Evento sugere privilegiar ensino nos ODM
 Congresso no Paraná discute como educação pode eliminar obstáculos para Estado avançar nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
Congresso no Paraná discute como educação pode eliminar obstáculos para Estado avançar nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
Um congresso a ser realizado em agosto no Paraná vai discutir como a educação pode eliminar alguns obstáculos aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (uma série de metas socioeconômicas que os países da ONU se comprometeram a atingir até 2015). O evento vai reunir empresários, educadores, pesquisadores e representantes de governos para debater projetos bem-sucedidos e incentivar ação conjunta entre os setores público e privado e organizações sociais.
O 1º Congresso Nós Podemos Paraná — Educação para a Sustentabilidade acontece em Curitiba, de 6 a 9 de agosto, no Auditório Horácio Coimbra, junto com a 7ª Mostra de Ação Voluntária. Ele é promovido pelo Movimento Nós Podemos Paraná, uma iniciativa da FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) que pretende disseminar ações sociais e fazer com que o Paraná consiga atingir os ODM com antecedência, até 2010.
“O congresso tem como objetivo fazer um diálogo das práticas que já vêm sendo realizadas para atingir as metas e das dificuldades enfrentadas para ver que ações ainda têm que ser implementadas”, afirma a coordenadora do Movimento Nós Podemos Paraná, Maria Aparecida Zago. “O foco em educação e sustentabilidade foi escolhido para trabalhar as questões de forma preventiva, e não só os efeitos. Nós queremos trabalhar as causas que provocam as dificuldades no alcance dos ODM”, acrescenta. “Queremos o desenvolvimento local sustentável, e ações que mudem a situação atual”.
As mesas redondas do congresso tratarão de temas como mobilização e parcerias de diversos setores sociais; educação voltada ao empreendorismo como forma de estimular desenvolvimento social e tecnologias sociais para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Os ODM serão foco de discussões sobre a educação e sua contribuição para os avanços em assuntos como erradicação da fome, diminuição da mortalidade infantil e igualdade entre gêneros. A programação do congresso inclui cursos de capacitação de voluntários e professores e de elaboração de projetos, sessões de cinema e aulas de culinária. Na mostra paralela de ação voluntária, serão apresentados projetos, oficinas e palestras.
Um relatório feito pelo ORBIS (Observatório Base de Indicadores de Sustentabilidade) mostrou que o Paraná avançou no combate à pobreza, no aumento do acesso à educação, na redução da mortalidade infantil, , precisa fazer mais para alcançar igualdade de gênero (sobretudo nas remunerações do mercado de trabalho), diminuir a mortalidade materna, deter a Aids, elevar o acesso a água e saneamento.
Leia também
Paraná pretende antecipar ODM em 5 anos.
Juliana Sayão, especial para PrimaPagina
Boletim do Pnud, 22/07/08

 







