terça-feira, 11 de março de 2008

Pão de Açúcar sai na frente

Já reparou quantas embalagens desnecessárias você leva pra casa depois de ir ao supermercado?

O Rio de Janeiro será a primeira cidade a receber o projeto Caixa Verde, - da rede de supermercados Pão de Açúcar - que tem como objetivo estimular os clientes a reciclar embalagens antes de levar os produtos para casa.

Aquela pasta de dente que você comprou que vêm com uma caixinha que só serve para ir para o lixo, já pode cortar caminho e nem ir para a sua casa. Você deposita ali mesmo no supermercado no ato da compra. Enquanto a moça do caixa vai passando na registradora você desembrulha o produto e entrega a indesejável montanha de plástico e papel ali mesmo.

Além de garantir que aquilo será reciclado, transmitirá aos poucos aos fabricantes que o eles devem acabar com o desperdício de embalagens. Afinal pra que serve aquela caixinha da pasta de dente? A tampa já poderia vir com um lacre nela mesmo não? E o plástico em volta das garrafas de refrigerante? Nem cabe na geladeira daquele jeito.

Por enquanto serão seis lojas testes: Barra da Tijuca (Av. das Américas, 2000), Tijuca (Rua Dr. Satamini, 164), Jardim Botânico (Rua Jardim Botânico, 680), Flamengo (Marques de Abrantes, 165) e em duas unidades de Copacabana (Rua Pompeu Loureiro, 15 e Rua Nossa Senhora de Copacabana, 493).

E pra quem não mora no Rio e não aguenta o desperdício de embalagens, o melhor jeito é mandar um e-mail para quem exagera no pacote. É um trabalho de formiguinha, mas funciona.

Daniel Chagas Martins
Publicado pela Área 3 do
Update or Die em 11/03/08


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br