sexta-feira, 17 de julho de 2009

Festival de Captação de Recursos começa no dia 20

Mobilização de recursos com foco na inovação e sustentabilidade

A Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), Revista Filantropia e The Resource Alliance promoverão em 20, 21 e 22 de julho, no Teatro Tuca, em São Paulo (SP), o “Festival Latino-Americano de Captação de Recursos”, que reunirá profissionais brasileiros e estrangeiros para discutir estratégias inovadoras de captação de recursos.

A captação de recursos é uma temática que merece atenção e preocupação constante quando se fala em gestão de organizações do Terceiro Setor. Quem atua nessa área é responsável por trabalhar com criatividade, profissionalismo e amor pela causa para trazer recursos e colocar projetos em prática.

O crescimento em número e importância das organizações da sociedade civil contrasta com maiores desafios para a mobilização de recursos governamentais, da cooperação internacional e de empresas para o Terceiro Setor. Nesse cenário, novas modalidades de financiamento de organizações sociais, como o marketing relacionado a causas (MRC) e os negócios sociais, surgem com grande intensidade, à medida que também aumenta o interesse de indivíduos para se envolverem com causas. Mas, diante de tantas alternativas e com recursos aparentemente escassos, resta, ao captador, a dúvida sobre por onde começar.

* Pode o captador de recursos ser um profissional importante na construção de um mundo melhor?
* Como enfrentar a crise de financiamento do Terceiro Setor e inovar com poucos recursos para investir em campanhas?
* Por que a profissão de captador de recursos, estabelecida em países da Europa e nos Estados Unidos, encontra limites no Brasil e na América Latina?
* Quais são as dificuldades mais frequentes que um captador de recursos enfrenta?
* De que tipo de apoio esse captador precisa para se desenvolver?

Essas e outras perguntas nortearão o Festival Latino-Americano de Captação de Recursos, que contará com a participação de palestrantes internacionais como Gonzalo Ibarra L. (Chile), coordenador de Desenvolvimento de Fundos para as Américas, das Sociedades Bíblicas Unidas; Hernan Nadal, gerente de novas mídias do Greenpeace Argentina; Lyndall Stein (Inglaterra), CEO da The Resource Alliance e diretora voluntária da Fundação Sheila McKechnie; e Marcos C. Raba, coordenador da Asociación Española de Fundraising; além de palestrantes brasileiros, como Marcio Zeppelini, editor geral da Revista Filantropia e diretor da Diálogo Social Eventos para o Terceiro Setor; Marcelo Estraviz, presidente da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR); Rodrigo Alvarez, consultor da The Resource Alliance no Brasil e coordenador de mobilização de recursos e desenvolvimento de negócios do Instituto Elos BR; e Renata Brunetti, fundadora e coordenadora da Atuação Social.

Saiba mais sobre o Festival:

Veja alguns temas que serão abordados:
* 2009 motivos para participar do Festival Latino-Americano de Captação de Recursos!
* La Web Social es sólo una herramienta
* Palestrantes debaterão mobilização de recursos com foco na inovação e sustentabilidade
* Festival discute maneiras de enfrentar a crise de financiamento do terceiro setor
* Festival investe no conceito de espaço aberto
* Organizações sociais devem diversificar suas fontes de recursos na crise
* Espaço Aberto


Boletim ABCR, #10 2009, 17/07/09

Mais...

Rede Jovem utiliza celular para mapear ativos em comunidades de baixa renda

Foto Rede Jovem

O Programa Rede Jovem, da ONG Comunitas, criada pela ex-primeira dama e socióloga Ruth Cardoso, acaba de lançar o Projeto WikiMapa. O objetivo do projeto é criar um mapa virtual de comunidades de baixa renda, a partir do mapeamento de ativos locais e ruas informais ainda não mapeadas pelos serviços de pesquisa e visualização de mapas na internet. Para isso, serão utilizados os recursos da tecnologia móvel, aliada ao uso do GPS e do serviço Google Maps.

O wikimapa, como o próprio nome sugere, é uma ferramenta criada sob o conceito colaborativo, aberta a participação de todos, para a consulta, edição e mapeamento de ativos em qualquer lugar do Brasil e do mundo. O projeto conta com duas frentes de atuação: um website (www.wikimapa.org.br), e um aplicativo mobile, por meio do qual é possível mapear diferentes locais pelo celular.

Com foco no mapeamento de comunidades de baixa renda, para a fase piloto do projeto foram selecionadas cinco comunidades cariocas: Complexo do Alemão, Cidade de Deus, Morro do Pavão-pavãozinho, Morro Santa Marta e o Complexo da Maré. Em cada uma dessas localidades um jovem morador, denominado wiki-reporter, munido de um celular equipado com o aplicativo mobile Wikimapa, GPS, internet e câmeras de foto e vídeo, é responsável pelo mapeamento local, inserindo informações sobre serviços oferecidos e locais de freqüência pública, com dados históricos e registros audiovisuais de cada local mapeado.

Os cinco mapeadores participam de uma gincana, que pode ser acompanhada pelo site do projeto e pelo blog diário alimentado pelos participantes com relatos sobre as experiências , e concorrem, ao final de seis meses, a uma bolsa de estudos para o curso superior de comunicação.

O sistema Wikimapa é integrado com outras ferramentas sociais para hospedagem de fotos e vídeos e serviços de microblogs (twitter.com/wikimapa) onde os novos mapeamentos são notificados para seus seguidores em tempo real.

Interessados de qualquer parte do Brasil e do mundo, com ou sem um celular equipado com GPS e conexão à internet, podem participar do Wikimapa mapeando novos lugares de interesse público e editar pontos já mapeados, em qualquer que seja sua vizinhança. O download do aplicativo pode ser realizado gratuitamente pelo site do projeto, que conta também, com uma versão para celular.

O Wikimapa é apoiado pelo Instituto Oi Futuro, sendo um dos vencedores do Edital 2008 do Programa Novos Brasis.

Outras informações e contato:
www.wikimapa.org.br e pelo email wikimapa@redejovem.org.br



Portal do Voluntário, 16/07/09

Mais...



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br