quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Um terço dos latino-americanos com HIV vive no Brasil, diz ONU

France Presse
Publicado pela
Folha Online em 20/11/07

Cerca de um terço das 1,6 milhão de pessoas infectadas pelo vírus HIV na América Latina vive no Brasil, onde as relações homossexuais não protegidas são a causa de metade das infecções. A informação é de um relatório anual da ONU (Organização das Nações Unidas).

De acordo com o órgão, o Brasil tem 620 mil indivíduos infectados, segundo estimativas que datam de 2005.

O dado, entretanto, está em linha com a diferença populacional do Brasil em relação a outros países da região. Conforme dados da Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe), o Brasil abriga em torno de 34% da população residente da América Latina.

A organização também indica que "a epidemia de HIV na América Latina se mantém estável" a 1,6 milhão de casos de infecção, mas destaca que a transmissão do vírus "segue" afetando nesta região as populações mais expostas devido a comportamentos de risco como a prostituição e as relações sexuais não protegidas.

"A sexualidade não protegida entre homens continua sendo um fator importante, responsável por cerca da metade de todas as infecções do HIV transmitido sexualmente no Brasil", ressaltou a ONU.

Trata-se também de um "importante fator" de propagação da epidemia a prevalência da doença na Bolívia, Chile, Equador e Peru, assim como em vários países da América Central como El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá e também no México.

No ano passado, quase 58 mil pessoas morreram de Aids na América Latina.


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br