sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Governo seleciona propostas de cozinhas e restaurantes populares

Publicado pela Folha Online em 08/02/08

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome começou a selecionar os municípios interessados em implantar ou modernizar seus restaurantes populares e cozinhas comunitárias. Os editais foram publicados no dia 31 de janeiro, no "Diário Oficial da União".

Para concorrer, os municípios devem ter mais de 50 mil habitantes (cozinhas) ou 100 mil habitantes (restaurantes). A meta das cozinhas é investir em inclusão social produtiva, fortalecimento coletivo e identidade comunitária. Elas devem ser implantadas, prioritariamente, em bairros populosos das periferias urbanas.

Já o objetivo dos restaurantes populares - destinados principalmente a trabalhadores dos centros urbanos que almoçam fora de casa e à população em situação de vulnerabilidade social - é oferecer refeições de qualidade a baixo custo.

Pelos projetos, o ministério apoiaria a construção, a reforma e a adaptação dos estabelecimentos, além da aquisição de equipamentos, móveis e utensílios.

Neste ano, estão liberados recursos do governo federal de até R$ 27,7 milhões para os restaurantes, mas cada município receberá, no máximo, R$ 500 mil para a modernização e R$ 1,4 milhões para a implantação dos estabelecimentos. Para as cozinhas, serão disponibilizados R$ 4,8 milhões.

A documentação dos interessados deve ser enviada para a Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) até o dia 11 de março. A divulgação dos resultados está prevista para ser publicada no "Diário Oficial da União" em 7 de abril.

Projetos estaduais
Governos estaduais e o Distrito Federal têm até o dia 13 de março para enviar projetos em educação alimentar e nutricional e integrar o processo seletivo para obtenção de apoio financeiro do governo federal. O edital também foi publicado no último dia 31, no "Diário Oficial da União".

A seleção tem o objetivo de estimular o acesso da população à alimentação adequada, capacitando a comunidade e valorizando a cultura alimentar local. O ministério liberará R$ 3, 2 milhões em 2008. Cada projeto aprovado terá investimento máximo de R$ 400 mil.

O resultado será divulgado no dia 8 de abril. Mais informações sobre os três editais podem ser obtidas no site do ministério.
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Comunicação para resultados: não desperdice um único segundo do seu interlocutor

André Dametto*
Publicado pela
HSM Online em 07/02/08

Tão importante quanto a geração de um bom trabalho, é a sua comunicação efetiva, de modo que conduza o interlocutor à ação. Uma maneira de aumentar a eficácia da sua comunicação, tanto nas vivências profissionais quanto pessoais, é o uso da lógica da pirâmide. Você já possui as competências necessárias para esta comunicação ou precisa desenvolvê-las?

Primeiramente, conceituamos como lógica da pirâmide a técnica que coloca no topo da pirâmide a mensagem principal de uma comunicação, algo semelhante à manchete principal de um jornal, que, quanto mais vendedora, mais leitores irá atrair. Perceba que os jornalistas utilizam este recurso há bastante tempo. Nos níveis inferiores, são colocados os argumentos primários e secundários.

A lógica da pirâmide é muito importante, tanto para a resolução de problemas quanto para a comunicação desta resolução. Um erro recorrente é o fato de a maioria das pessoas utilizar a mesma seqüência de pensamento para resolver um problema e para comunicar essa solução, quando, na verdade, o ideal seria utilizar lógicas opostas. Para resolver um problema, primeiro devo identificá-lo; posteriormente, estratificá-lo, identificar as suas causas críticas e atacá-las com recomendações. Já para comunicar esta solução, o ideal é que, primeiro, apresentemos as recomendações, para depois sustentá-las com argumentos, ou seja, as causas e os conseqüentes problemas. Perceba que, no mundo organizacional, a atenção do interlocutor é muito mais voltada para discursos focados na ação e no protagonismo do que àqueles que focam o problema, subliminarmente associados à vitimização.

Para resolver problemas, uma prática que costumo aplicar nos trabalhos de coaching, consultoria e treinamento é sempre perguntar se o problema em questão está MECE, ou seja, Mutuamente Exclusivo e Completamente Exaustivo. Isto significa que o conteúdo em questão não contenha repetições, por exemplo: a sala é pequena e a sala tem apenas 5m2 são informações que podiam ser sintetizadas. Também não deve faltar informação relevante. Por exemplo, a sala é pequena e o quarto é grande, mas nada sei sobre o banheiro. Com isso, garantimos que analisamos de forma prática um problema, sem deixar de observar um aspecto relevante do mesmo.

Já para comunicar dentro da lógica da pirâmide, devemos começar com a criação de uma introdução vendedora, capturando a atenção da audiência através de uma MENSAGEM principal que contenha uma pré-resposta a ser comprovada pelos argumentos do desenvolvimento da sua comunicação. No mundo acadêmico, chamamos essa mensagem de hipótese, na qual reside grande parte do brilho de uma pesquisa acadêmica. No desenvolvimento, devem ser expostas evidências que comprovem a hipótese que você utilizou para provocar a sua audiência. Estas evidências podem explorar as lógicas indutivas e dedutivas, utilizando agrupamentos ou argumentos que comprovem a lógica do seu desenvolvimento. Finalmente, na conclusão, deve-se ressaltar a validade da provocação da sua mensagem principal, através de uma boa exposição com os fatos e dados utilizados no desenvolvimento. Uma boa conclusão deve reforçar a mensagem principal, descrever os próximos passos e adicionar uma perspectiva de futuro ao discurso.

Bons vendedores costumam aplicar intuitivamente a Lógica da Pirâmide nas suas negociações, ressaltando primeiramente os benefícios dos seus produtos e serviços, partindo, posteriormente, para as vantagens e, depois, com mais fatos e dados, para as características técnicas de tais produtos e serviços. Por exemplo, preferi utilizar o benefício deste artigo (mais resultados, desperdício menor de tempo), para depois apresentar a vantagem (eficácia na comunicação) e, finalmente, embasá-la com as características técnicas contidas no teor do artigo (lógica da pirâmide e técnica MECE).

Comunicar partindo do todo (mensagem principal voltada para ação) para as partes (argumentos lógicos) também respeita os princípios de aprendizagem sistêmica, que determinam que as pessoas aprendem mais facilmente um conceito partindo do todo para o detalhamento, aprendendo enquanto recebem informações hierarquicamente superiores. Uma evidência interessante é o fato de que não ipomtra em qaul odrem etãso as lrteas de uma plravaa, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e utmlia lrtea etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma deosredm ttaol que vcoê pdoe anida ler sem pobrlmea. Itso ocrroe poqrue nós não lmeos cdaa lrtea isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.

É importante que saibamos equilibrar o uso da lógica efetiva da comunicação nos devidos momentos. Há situações onde ser vago pode até ser muito interessante, principalmente nas relações afetivas. Mas até mesmo nelas há oportunidades de evitarmos devaneios desnecessários e os conseqüentes conflitos que podem surgir da comunicação imprecisa.

Este artigo foi estruturado na lógica da pirâmide e estimo que o fato de você ter chegado até o final do artigo deve-se à preocupação de respeitar cada segundo da sua atenção, através do uso da lógica MECE, com informações exclusivas e que exaurem os diversos conteúdos da lógica da pirâmide. E agora, você está disposto a tornar-se responsável pelo aprimoramento da sua comunicação? Aplicar a lógica da pirâmide aumenta as suas chances de resolver melhor os seus problemas e, depois, comunicá-los com mais efetividade.


* André Dametto é Professor de MBAs (UFRJ), consultor de empresas e coach certificado ICI
Fonte: Portal da Propaganda, 06/02/2008

Referências:
DAMETTO, André. A importância do equilíbrio entre vivências pessoais e profissionais como um meio de aumentar a satisfação de vida. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção, COPPE-UFRJ, 212 p., 2007, orientada por Ronaldo Soares de Andrade, PhD e Maria Alice Ferruccio, D.Sc.

SUMER, H.C.; KNIGHT, P.A. How do people with different attachment styles balance work and family? A personality perspective on work-family linkage. Journal of Applied Psychology, v. 86, p. 653-663, 2001.

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Uma entidade social pode receber doação do exterior?

Publicado pela Revista Filantropia Online nº136

Caso a doação seja feita em dinheiro, os valores doados ingressam em território nacional pelo mercado de câmbio de taxas flutuantes como transferências unilaterais – não trazem a obrigação da contrapartida do fornecimento de bens ou de prestação de serviços por parte do beneficiário da doação. Basta que o doador estrangeiro faça a transferência dos valores para a conta-corrente indicada pela entidade beneficiária no Brasil. Ao representante da entidade caberá assinar o contrato junto à instituição financeira e observar o valor do câmbio no dia da entrada da quantia no território nacional. O aporte de recursos doados e seu recebimento devem ser devidamente documentados e registrados.

Caso a intenção seja importar bens adquiridos no exterior por doação, a entidade deve se atentar ao fato de que estará isenta do imposto de importação (II) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) – desde que atendidos os requisitos legais, como possuir o registro e o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Ceas) e comprovar que os bens doados são compatíveis com as suas finalidades sociais. Além de providências antes do embarque, a entidade ainda deverá submeter o recebimento da doação à análise prévia do órgão federal ligado à sua área de atuação, que se manifestará quanto à compatibilidade dos bens às finalidades da instituição. O próximo passo será requerer sua habilitação para a prática de atos no Sistema Integrado do Comércio Exterior (Siscomex), junto à Receita Federal. No caso de bens usados, a importação poderá ser licenciada desde que seja sem caráter comercial, para uso próprio e para atender às finalidades institucionais da entidade.

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