domingo, 26 de abril de 2009

A interatividade nos meios offline

Veja artigo que fala como promover a interatividade nos meios tradicionais usando a internet como referência

Já faz algum tempo que eu me apaixonei por uma nem tão nova forma de comunicação: o mobile marketing. As possibilidades com este meio são inúmeras e o contato com o consumidor costuma ser bastante intenso. Com o mobile marketing é relativamente fácil criar uma experiência para o consumidor, o que não costuma acontecer com tanta frequência com os meios mais tradicionais (a TV, o rádio, mídia impressa e exterior), e isso vale ouro. É só fazer as coisas minimamente bem feitas.

Agora, uma das funções do mobile marketing, da qual eu me dei conta mais recentemente, é a de promover a interatividade nos meios offline, já citados acima.

A internet, quando emergiu das universidades e do exército para o mundo, trouxe consigo algumas grandes inovações para a comunicação, entre elas a interatividade. Com a web deixamos de ter uma comunicação unidirecional, da mídia para o consumidor, e passamos a recolher feedback deste último, gerando um fluxo de informações de duas mãos. Ao dar voz ao consumidor, para que este pudesse expressar-se imediatamente sobre algo que lhe estávamos oferecendo, dando resposta, positiva ou negativa, à oferta e podendo, inclusive, gerar uma venda naquele mesmo momento, sem que o consumidor precisasse deslocar-se de onde estava, a internet revolucionou a comunicação.

A única maneira, até então, encontrada pelos meios offline para gerar essa interatividade, essa resposta direta, era o telefone. Ao colocar um número de telefone num anúncio de revista, de jornal, de outdoor, de rádio ou de televisão, pedia-se por uma resposta do consumidor, uma maneira dele reagir a um impulso, a uma necessidade detectada, a uma intenção de compra, talvez. E isso ajudava também o anunciante a medir a eficácia de sua ação.

O mobile marketing veio agregar novas e variadas formas de interatividade dos meios offline com os consumidores. Estes passam a poder dar resposta ao anúncio visto em algum meio que, inicialmente, não permitia essa interatividade através de um SMS, de bluetooth, de um barcode, entrando em um portal wap, no qual poderão buscar mais informação sobre a marca ou o produto anunciados, cadastrar-se para participar de uma promoção ou inclusive comprar o produto (m-commerce). E, inclusive, através de uma ligação. Com a vantagem de que com o celular não é preciso estar em casa ou no trabalho, pode-se estar em qualquer lugar. É o conceito da mobilidade. Mais uma grande vantagem do mobile (o nome em inglês diz tudo) marketing. Essa, inclusive sobre a internet, sua irmã um pouco mais velha, porém, como ele, ainda muito jovem.

É o mobile marketing ajudando a integrar os meios e dando nova cara aos meios offline, mais modernos, eficientes e abertos ao consumidor. É como se eles começassem a falar a linguagem do online, ou melhor, do marketing interativo.


Fonte: PropMark (www.propmark.com.br)
HSM Online, 24/04/09


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