terça-feira, 22 de julho de 2008

Evento sugere privilegiar ensino nos ODM

Congresso no Paraná discute como educação pode eliminar obstáculos para Estado avançar nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Um congresso a ser realizado em agosto no Paraná vai discutir como a educação pode eliminar alguns obstáculos aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (uma série de metas socioeconômicas que os países da ONU se comprometeram a atingir até 2015). O evento vai reunir empresários, educadores, pesquisadores e representantes de governos para debater projetos bem-sucedidos e incentivar ação conjunta entre os setores público e privado e organizações sociais.

O 1º Congresso Nós Podemos Paraná — Educação para a Sustentabilidade acontece em Curitiba, de 6 a 9 de agosto, no Auditório Horácio Coimbra, junto com a 7ª Mostra de Ação Voluntária. Ele é promovido pelo Movimento Nós Podemos Paraná, uma iniciativa da FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) que pretende disseminar ações sociais e fazer com que o Paraná consiga atingir os ODM com antecedência, até 2010.

“O congresso tem como objetivo fazer um diálogo das práticas que já vêm sendo realizadas para atingir as metas e das dificuldades enfrentadas para ver que ações ainda têm que ser implementadas”, afirma a coordenadora do Movimento Nós Podemos Paraná, Maria Aparecida Zago. “O foco em educação e sustentabilidade foi escolhido para trabalhar as questões de forma preventiva, e não só os efeitos. Nós queremos trabalhar as causas que provocam as dificuldades no alcance dos ODM”, acrescenta. “Queremos o desenvolvimento local sustentável, e ações que mudem a situação atual”.

As mesas redondas do congresso tratarão de temas como mobilização e parcerias de diversos setores sociais; educação voltada ao empreendorismo como forma de estimular desenvolvimento social e tecnologias sociais para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Os ODM serão foco de discussões sobre a educação e sua contribuição para os avanços em assuntos como erradicação da fome, diminuição da mortalidade infantil e igualdade entre gêneros. A programação do congresso inclui cursos de capacitação de voluntários e professores e de elaboração de projetos, sessões de cinema e aulas de culinária. Na mostra paralela de ação voluntária, serão apresentados projetos, oficinas e palestras.

Um relatório feito pelo ORBIS (Observatório Base de Indicadores de Sustentabilidade) mostrou que o Paraná avançou no combate à pobreza, no aumento do acesso à educação, na redução da mortalidade infantil, , precisa fazer mais para alcançar igualdade de gênero (sobretudo nas remunerações do mercado de trabalho), diminuir a mortalidade materna, deter a Aids, elevar o acesso a água e saneamento.

Leia também
Paraná pretende antecipar ODM em 5 anos.


Juliana Sayão, especial para PrimaPagina
Boletim do Pnud, 22/07/08


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br