terça-feira, 11 de março de 2008

Microsoft está desenvolvendo interface de usuário para analfabetos

Desafio da Microsoft é adaptar os ícones a diferentes culturas e países. Empresa não planeja lançar um produto imediatamente

A Microsoft Research está trabalhando em uma tecnologia para criar uma interface voltada aos analfabetos. Cientistas do laboratório de pesquisa da empresa, na Índia, estão criando protótipos de interfaces de usuário.

A Microsoft, contudo, não tem planos imediatos de trabalhar em um produto. “Muitas pessoas no mundo, e cerca de 50% na Índia, não podem ler e escrever”, comentou o diretor de facilidades do projeto, P. Anandan. “Você pode mostrar muito mais com imagens”, afirma.

Anandan conta que um desafio no desenvolvimento da nova interface é superar a necessidade de ler e escrever para interagir com o computador. Segundo ele, o que pode ser melhor utilizado para preencher este espaço são ícones.

Outro problema está na diferença de culturas dos países e mesmo cidades, que respondem diferentemente a diversos tipos de imagens. O diretor explicou que o desenho que representa um lar nos Estados Unidos, se fosse visto na Índia, seria interpretado como uma cabana, e não um lar.

“Outra parte do trabalho se trata de pensar nos vocabulários das comunidades”, adiciona Anandan. “Cada interface icônica depende da aplicação que você está criando e da comunidade para a qual é voltada. É preciso pensar na linguagem, no país e tipo de trabalho das pessoas”, diz.

A preocupação com os analfabetos pode ajudar empresas que se esforçam no desenvolvimento de interfaces mais tradicionais, assim os usuários em geral podem se beneficiar de ícones mais ricos e significativos, enfatiza Anandan.


Sharon Gaudin, editora do Computerworld, de Framingham
Por Computerworld/EUA
Publicada pelo
IDG Now! em 10/03/08


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br