domingo, 13 de abril de 2008

Políticas públicas sociais. O que os jornalistas têm com isso?

Livro reúne artigos de especialistas e aprofunda debate sobre o tema

Apontada como instituição central para as democracias contemporâneas, a imprensa também se tornou notícia e tema de debates. Desta vez, a relação entre jornalismo e políticas públicas sociais gerou coletânea de artigos inéditos, assinados por especialistas das duas áreas, reunidos no livro "Políticas Públicas Sociais e os Desafios para o Jornalismo", que a Cortez Editora e a ANDI (Agência de Notícias dos Direitos da Infância) lançam na Livraria Cortez, em São Paulo, no próximo dia 17. A publicação será também tema de mesa redonda, no próximo dia 18, durante o XI Encontro Nacional dos Professores de Jornalismo, que terá lugar no Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, também na capital paulista. No próximo dia 24, o livro terá lançamento em Brasília no auditório da Livraria Cultura.

O repórter especial da TV Globo Marcelo Canellas, o professor de jornalismo da Universidade de Brasília Luiz Gonzaga Motta e o consultor econômico Raul Velloso estão entre os autores que o coordenador de relações acadêmicas da ANDI, Guilherme Canela, responsável pela publicação, reuniu em mais de 300 páginas de artigos que alimentam e enriquecem a discussão sobre a relação entre políticas públicas sociais e jornalismo.

A publicação insere-se no contexto do "InFormação - Programa de Cooperação para a Qualificação de Estudantes de Jornalismo", que promove o aprimoramento da cobertura da agenda social pelas redações jornalísticas, a partir do acompanhamento sistemático das políticas públicas. O programa, lançado em 2006 pela ANDI, tem o apoio da Fundação W. K. Kellog e do Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo.

Útil para profissionais da comunicação, professores e estudantes de jornalismo, além de formuladores de políticas públicas, o livro, dividido em onze capítulos, contempla desde a questão da cobertura jornalística das políticas públicas sociais até o ensino do jornalismo e a agenda social. A publicação terá distribuição nacional ao preço de R$ 39,90 o exemplar.

Publicado pelo Pauta Social em 10/04/08

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