domingo, 26 de abril de 2009

A interatividade nos meios offline

Veja artigo que fala como promover a interatividade nos meios tradicionais usando a internet como referência

Já faz algum tempo que eu me apaixonei por uma nem tão nova forma de comunicação: o mobile marketing. As possibilidades com este meio são inúmeras e o contato com o consumidor costuma ser bastante intenso. Com o mobile marketing é relativamente fácil criar uma experiência para o consumidor, o que não costuma acontecer com tanta frequência com os meios mais tradicionais (a TV, o rádio, mídia impressa e exterior), e isso vale ouro. É só fazer as coisas minimamente bem feitas.

Agora, uma das funções do mobile marketing, da qual eu me dei conta mais recentemente, é a de promover a interatividade nos meios offline, já citados acima.

A internet, quando emergiu das universidades e do exército para o mundo, trouxe consigo algumas grandes inovações para a comunicação, entre elas a interatividade. Com a web deixamos de ter uma comunicação unidirecional, da mídia para o consumidor, e passamos a recolher feedback deste último, gerando um fluxo de informações de duas mãos. Ao dar voz ao consumidor, para que este pudesse expressar-se imediatamente sobre algo que lhe estávamos oferecendo, dando resposta, positiva ou negativa, à oferta e podendo, inclusive, gerar uma venda naquele mesmo momento, sem que o consumidor precisasse deslocar-se de onde estava, a internet revolucionou a comunicação.

A única maneira, até então, encontrada pelos meios offline para gerar essa interatividade, essa resposta direta, era o telefone. Ao colocar um número de telefone num anúncio de revista, de jornal, de outdoor, de rádio ou de televisão, pedia-se por uma resposta do consumidor, uma maneira dele reagir a um impulso, a uma necessidade detectada, a uma intenção de compra, talvez. E isso ajudava também o anunciante a medir a eficácia de sua ação.

O mobile marketing veio agregar novas e variadas formas de interatividade dos meios offline com os consumidores. Estes passam a poder dar resposta ao anúncio visto em algum meio que, inicialmente, não permitia essa interatividade através de um SMS, de bluetooth, de um barcode, entrando em um portal wap, no qual poderão buscar mais informação sobre a marca ou o produto anunciados, cadastrar-se para participar de uma promoção ou inclusive comprar o produto (m-commerce). E, inclusive, através de uma ligação. Com a vantagem de que com o celular não é preciso estar em casa ou no trabalho, pode-se estar em qualquer lugar. É o conceito da mobilidade. Mais uma grande vantagem do mobile (o nome em inglês diz tudo) marketing. Essa, inclusive sobre a internet, sua irmã um pouco mais velha, porém, como ele, ainda muito jovem.

É o mobile marketing ajudando a integrar os meios e dando nova cara aos meios offline, mais modernos, eficientes e abertos ao consumidor. É como se eles começassem a falar a linguagem do online, ou melhor, do marketing interativo.


Fonte: PropMark (www.propmark.com.br)
HSM Online, 24/04/09

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A Síndrome de Donald e os padecimentos do faz-tudo

Nascido em 1934, nos estúdios Disney, e popularizado no traço de Carl Barks, o Pato Donald divertiu gerações, levantou discussões importantes sobre a vida familiar e definiu um padrão de comportamento do indivíduo em relação ao trabalho

Donald é o típico faz-tudo. De vez em quando, ao lado do primo Peninha, atua como repórter no jornal A Patada. Noutras ocasiões, figura como ajudante nas aventuras de caça ao tesouro empreendidas por Tio Patinhas. Não raro, assume mais atividades, atacando até mesmo de super-herói, por meio de seu alter ego, o Superpato.

Pode-se dizer que Donald é versátil. No entanto, também é legítimo afirmar que seja um sujeito sem foco. Até mesmo na vida pessoal, parece um sujeito sem rumo. Desperdiça energia na infindável contenda com o vizinho Silva. Ao mesmo tempo, é incapaz de estabelecer uma relação sólida com a bela Margarida, frequentemente seduzida pelo sortudo e frívolo Gastão.

Na verdade, o irritado Donald é um pato antropomorfizado. Mistura características da simpática ave e dos seres humanos. Afinal, um pato faz de tudo. Nada, anda e voa. Mas realiza tudo isso sem muita qualidade.

Dependendo da espécie, pode nadar pior do que uma tartaruga, andar desajeitado como um gato perneta e voar tão estabanadamente quanto uma galinha.

Mas o que o ilustre habitante de Patópolis tem a ver com o universo das organizações e de seus gestores e colaboradores?

Simplesmente, tudo!

Em minhas andanças pelo Brasil e pelo mundo, topo frequentemente com pessoas versáteis que reclamam do destino. Fazem muito de tudo, mas seus negócios não prosperam. Outras reclamam que suas carreiras estão empacadas. Falta-lhes já entusiasmo, ao passo que sobra frustração...

Ora, depois de analisar essas histórias, muitas vezes descubro que esses indivíduos, alguns competentes e até talentosos, carecem de foco.

José não sabe se investe na fábrica de escovas de dentes, na criação de gado ou na carreira de ator. Maria não se decide entre a Fisioterapia, cujo curso concluiu há dois anos, a fabricação de doces caseiros e o emprego de vendedora na joalheria do shopping da região.

Curiosamente, a sociedade tende a valorizar esse tipo de multifuncionalidade. Essas pessoas são identificadas com trabalhadeiras e esforçadas.

Certamente que são, como milhões e milhões de brasileiros, praticantes da boa versão do jeitinho.

Muitas dessas experiências, no entanto, exibem ausência de foco. Maria poderia se tornar uma ótima fisioterapeuta, uma próspera empresária do setor alimentício ou uma gerente bem remunerada na joalheria. Infelizmente, não sabe o que quer e tem medo de decidir...

Primeiramente, a má notícia: Maria está acometida da Síndrome de Donald... (Você, caro leitor, não estará padecendo da mesma enfermidade?)

Agora, a boa nova: existe cura. E a terapia se divide basicamente em cinco atitudes.

1. “Conhece-te a ti mesmo”, como sugeria o filósofo grego Sócrates. Descubra seus talentos e identifique seus sonhos.

2. Depois, ofereça a si mesmo a indagação: o que desejo para mim e para o meu negócio?

3. Analise o mercado e a conjuntura econômica e determine a viabilidade de seus planos.

4. Procure descobrir seu diferencial em relação aos demais. Afinal, o que você faz muito bem? O que você faz bem que os outros não fazem?

5. Defina um plano de voo. Estabeleça uma estratégia para trilhar o caminho entre o que você é e aquilo que pretende se tornar.

A receita é simples, mas exige dedicação. Avalie seu conhecimento da atividade escolhida, meça sua energia e verifique seus meios antes de fixar metas. Alcançar o sucesso dependerá de um bom inventário de suas competências e recursos.

Possivelmente, você encontrará falhas em sua formação. Verá que ainda não sabe tudo que deveria saber. Sinal de que precisa investir em reciclagem, treinamento e incremento de qualidade.

Essa regra vale tanto para quem pretende massagear melhor que a concorrência quanto para alguém que pretende lançar escovas de dentes inovadoras.

Poucos atributos no mundo dos negócios são tão importantes quanto o foco. Um empreendedor como o nosso José, que busca sucesso em três frentes simultâneas, tem tanta chance de triunfar quanto um astrônomo que, a bordo de um carro de montanha russa, tentar mirar seu telescópio em Saturno e decifrar os segredos de seus anéis.

Ter foco equivale a negar o Donald que temos dentro de nós. Ter foco equivale a abraçar um grande projeto de cada vez, dispensando a ele toda a energia necessária.

A partir de amanhã, coloque em prática esta lição. Guarde seu pato no armário e busque ajustar o foco de suas atividades. Afinal de contas, a teoria, na prática, funciona!


Carlos Alberto Júlio
Presidente da Tecnisa e membro dos conselhos da HSM e da Camil Alimentos. E-mail: julio@carlosjulio.com.br.
HSM Online, 14/04/09

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Como é simples ser feliz por uns minutos!

Foge um pouco do nosso assunto (será mesmo?), mas não resisti.
Que coisa mais bacana! Quero na minha estação também, todo dia de manhã!



A felicidade não é simples?

Mais uma boa dica do Estraviz.

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