quinta-feira, 25 de junho de 2009

Publicitario de Obama e o uso inteligente dos meios digitais

Uau! 45 minutos de apresentaçao sem 1 slide e com a platéia atenta. David Plouffe, chefe de campanha de Obama, acaba de dar um show no Palais. Todos fascinados pelo case, cujo segredo, segundo David, foi o poder das pessoas decidirem tendo em maos as ferramentas corretas e um candidato inspirador com uma mensagem poderosa - 'Change'.

Apesar do David ter sido convidado a falar aqui para compartilhar de que forma o uso das tecnologias digitais mudaram o cenário político americano, o foco acabou sendo outro - as pessoas. Sim, o uso inteligente dos meios digitais foi fundamental. Menos pela inovaçao - a base da campanha foram os emails (!) e o site barackobama.com - e sim pela capacidade de conectar pessoas. Tudo começa com um político desconhecido que tem uma visao. Ele sente falta da participaçao das pessoas na política e acredita que a forma de se diferenciar é trazer para o debate aqueles que nunca tinham se envolvido em eleiçoes presidenciais. A partir desta ideia, duas crenças nortearam a campanha. De um lado o uso do digital como DNA. De outro, a força dos voluntários para fundear e organizar a campanha e ainda levar adiante a mensagem de mudança.

Obama usou os meios tradicionais para gerar conhecimento. Produziu comerciais em formatos diferenciados para ter certeza de que sua mensagem chegaria às massas. Mas nada tem mais valor na hora de comunicar do que pessoas falando com outras de forma autêntica. Daí ter sido tao importante falar diretamente com as pessoas (através de emails e vídeos) e dar a elas a chance de fazer a mensagem se multiplicar (poder das redes sociais) a ponto de contaminar outras e fazer com que de cada 10 novas pessoas que se cadastraram para votar, 7 votassem no Obama. Que planejamento sensacional. E que aula de execuçao!


Patricia Marinho em Cannes
Blue Bus, 25/06/0
9


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