Sobre este blog

Há cerca de 10 anos venho ensinando gestão e captação de recursos para projetos sociais a pessoas das mais variadas proveniências: diretores, gerentes e técnicos de ongs e organismos internacionais; técnicos e gestores públicos; secretários municipais; lideranças comunitárias; voluntários; estudantes, professores e funcionários de universidades; administradores, facilitadores e capacitadores.

Cada vez acredito mais que a maioria dessas pessoas quer mesmo é acertar e ser capaz de “fazer a diferença”, de tomar aquela atitude ou promover a mobilização necessária para garantir a qualidade de vida e de convivência social na vida de outras. Seja das que estão vivas hoje, seja daquelas que ainda viverão; seja de pessoas com as quais sempre conviveu, seja de pessoas cujas faces nunca viu.

Me lembro que entrando na idade adulta me perguntei como as pessoas conseguiam ganhar dinheiro suficiente para montar uma casa, se alimentar, vestir, cuidar da saúde, criar filhos e, muitas vezes, ainda ter e manter um carro, dar presentes, viajar, decorar a casa e etc, etc, etc.

Pois bem. A esta altura, você se pergunta “mas o que tem uma coisa a ver com a outra?”

Já digo: desde que comecei a trabalhar, ainda na adolescência, sempre me dediquei à captação de recursos, mesmo sem saber que tinha este nome o que eu fazia. Primeiro no grêmio estudantil, depois nas artes cênicas, depois com audiovisual, depois com meio-ambiente e, finalmente, para a promoção do desenvolvimento social.

Neste percurso, a minha perplexidade ficou maior: como é que as pessoas conseguem os recursos necessários para promover ações e mudanças; espetáculos, mostras e filmes; produzir e distribuir TVs e rádios comunitárias; promover a proteção e a recuperação do meio ambiente, da fauna e da flora; e promover e incentivar o desenvolvimento das pessoas e das comunidades?

Aliás, como é mesmo que eu cheguei até aqui e realizei o que realizei?

Bem, o que publico neste blog é o que eu gostaria de ter tido à mão durante este percurso. São informações, ferramentas, notícias, livros, filmes e textos que me ajudam, no mínimo, a fazer melhor aquilo que venho fazendo.

Se ficou com vontade de dar uma olhada, seja bem vindo(a)!

Sugiro que comece vendo a lista de Marcadores, à direita, e escolha um ou mais temas do seu interesse. Veja também a Agenda de eventos e editais, rolando até o fim da página.

E fique à vontade para comentar, sugerir e acrescentar.

Mais...



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br