boa parte do dinheiro tem sido direcionada à infra-estrutura, considerada um ponto essencial em um serviço que depende de aspectos técnicos, como largura de banda suficiente para que os vídeos sejam transmitidos.

A expectativa inicial de Junco e seus sócios é de obter um faturamento de R$ 1,5 milhão no fim de 2008, multiplicando essa receita para R$ 5 milhões no ano seguinte. Depois disso, o plano é acelerar os negócios e alcançar tamanho suficiente para levar a companhia até o Bovespa Mais, um segmento da bolsa voltado para empresas médias e pequenas.

Para seguir essa rota, Junco e seus sócios finalizam o modelo de negócios do SuperTube. "Há três fontes principais de receita", afirma o empresário. A primeira e mais importante é a venda dos pacotes de serviços que permitirão ao usuário colocar no ar um determinado número de vídeos. A idéia é permitir aos usuários esporádicos, que requerem um número menor de vídeos, a possibilidade de usar o serviço básico, de acesso gratuito. Para os usuários mais ativos, que vivem de vender produtos na internet, serão oferecidos pacotes pagos que garantirão a exibição de um número maior de vídeos.

A segunda fonte de recursos é o patrocínio. Antes da exibição dos vídeos gratuitos, serão transmitidas mensagens de um patrocinador. O plano é dividir as cotas por canais, evitando que o patrocinador acabe concorrendo com os vídeos exibidos. Assim, no canal de venda de motos ou automóveis, o patrocínio viria de uma empresa de aditivos ou autopeças, mas não de uma concessionária de veículos.

O SuperTube também planeja ganhar dinheiro vendendo tecnologia para outras empresas. Esta será a terceira fonte de receita. Com sede em São Paulo, a MFC tem um laboratório em Florianópolis (SC), onde desenvolveu um conjunto de sistemas e ferramentas que permitem ao internauta transferir um arquivo de seu computador - no caso, os vídeos - para um site de internet.

A oportunidade está em vender essas ferramentas de software a empresas interessadas em exibir vídeos de clientes ou parceiros em seus próprios sites, além do SuperTube. "Uma agência de empregos poderia oferecer aos clientes a chance de gravar vídeos para apresentar seus currículos", exemplifica Junco. "Depois, os vídeos seriam exibidos tanto no site da agência como no SuperTube."

Uma coisa que está fora do plano de receita é cobrar taxas sobre as transações que venham a ser concretizadas no site. Os modelos comerciais incluirão a venda a preço fixo e os leilões, mas os negócios serão realizados diretamente entre o vendedor e o comprador, sem interferência do site.

O modelo básico é o seguinte: depois de ver um anúncio de seu interesse, o consumidor poderá clicar para fazer uma oferta pelo produto ou dar um lance, no caso de um leilão. Automaticamente, um e-mail será disparado tanto para o comprador como para o vendedor. A partir daí, as negociações ocorrem entre eles. Nos leilões, o sistema também está preparado para acompanhar os lances até que se chegue ao valor de reserva determinado pelo vendedor.

O SuperTube já está em funcionamento, no que Junco chama de modelo beta, o jargão do setor para a última fase de testes. A prioridade nessa etapa é agregar usuários, diz ele. Na web 2.0, quanto mais gente entra em um site, mais chances o site tem de virar o padrão em seu segmento. Não é à toa que até no slogan o SuperTube se espelha no YouTube, a referência em compartilhamento de vídeo. Se a frase do YouTube é "Broadcast Yourself" (algo como "divulgue a você mesmo"), no SuperTube vale a máxima "Broadcast your Sales" ("divulgue as suas vendas").


4 comentários:

Anônimo disse...

nossa acabei de ver o site e achei incrivel realmente incrivel acho que é realmente a evolução do mercado livre e tudo que um usuario de ponta precisa já que estamos na era da tv digital porque tb não ter um site de vendas digitais fantastico ainda mais gratuitamente!!!!

Anônimo disse...

nossa estou espantado!!!que ideia genial porque não tive essa ideia antes!!!!totalmente demais veio para coincidir com a tv digital um e-bussines digital só pode ser coisa do futuro!!!!!

Anônimo disse...

quantos videos posso por ????vou colocar minha loja inteira para vender!!!

Anônimo disse...

vou postar meu video la ainda mais que eles estão dando três Iphones ouvi pela radio metroplitana no programa do chupin



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br